FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Mostra reúne 40 obras de ex-alunos de Silvio Pléticos



Quando: até 25 de março
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) em parceria com as Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura, realiza a exposição Pléticos: A Arte Como Meio de Educação e Expressão Livre e Criadora da Criança. A mostra é uma extensão da exposição Pléticos: espaço, geometria e construção, atualmente em cartaz no Masc.

A abertura da exposição será realizada na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, às 17h, no Espaço Expositivo das Oficinas de Arte da FCC, localizado ao lado do Masc. Com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz até o dia 25 de março de 2018, das 10 às 21h.

Serão expostas 40 obras de ex-alunos de Silvio Pléticos, de cursos ministrados pelo artista entre os anos 1954 e 1959, na península da Istria. Na época, os estudantes tinham idades entre 8 e 14 anos. As pinturas foram trazidos ao Brasil pelo próprio mestre.

Pléticos nasceu na cidade de Pula (Croácia) em 1924 e iniciou os estudos sobre pintura em 1940 em Milão (Itália) com Afonso Guglielmi. Formou-se mais tarde em Arte Aplicada em Zagreb, capital da Croácia, onde também especializou-se em pintura mural Conforme o curador da mostra, João Otávio Neves Filho (Janga), o artista lecionou em diversas escolas da região da Istria, trabalhando a arte infantil com crianças e adolescentes.

E são exatamente deste período as 40 obras de arte infantil que serão expostas ao público a partir desta quarta-feira, no espaço localizado dentro da estrutura do Centro Integrado de Cultura (CIC).

"Logo que chegou a Santa Catarina, em meados dos anos 60, Pléticos criou nos fundos do Masc a primeira oficina de artes do estado. Com seu entusiasmo pela arte infantil, reciclou também a Escolinha de Artes que pertencia ao Masc. Sob sua orientação, a escolinha de Florianópolis obteve varias premiações sendo considerada uma das melhores escolinhas de arte do país", explica Janga.

A Escolinha de Arte de Florianópolis foi criada em agosto de 1963 pela diretora do Departamento de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura Profª. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva e pela Profª. Maria Helena Galotti. As atividades iniciaram junto ao Museu de Arte Moderna de Florianópolis, hoje Masc, que na época situava-se na Casa Santa Catarina. Pléticos foi professor na Escolinha a partir de 1967.

Sobre Pléticos
(Autor: Janga)

Entusiasta dos princípios defendidos por Herbert Read a respeito do papel da arte-educação como premissa básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo, Silvio Pléticos (1924, Pula, Itália, atual Croácia) foi também leitor atento e apaixonado da obra de Franz Cižek (referência na história da arte-educação), desde o começo de suas atividades como educador na Ístria, em 1954.

Pléticos, antes de residir em Santa Catarina, lecionou na Faculdade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto. Realizou coletivas e mostras individuais em Pula, Rovigno, Zagreb, Grado, Trieste, Nova Yorque, Rio de Janeiro, participou da Bienal de São Paulo e foi primeiro premio na mostra Istria Nobilissima em 1975.

O naturalismo humanista de Pléticos que os lombardos conheceram no inicio de sua carreira, transformou-se nos trágicos anos da guerra em expressionismo, que nos anos cinquenta funde-se a tendência racionalista do pós-cubismo. Apaixonado pela obra de Cezanne, Braque e Picasso, Pléticos ao mudar-se para o Brasil deixa-se impregnar pelo fascínio de um mundo para ele exótico, misterioso e insondável. Passam a emergir em suas obras metamórficas orgânicas e inquietantes sombras de um surrealismo solidamente apoiado em sua experiência sensível.
Mostra reúne 40 obras de ex-alunos de Silvio Pléticos


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 24 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar