FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
IFSC abre turma de curso de programação gratuito para meninas



Quando: 16 Novembro 2017, Quinta-feira
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito

Desde 2015, o IFSC Câmpus Florianópolis oferece oficinas de programação para crianças, tanto no próprio IFSC quanto em escolas da região, além de uma parceria com o Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação (NAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Mas, agora, foi aberta uma turma voltada para meninas.

Tanto curso quanto inscrições são gratuitos. Em caso de vagas insuficientes será feito um sorteio dentre as inscritas. As inscrições estão abertas pelo site http://programe.legal

O curso é voltado para meninas do terceiro ao sexto ano do ensino fundamental, ministrado por alunas e alunos do IFSC. Todas as oficinas serão no IFSC Câmpus Florianópolis - Centro, laboratório de Eletrônica Geral. As aberturas acontecerão no auditório e a família das alunas também é convidada. Os dias e horários de aulas também estão no site http://programe.legal

Oficina 1 (Maratona) - Inscrições até 14 de Novembro, 18h00min
Sorteio envio dos emails de confirmação no mesmo dia as 19h00min
Abertura 17 de novembro, 19h30. Alunas e famílias.
Aulas: 18 de novembro, das 8h30 até 12h30 e 13h30 até 17h30

Oficina 2 (Matutina) - Inscrições até 16 de Novembro, 18h00min
Sorteio envio dos emails de confirmação no mesmo dia as 19h00min
Abertura 20 de novembro, 19h30. Alunas e famílias.
Aulas: 22, 23 e 24 de novembro, 8h30 até 12h00

Por que só para meninas?

Um artigo de Carolina Brito e Daniela Pavani, da UFRGS, publicado em 2015, mostra que, segundo relatório técnico de Educação Superior do INEP de 2012, o percentual de concluintes em cursos de graduação nas diferentes áreas do conhecimento. A mesma tabela aponta o seguinte cenário: o percentual de mulheres na área de Ciências Sociais, Negócios e Direito é de 23% contra 17% de homens, enquanto que em Engenharia, Produção e Construção o percentual de mulheres é de 5% contra 13% de homens. A mesma tendência é observada na área de Ciências, Matemática e Computação onde a relação é de 2,5% de mulheres e 5,3% de homens. Ou seja, as mulheres seguem concentradas em algumas áreas e permanecem quase inexpressivas em outras. Em especial nas áreas de Humanas, existem muito mais mulheres do que na área de Exatas onde o percentual delas é metade do percentual masculino. Estes levantamentos estatísticos sugerem que as mulheres passaram de uma acentuada exclusão para uma inclusão progressiva caracterizada pela segregação, com interdição ou desestímulo ao acesso feminino a certas áreas do conhecimento e profissões que se mantiveram como redutos masculinos.

Segundo os coordenadores do projeto, a baixa representatividade de mulheres nas áreas de Ciência e Tecnologia limita o potencial de inovação e deve ser vista como resultado final de um processo que impõe mais obstáculos paras a mulheres que para os homens. Em termos absolutos (homens e mulheres) a procura por carreiras nas áreas de C&T no Brasil é mais baixa que em países desenvolvidos, sendo de grande interesse estratégico ao desenvolvimento do país maior procura e diversidade nesta área. O idealizador do projeto desde 2015, Felipe Mesquita, aluno de Engenharia Mecatrônica, explica que meninos inscritos também poderão participar, mas que o foco é conscientizar de que a programação, robótica e engenharias também são 'lugar de menina'.
IFSC abre turma de curso de programação gratuito para meninas


Categorias: Novembro 2017
Tags: IFSC, cursos
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar