FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Florianópolis celebra 345 anos com eventos culturais, entregas de obras e chegada de cruzeiro marítimo



Quando: de 20 a 30 de março
Onde: em diversos espaços da cidade
Quanto: Gratuito

Florianópolis completa 345 anos no dia 23 de março. Para celebrar a data, a Prefeitura organizou uma programação extensa de eventos culturais, esportivos e conclusões de obras por toda a cidade.

A agenda inicia na terça-feira (20), com a inauguração da reforma da Creche Maria Barreiros, na Coloninha. Além dela, também serão entregues importantes obras como o Conjunto Habitacional Jardim Atlântico, a reforma da Creche Maria Terezinha Sardá da Luz, em Jurerê Internacional, e do Centro de Saúde no Campeche, a revitalização da Praça do Largo Benjamin Constant e a pavimentação da rua Waldemiro Monguilhot, na Mariquinha.

No dia do aniversário da cidade, os tradicionais cortes de bolo serão às 9h no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) da Tapera, ao meio-dia no Largo da Alfândega no Centro e no domingo (25) às 16h no Parque de Coqueiros.

Na sexta-feira, 23 de março, as atividades ocorrem, principalmente, no Largo da Alfândega e na Tapera. No Centro, as atrações começam logo cedo com a Corrida Chão da Cidade. Em sua primeira edição, a competição vai passar pelos principais pontos históricos do Centro de Florianópolis, levando os participantes a, além de praticar atividade física, conhecer mais sobre a história do Município. A premiação da prova está marcada para às 9h. Na sequência, às 10h, tem apresentação de Taiko da Associação Nipo-catarinense e às 10h30 o Grupo Swing Maneiro anima o palco. Logo depois será a vez das Velhas Guardas das Escolas de Samba agitarem a festa.

Às 12h ocorre o corte do bolo. No mesmo horário a Associação Coral de Florianópolis presenteia a cidade com o Concerto Açoriano. Apresentação de Boi de Mamão, às 13h, Orquestra de Choro Campeche, às 14h30, e espetáculo de dança cigana, às 15h30, também integram a programação que tem ainda Roda de Rendeiras e Ratoeiras, às 16h e Projeto Milonga da Praça, às 17h, com apresentação de tango.

Ainda no Largo da Alfândega, das 10h às 18h, ocorre a Feira do Desterro, encontro das feiras de artesanato de Florianópolis que vai reunir em um mesmo local todas as feiras de artesanato da cidade. São elas: Maricota, Feirarte, Magiarte, Beira-mar, Miramar, Coqueiros, Fátima, Daniela, Canasvieiras, Ratones, Ingleses, Rio Vermelho, Jurerê, Monte Verde, Campeche, Carianos, Guarapuvu, Lagoa, Morro das Pedras, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio e Ponta do Sambaqui.

Esta será a segunda edição da Feira que vai acontecer na segunda quinta-feira de todo mês, sempre reunindo as diversas artes e manifestações culturais de Florianópolis. A ideia é fortalecer o artesanato da cidade e oferecer para moradores e turistas a oportunidade de encontrar em um mesmo espaço grande parte da arte e dos talentos do Município.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Alves, a intenção da criação da feira é torná-la uma referência para a Grande Florianópolis, além de abrir mais oportunidades para os artesãos apresentarem e comercializarem as obras e produtos. “Assim como grandes Municípios têm feiras que representam a cidade, queremos que a Feira do Desterro, que não poderia ter nome mais característico, retrate a identidade de Florianópolis por meio de nossas artes e culturas”.

A Galeria de Artes e o Armazém da Renda, ambos no Mercado Público, também ficam abertos nesta sexta-feira, 23, das 10h às 16h.

Na Tapera o aniversário de Florianópolis também será festejado com uma grande festa para a população. As atrações começam às 9h com recreação infantil e às 9h30 apresentação de boi de mamão. Às 10h30 acontece o corte do bolo e 11h apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha. À tarde, às 13h, tem show sertanejo e às 14h30, Grupo Apogeu. A programação no local ocorre na Rua do Juca até às 16h.

No sábado, 24 de março, um dia depois do aniversário da cidade, o destaque é a primeira escala-teste de um navio de cruzeiro em Florianópolis, que vai atracar próximo ao Trapiche de Canasvieiras às 9h. Será o maior navio em operação na América do Sul, MSC Preziosa da empresa MSC Cruzeiros, que comporta 4.300 passageiros mais 1.300 tripulantes.

A cerimônia de entrega do Prêmio Maricota, que estava prevista para dia 16 de março, é transferida para dia 26 de março. O evento será realizado às 20h, no Teatro Ulbro, à Rua Pedro Soares, nº 15, no Centro de Florianópolis. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), o prêmio faz parte do calendário comemorativo "Março é Delas!" e tem a finalidade de homenagear as mulheres que fazem a diferença em Florianópolis.

Na terça-feira, 27 de março, às 15h, no Teatro da Ubro, ocorre o lançamento do DVD de curtas do projeto Cinema nos Bairros - Circuito Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Realizado de 27 de novembro a 17 de dezembro de 2017, o Circuito exibiu gratuitamente uma coletânea de sete filmes curtas metragens brasileiros em 20 diferentes espaços de Florianópolis, priorizando comunidades que não são equipados com salas de cinema ou carentes de eventos culturais. O projeto alcançou diretamente um total de 1.624 pessoas e envolveu associações comunitárias e entidades educacionais. Para além das crianças, público alvo, outros interessados como adultos e idosos compareceram aos espaços que receberam as sessões.

A Escola Livre de Artes (ELA) será inaugurada na quarta-feira, 28 de março, às 10h. A inauguração ocorre no núcleo da Escola, no Centro, localizado na Rua Alves de Brito, nº 334. O objetivo da Escola é fomentar a cultura proporcionando o acesso a oficinas gratuitas nas áreas de música, dança, teatro, cultura popular e artes visuais. Canto, cavaquinho e bandolim, piano, renda de bilro, boi de mamão, modelagem em argila, pintura, desenho e quadrinhos - estas são apenas algumas das oficinas gratuitas oferecidas pela Escola nos núcleos no Centro, Sul, Norte, Leste e Continente que possibilitam que interessados de todas as partes da cidade tenham condições de participar. As inscrições para alunos devem ser abertas nos próximos dias. Ao todo 18 cursos serão disponibilizados, totalizando 450 vagas.

“Neste ano, vamos celebrar o aniversário da cidade com inaugurações de diversas obras aguardadas pela população, além de eventos culturais locais. Sem falar na primeira escala teste de um navio na nossa Ilha. Ainda temos muito a trabalhar e entregar para a cidade. Queremos e vamos fazer a diferença na nossa Florianópolis para que o manezinho possa se orgulhar de morar aqui cada vez mais”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Programação

20/03 (terça-feira)

10h
ENTREGA DA REFORMA DA CRECHE MARIA BARREIROS
R. João Evangelista da Costa, 455 - Coloninha

das 14h às 17h
1ª SEMANA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS DE FLORIANÓPOLIS
Teatro da Ubro - R. Pedro Soares, 15 - Centro

20h
CONCERTO AÇORIANO – APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CORAL DE FLORIANÓPOLIS
Igreja N. Sr.ª Aparecida - R. Jurerê Tradicional, 1300 - Jurerê

21/03 (quarta-feira)

14h
ENTREGA DA REFORMA DA CRECHE MARIA TEREZINHA SARDÁ DA LUZ
R. José Cardoso de Oliveira, 3547 - Jurerê Internacional

20h
CONCERTO DA CAMERATA FLORIANÓPOLIS
Catedral Metropolitana - Centro

22/03 (quinta-feira)

10h
ENTREGA DA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO LARGO BENJAMIN CONSTANT
Largo Benjamin Constant - Centro

das 12h30min às 13h30min
XV COM ARTE
Figueira da Praça XV - Centro

15h
RODA DE CAUSOS DA ILHA – CONTADORES DE HISTÓRIAS HOMENAGEANDO FLORIANÓPOLIS
Teatro da Ubro - R. Pedro Soares, 15 - Centro

22/02 a 07/04

das 13h às 19h (seg. a sex.) das 10h às 14h (sáb.)
EXPOSIÇÃO “PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA”
Galeria do Mercado Público - Centro

23/03 (sexta-feira)

9h
CORTE DO BOLO NA TAPERA
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - CCFV

10h
BOI DE MAMÃO/DANÇAS FOLCLÓRICAS/GASTRONOMIA/ARTESANATO
Largo da Alfândega - Centro

10h
CORRIDA CHÃO DA CIDADE
Centro Histórico

11h
ENTREGA DA RECONSTRUÇÃO DA RUA WALDEMIRO MONGUILHOT
R. Waldemiro Monguilhot - Centro

11h30min
CONCERTO AÇORIANO – APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CORAL DE FLORIANÓPOLIS
Largo da Alfândega - Centro

12h
CORTE DO BOLO NO CENTRO
Largo da Alfândega - Centro

13h30min
RICALDINHO DA ILHA
Clube de Regatas Martinelli

17h
SESSÃO SOLENE DE ANIVERSÁRIO DOS 345 ANOS DE FLORIANÓPOLIS
ALESC - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

24/03 (sábado)

9h
CHEGADA DO CRUZEIRO EM CANASVIEIRAS
Trapriche de Canasvieiras

12h
ABERTURA DA 24ª MARATONA FOTOGRÁFICA DE FLORIANÓPOLIS
Instituto Estadual de Educação - Centro

18h30min
CONCERTO AÇORIANO – APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CORAL DE FLORIANÓPOLIS
Capela São Pedro - R. Abelardo Otacílio Gomes s/n - Pântano do Sul

25/03 (domingo)

das 11h
TROFÉU JORNALISTA ROBERTO ALVES
Subida do Morro da Cruz

das 15h às 18h
HOJE É DIA DE JAZZ BEBÊ - ADIADO para o dia 08/04
Jardim Botânico de Florianópolis - Itacorubi

16h
CORTE DO BOLO NO CONTINENTE
Parque de Coqueiros

18h
ENCERRAMENTO DA 24ª MARATONA FOTOGRÁFICA DE FLORIANÓPOLIS
Instituto Estadual de Educação - Centro

26/03 (segunda-feira)

9h
INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE DO CAMPECHE
R. da Capela - Campeche

14h
APRESENTAÇÃO “CAUSOS DO FRANKOLINO”
Teatro da Ubro - R. Pedro Soares, 15 - Centro

20h
ENTREGA DO TROFÉU MARICOTA
Teatro da Ubro - R. Pedro Soares, 15 - Centro

27/03 (terça-feira)

9h
ENTREGA DO CONJUNTO HABITACIONAL JARDIM ATLÂNTICO
R. Irmã Bonavita, altura do nº 1905 - Jardim Atlântico

15h
LANÇAMENTO E EXIBIÇÃO DO DVD “PROJETO CINEMA NOS BAIRROS”
Teatro da Ubro - R. Pedro Soares, 15 - Centro

20h
CONCERTO AÇORIANO – APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CORAL DE FLORIANÓPOLIS
Igreja São João Batista - Rod. João Gualberto Soares, 6847 - Rio Vermelho

28/03 (quarta-feira)

10h
INAUGURAÇÃO DA ELA - ESCOLA LIVRE DE ARTES
R. Alves de Brito - Prédio Silveira de Souza - Centro

29/03 (quinta-feira)

das 12h30min às 13h30min
XV COM ARTE
Figueira da Praça XV - Centro

29/03 a 01/04

das 8h às 18h
CONVENÇÃO DE MALABARISMO E CIRCO DE FLORIANÓPOLIS – COLETIVO CIRCO FLORIPA
Camping do Rio Vermelho - João Gualberto Soares Km 14 - Rio Vermelho

30/03 (sexta-feira)

16h
PALCO ABERTO - COLETIVO CIRCO FLORIPA
Praça da Barra da Lagoa - R. República de Cordoba


Florianópolis celebra 345 anos com eventos culturais, entregas de obras e chegada de cruzeiro marítimo


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar