FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
Inauguração do Presépio na Praça XV com apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina



Quando: 18 Dezembro 2017, segunda-feira, às 19 horas
Onde: Praça XV de Novembro, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito

Nas ruas, casas, edifícios, o brilho do Natal invadiu Florianópolis. E a partir de segunda-feira, 18 de dezembro, às 19h, o clima natalino vai ficar ainda mais especial com a inauguração do Presépio Natural e Artesanal da Praça XV, o mais tradicional do Brasil montado em espaço público e premiado internacionalmente. A inauguração do Presépio contará com apresentação gratuita do Coral Vozes de Santa Catarina.

Trata-se de uma obra efêmera, criada desde 1993 pelo artista plástico Jone Cesar de Araújo, sendo por ele recriada, confeccionada e montada anualmente. O presépio segue os princípios criativos de Franklin Cascaes na arte tropicalista. Este ano foi produzido com a utilização de sementes, conchas, fibras naturais e catutos como elementos de confecção e acabamento dos adornos, alusivos à natureza da Ilha de Santa Catarina.

O presépio, realizado com uma diversidade de materiais, muitos coletados de forma sustentável, é composto por treze figuras humanas, em tamanho maior que o natural, e os acessórios são adornados com linguagem artística que apresenta e perpetua a tradição histórica do presépio em conjunto com os costumes da cidade.

Além das figuras humanas, a obra contém ainda animais como um camelo em estrutura de madeira e três ovelhas feitas de aço, em tamanho natural. Há ainda ofertório composto por 45 peças confeccionado com elementos da cerâmica regional açoriana, cestaria de vime e cipó e acessórios da pesca artesanal catarinense como tarrafas, redes e âncoras.

Este conjunto de peças e materiais, além do processo criativo do autor, fizeram do Presépio Natural e Artesanal da Praça XV uma referência da arte presepista tropicalista brasileira. Mas, não é apenas no Brasil que a obra é destaque. O Presépio da Praça XV é o único nas Américas a fazer parte do tombamento da Unesco como patrimônio da humanidade.

Em 2016, a obra histórica do Presépio recebeu, junto com seu artista, um prêmio de reconhecimento por sua beleza e originalidade: a Medalha de Honra ao Mérito Presepista, atribuída quadrienalmente pela UN-FOE-PRAE (Federação Universal dos Presepistas) aos cinco mais expressivos presepistas do mundo. Título conquistado pela primeira vez pelo Brasil.

"Recebemos prêmios pela originalidade e beleza do nosso Presépio que foi o primeiro na história da humanidade a mostrar o futuro do Menino Jesus, que virá pela segunda vez, como Rei, rodeado de milhares de anjos e com grande poder e glória", contou o autor da obra, Jone Cezar de Araújo.

Para tornar-se o criador do Presépio da Praça XV, Jone Cezar de Araújo se aprofundou na história, técnicas e estilos da arte do presépio ao redor do mundo. Antes dele, porém, a obra era produzida pelo pesquisador e artista Franklin Cascaes, incentivado pelo também artista e museólogo Gelci José Coelho (Peninha).

Ambos montaram o primeiro “Presépio Natural”, em 1973, no Campus da UFSC, na Trindade, causando polêmica e admiração. Em 1974, transferiram o Presépio para a Praça XV de Novembro, tornando-se o Presépio oficial da Capital dos Catarinenses.
Inauguração do Presépio na Praça XV com apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar