FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos



Quando: até 14 de maio
Onde: através do site, IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito

O IFSC está com inscrições abertas até 14 de maio para cursos técnicos gratuitos. No Câmpus Florianópolis, são 175 vagas em cinco cursos de Ensino Médio Técnico: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Química e Saneamento.

No total, em toda a rede IFSC, são 494 vagas nas cidades de Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville e São José. Para o Câmpus Itajaí, além de 75 vagas para os cursos técnicos integrados, também estão abertas 120 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no Portal de Inscrições. Quem não tiver acesso a um computador com internet, pode ir a um dos câmpus do IFSC, onde há telecentros disponíveis para a realização das inscrições (veja horários e endereços nos editais).

O processo seletivo para os cursos é por meio de exame de classificação a ser realizado em 10 de junho, com exceção dos cursos do Câmpus Itajaí em que a seleção será por sorteio público.

Para os cursos em que a seleção é por meio de prova, há uma taxa de inscrição de R$ 55,00 que deve ser paga até 15 de maio. Candidatos de baixa renda ou doadores de sangue podem solicitar a isenção do pagamento da taxa até 3 de maio no momento da inscrição. As condições estão detalhadas nos editais.

As informações detalhadas do processo seletivo devem ser conferidas nos editais 03/DEING/2018-2: Técnicos Integrados - Exame de Classificação (vários Câmpus) e 02/DEING/2018-2: Técnicos - Câmpus Itajaí.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados possibilitam ao aluno fazer o Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo, reunindo os conhecimentos do Ensino Médio e as competências da Educação Profissional. Os cursos podem ter duração de três a quatro anos, ao final dos quais o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio. Para ingressar no curso Técnico Integrado, o estudante deve possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

Já nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC e, ao mesmo tempo, cursa o Ensino Médio em outra instituição. Para ingressar no curso Técnico Concomitante, o estudante deve ter concluído o 1º ano/série do Ensino Médio até a data da matrícula. Os cursos técnicos subsequentes são destinados aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou que comprovarem a conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) na data de matrícula.

Apenas o Câmpus Itajaí está com inscrições abertas neste momento para cursos técnicos concomitantes e subsequentes por se tratar de um projeto-piloto. Nos outros câmpus, as inscrições para esses tipos de cursos serão realizadas de 11 de junho a 3 de julho.

Cronograma

Para os cursos em que a seleção é por meio de exame de classificação, a confirmação definitiva da inscrição, contendo o local onde a prova será disponibilizada em 4 de junho no Portal de Inscrições.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 9 de julho de 2018, a partir das 18h, na página de Resultados. A matrícula da primeira chamada será realizada nos dias 11, 12 e 13 de julho, diretamente no câmpus onde o curso é ofertado. A segunda chamada (chamadão) será divulgada no dia 18 de julho de 2018, também a partir das 18h.

Já para os cursos oferecidos no Câmpus Itajaí, a seleção ocorre por sorteio público, realizado em 16 de maio. A divulgação do resultado será no dia 18 de maio, a partir das 18h, na página de Resultados.

Confira abaixo a lista de cursos com vagas abertas por cidade:

Chapecó
- Técnico Integrado em Informática – 35 vagas

Florianópolis
- Técnico Integrado em Edificações – 32 vagas
- Técnico Integrado em Eletrônica – 25 vagas
- Técnico Integrado em Eletrotécnica – 54 vagas
- Técnico Integrado em Química – 32 vagas
- Técnico Integrado em Saneamento – 32 vagas

Gaspar
- Técnico Integrado em Química – 40 vagas
- Técnico Integrado em Informática – 40 vagas

Itajaí
- Técnico Integrado em Mecânica – 40 vagas
- Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros – 35 vagas
- Técnico Concomitante em Mecânica – 40 vagas
- Técnico Concomitante em Eletroeletrônica – 40 vagas
- Técnico Subsequente em Aquicultura – 40 vagas

Jaraguá do Sul
- Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário – 35 vagas
- Técnico Integrado em Química – 35 vagas

Joinville
- Técnico Integrado em Eletroeletrônica – 35 vagas
- Técnico Integrado em Mecânica – 35 vagas

São José
- Técnico Integrado em Telecomunicações – 32 vagas
- Técnico Integrado em Refrigeração e climatização – 32 vagas
Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos


Categorias: Maio 2018
Tags: cursos, IFSC
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar