FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2018
Otorrinolaringologistas realizarão 360 atendimentos gratuitos durante Semana Nacional da Voz



Quando: de 16 a 20 de abril
Onde: Hospital Governador Celso Ramos
Endereço: Rua Irmã Benwarda, 297 - Centro
Quanto: Gratuito

Médicos otorrinolaringologistas promovem em Florianópolis entre 16 a 20 de abril, atendimento gratuito no hospital Governador Celso Ramos com o objetivo de identificar alterações na voz e orientar a população sobre doenças como o câncer de laringe, que por ano acomete 10 mil pessoas no Brasil na proporção de cinco homens para cada mulher.

O mutirão será realizado por ordem de chegada, ou seja, não há necessidade de realizar agendamento. A meta é atender até 80 pacientes por dia das 8 às 17h, exceto na quarta-feira (18/04), que as consultas serão realizadas das 13 às 17h e serão realizados 40 atendimentos. O hospital Governador Celso Ramos é referência no atendimento otorrinolaringológico em Santa Catarina.

A atividade é organizada pela Associação Catarinense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ACOT-CCF) e integra a Semana Nacional da Voz.

Um grito de alerta!

De acordo com o presidente da ACOT-CCF, Fábio Duro Zanini, maus hábitos como falar alto, gritar, pigarrear, fumar, tossir, ingerir bebidas alcoólicas e beber líquidos muito gelados são alguns dos motivos que podem causar alterações vocais como rouquidão, calos e doenças mais sérias, como o câncer de laringe.

“Professores, atendentes de telemarketing, locutores e cantores são algumas das profissões que precisam estar mais atentas à voz. É preciso cuidados para que a ferramenta de trabalho não seja prejudicada”, explica o médico ao alertar que o cigarro é um grande vilão da voz.

O coordenador da campanha em Santa Catarina, o otorrinolaringologista Hormy Biavatti Soares, orienta que ao identificar rouquidão, pigarro, dor ou ardência na garganta e dificuldade para engolir por mais de duas semanas, o médico deve ser procurado. “O exame de boca e garganta é simples e ajuda no diagnóstico e na indicação do tratamento adequado, evitando dessa maneira que o problema se agrave”, comenta Hormy.

Campanha Mundial

A Semana Nacional da Voz integra o Dia Mundial da Voz, estabelecido em pelo menos 60 países, no dia 16 de abril. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Academia Brasileira de Laringologia e Voz e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com apoio de suas associadas estaduais. As atividades têm ainda apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Associação de Boca e Garganta, Associação Brasileira de Canto e Fundação Otorrinolaringológica.

Vejam o que Ney Matogrosso, voluntário da Campanha Nacional da Voz, tem a dizer:



Otorrinolaringologistas realizarão 360 atendimentos gratuitos durante Semana Nacional da Voz


Categorias: Abril 2018
Tags: saude
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Novembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 19 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 19 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar