FaceBook Instagram Twitter


Observatório Astronômico da UFSC oferece observações do céu abertas ao público em geral



Quando: todas as quartas, das 18h às 22h
Onde: Observatório Astronômico (ao lado do Planetário), UFSC
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3721-6424

O Observatório Astronômico da UFSC oferece observações do céu abertas ao público em geral. As sessões de observação ao telescópio acontecem em período letivo, tendo do semestre 2019-2 já foram encerradas e voltarão em fevereiro de 2020 em data a definir (será postada aqui).

As observações noturnas acontecem nas quartas-feiras ao anoitecer, após o pôr-do-Sol, até às 22h, quando há condições meteorológicas favoráveis. As sessões de observação são gratuitas e não é necessário agendamento. Será possível observar a Lua, os planetas, estrelas, aglomerados estelares, nebulosas, e até mesmo galáxias mais próximas. Caso o céu esteja com muitas nuvens as observações serão adiadas para a próxima quarta-feira.

Também realizam observações do Sol mas precisa marcar um horário. Será possível observar manchas solares (quando presentes), ejeções da matéria e detalhes da superfície do Sol. O telescópio é equipado com um filtro de proteção. Nunca olhe para o Sol com um equipamento sem proteção adequada. As observações do Sol ao telescópio acontecem pela manhã, das 9h às 11h, de segunda a sexta-feira, somente com agendamento prévio pelo fone (48) 3721-6424 ou envie um e-mail solicitando um horário para observação pelo link: observatorio.ufsc.br/contato

As sessões de observação são gratuitas e só acontecem se as condições meteorológicas permitirem.
FERIADOS E FINAIS DE SEMANA NÃO HÁ ATENDIMENTO.

De Olho no Céu de Floripa é um projeto pertencente ao Grupo de Astrofísica da UFSC (GAS) do Departamento de Física. Tem como principal objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica e do público em geral pela astronomia através de atividades de observações astronômicas. O Grupo de Astrofísica, dentre outras atividades, também realiza pesquisas na área, sendo possível, através da interação com os alunos e professores, que o interessado entre em contato com tais conhecimentos.

O Observatório da UFSC foi inaugurado em 17 de maio de 2005, durante a I Semana da Física, porém a semente do projeto foi plantada muito antes, em 1998, com observações realizadas nos jardins internos do CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas) usando um telescópio Meade de 25 centímetros de abertura. Atualmente conta com um telescópio de 12 polegadas (30 centímetros) de alta tecnologia para as atividades com o público. Um segundo telescópio está sendo ativado para ser usado em atividades de observações remotas, através da internet, e para o projeto de robotização de telescópios, possibilitando uma divulgação mais ampla da ciência.

O Observatório da UFSC localiza-se ao lado do Planetário da UFSC, veja no mapa:



Observatório Astronômico da UFSC oferece observações do céu abertas ao público em geral


Categorias: Especiais / Outros, Educação / Cursos
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Janeiro 2020 Inscrições para 4.762 vagas em 177 cursos gratuitos de qualificação profissional, idiomas e orquestra
até 20 Janeiro 2020 Colônia de férias oferece atividades esportivas gratuitas para crianças na Passarela Nego Quirido
até 20 Janeiro 2020 Concurso de Músicas de Carnaval de Florianópolis 2020
até 21 Janeiro 2020 IFSC abre 1.933 vagas em 50 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 UFSC abre quase 2 mil vagas em 99 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 Udesc abre quase 400 vagas em 43 cursos de graduação pelo Sisu


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar