FaceBook Instagram Twitter


Prefeitura de Florianópolis define retomada do transporte coletivo



Quando: a partir de 17 de junho de 2020
Onde: município de Florianópolis

CORONAVÍRUS - COVID-19


Com a liberação do transporte coletivo pelo Governo Estadual anunciada na segunda-feira, 1º de junho, a Prefeitura de Florianópolis definiu a data para o retorno da operação em 17 de junho.

O prazo mais alongado se deve ao tempo que o consórcio de ônibus vai precisar para se adequar às novas regras de utilização definidas pela equipe de saúde de Florianópolis. O transporte funcionará em fase de testes de duas a três semanas para avaliar se a abertura afetou os dados de contágio e se é suportada pelo sistema de saúde.

Os ônibus vão circular apenas de segunda a sexta-feira nesta primeira fase e não poderão exceder a ocupação de 40% por veículo.

Cartão estudante não será aceito, já que as aulas permanecem suspensas na cidade. Com isso, o município espera diminuir expressivamente a demanda pelo transporte coletivo e focar no serviço somente para quem realmente precisa para o trabalho ou emergências.

Além da redução de procura pelo serviço, a Prefeitura, em conjunto com entidades do setor produtivo, dividiu a abertura e fechamento das empresas e entidades em 8 grupos para evitar que se tenha horários de pico.

Todos os ônibus estarão equipados com dispenser de álcool gel e não aceitarão pagamento em dinheiro dentro do veículo. O consórcio venderá cartões pré-pagos nos terminais e por telefone, com envio por delivery. Os veículos também passarão por sistema especial de higienização ao longo do dia.

Para maior segurança dos passageiros, um sistema de QR-CODE será oferecido em cada ônibus para um check in voluntário. Isso ajudará o município, em caso de contaminado em determinada linha, avisar e monitorar todos que estiveram no mesmo veículo.

Durante os próximos dias, os trabalhadores do transporte coletivo passarão por treinamento e avaliação de saúde com testes. Eles terão medição de temperatura diária.

Como o dinheiro não será aceito dentro dos ônibus, a Secretaria de Saúde recomendou às empresas que utilizem os cobradores para auxiliarem na fiscalização e auxílio na biosegurança dos passageiros.

O uso de máscara será obrigatório dentro do ônibus, nos terminais e nos pontos de parada. Por isso, lanchonetes e alimentação nessas dependências não serão permitidas. Como todos os veículos possuem câmeras, a fiscalização da Prefeitura de Florianópolis será rigorosa na exigência da máscara e da ocupação adequada dos ônibus.

A definição para o retorno numa quarta-feira foi proposital. O município vai monitorar a operação na quarta, quinta e sexta-feira para durante o final de semana, que não haverá ônibus, avaliar os primeiros dias e trabalhar em possíveis correções na operação para a segunda-feira seguinte. Todos os ônibus que desembarcam ou embarcam em Florianópolis, mesmo os das linhas intermunicipais, deverão seguir as regras e os prazos definidos pela Prefeitura.

“Desde o dia 13 de março, quando fomos a primeira capital a iniciar o distanciamento social, começamos a construir uma planejamento de restrições e flexibilizações com regras claras. Com o controle do contágio em Florianópolis, a nossa prioridade agora é o transporte coletivo. Por isso vamos dar esse primeiro passo, com muita cautela e cuidado. E somente depois de duas a três semanas, quando conseguirmos avaliar o comportamento dessa nova flexibilização é que vamos analisar outras flexibilizações como o transporte no final de semana ou outras atividades. Nada de atropelo ou improvisação”, disse o prefeito Gean Loureiro.

Florianópolis possui, no acumulado, 781 pessoas que contraíram o novo Coronavírus. Dessas, 621 já estão recuperadas, 4 pessoas estão internadas em UTI e 7 morreram. A cidade não tem morte por COVID-19 há 29 dias. Veja o boletim da Secretária do Estado da Saúde divulgado nesta segunda-feira: Governo de SC confirma 9.498 casos e 146 mortes por Covid-19 - Boletim atualizado em 01/06
Prefeitura de Florianópolis define retomada do transporte coletivo


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar