FaceBook Instagram Twitter


2ª MIS Mostra de Cinema Russo



Quando: 17, 24 e 25 de abril, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2007497372903751

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), em Florianópolis, recebe nos dias 17, 24 e 25 de abril a segunda edição da Mostra de Cinema Russo, com exibições gratuitas dos filmes "O homem do Boulevard des Capucines" (1987), "O Fascismo de Todos os dias" (1965) e "Sonhos" (1993).

Nos três dias, as sessões serão realizadas às 20h, na Sala de Cinema do CIC, com entrada gratuita. Sala sujeita a lotação de 137 pessoas.

A realização é uma parceria entre o MIS e o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC UMES). O CPC-UMES Filmes fechou, em 2014, um acordo de licenciamento com o estúdio Mosfilm, principal estúdio de cinema da Rússia, para a distribuição de filmes russos em DVD no Brasil, é o primeiro firmado com uma instituição brasileira. O propósito do MIS/SC e do CPC-UMES Filmes é oportunizar ao público catarinense o acesso gratuito a uma produção cinematográfica de alta qualidade que após os anos 20 é quase desconhecida no Brasil.

Programação

Dia 17 de abril
O homem do Boulevard des Capucines
Título original: Человек с бульвара Капуцинов (Chelovek s bulvara Kaputsinov)
União Soviética (URSS) / 1987 / Cor / 97 min / Comédia musical
Direção: Alla Surikova
Roteiro: Eduard Akopov
Música: Gennady Gladkov
Elenco: Andrey Miron ov, Aleksandra Yakovleva-Aasmyae, Mikhail Boyarskiy, Oleg Tabakov
Sinopse: Na alvorada do século 20, Mr. Johnny First chega ao Oeste Selvagem com um projetor e algumas latas de filme. O título desta sátira é uma alusão ao Salão Indiano do Grand Café do Boulevard des Capucines, onde os Irmãos Lumière encantaram as plateias com sua maravilhosa invenção.

Dia 24 de abril
O fascismo de todos os dias
Título original: Обыкновенный фашизм (Obyknovennyy fashizm)
União Soviética (URSS) / 1965 / P&B / 130 min / Documentário
Direção e Roteiro: Mikhail Romm
Música: Alemdar Karamanov
Sinopse: Narrado pelo próprio diretor, que pôs a alma nesse projeto rico em inovações formais, “O Fascismo de Todos os Dias” é, ainda hoje, considerado por muitos como o mais profundo, completo e impactante documentário produzido sobre o tema.

Dia 25 de abril
Sonhos
Título original: Сны (Sny)
Rússia / 1993 / Cor / 78 min / Fantasia
Direção e Roteiro: Karen Shakhnazarov e Aleksandr Borodyansky
Música: Anatoly Kroll
Elenco: Amaliya Mordvinova, Oleg Basilashvili, Armen Dzhigarhanyan, Arnold Ides
Sinopse: No final do século 19, a condessa Prizorovu é atormentada por picantes sonhos nos quais se vê transportada à Rússia pós-soviética, no ano de 1993. Em suas incursões ao futuro a aristocrata vê o marido vender fotos dela nua na rua, a fim de ganhar o dinheiro necessário para comprar comida pelos preços altamente inflacionados – com Yeltsin chegaram a 2000%. Mais tarde, os funcionários do governo a intimam a servir de atração sexual para convencer um representante do FMI a liberar os créditos prometidos, mas não concedidos à Rússia. Ácida reflexão de Shakhnazarov sobre o vazio moral e a imitação das piores práticas ocidentais produzidas na Rússia pela restauração capitalista.





2ª MIS Mostra de Cinema Russo


Categorias: Abril 2018
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar