FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Especiais / Outros
Festa da Ostra e da Tradição Açoriana terá 13 dias de gastronomia, artesanato e atrações culturais



Quando: de 14 a 26 de novembro
Onde: Estacionamento Portal
Endereço: Rodovia Aparício Ramos Cordeiro - Campeche
Evento no FB: www.facebook.com/events/1702804783087432

A Festa da Ostra e da Tradição Açoriana acontece de 14 a 26 de novembro, no prédio do futuro Estacionamento Portal, na rodovia Aparício Ramos Cordeiro, estrada de acesso ao Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

O evento visa a expansão do produto e valorização dos maricultores locais, reunirá produtores e restaurantes, oferecendo uma diversidade gastronômica à base de ostras e frutos do mar, stands de artesanato regado a muita música com artistas e bandas da Grande Florianópolis.

Serão 13 dias de programação com vasta gastronomia, 28 bandas, entre outras atrações culturais. Será uma festa multicultural, com apresentação de danças típicas, grupos folclóricos, artes cênicas e visuais, artesanato, moda e palestras voltadas as atividades dos maricultores que terão a oportunidade de oferecer diretamente as ostras cultivadas em Florianópolis. O evento ainda terá chope da Zen Beer e da Germânia.

A Festa da Ostra terá programação especial no dia 22/11, para quem gosta de uma boa "festa retrô". Dj´s convidados vão tocar o melhor da música dos anos 70, 80 e 90 a partir das 21h. A festa abre as portas às 19h.

Os ingressos são vendidos no local com preço único de R$ 10. Crianças até 5 anos não pagam nada e de 5 a 12 anos pagam meia-entrada. O estacionamento custa R$5.

Horários: dias úteis das 18h às 24h, sábado domingo e feriado das 11h às 24h

A Asimar (Associação Sul da Ilha de Maricultores) estima um público de, aproximadamente, 40 mil pessoas ao longo dos 13 dias de festa, já que no primeiro evento realizado em 2012 foram cerca de 12 mil ingressos vendidos em apenas três dias.

Garantia de qualidade

O evento ocorreria em outubro, mas foi adiado para novembro devido à interdição de áreas de cultivo de moluscos por conta de uma toxina produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água. Agora os moluscos que serão comercializados no eventos estão seguros e passaram pelo Programa de Controle Higiênico de Moluscos Bivales, iniciativa realizada apenas em Santa Catarina para garantir a qualidade dos produtos.

Herança Cultural

A Festa da Ostra tem o intuito de resgatar a herança cultural açoriana e enaltecer Florianópolis como a “capital nacional da ostra”, por ser o maior produtor nacional do molusco cuja produção anual em Santa Catarina já alcança a marca de mais de três milhões de dúzias. Florianópolis é responsável por 85% da produção nacional de mariscos, sendo que desse percentual 70% é oriundo do Ribeirão da Ilha.

Curiosidades

As ostras tem fama de ser um afrodisíaco, pois suas propriedades têm muitas vitaminas, colágeno, minerais e outros nutrientes ótimos para a pele, combate a depressão e problemas cardíacos, além de benefícios ao meio ambiente já que os moluscos agem como filtro absorvendo as impurezas da água, garantindo inclusive a balneabilidade de nossas praias, segundo dados da ASIMAR.

Programação:



Festa da Ostra e da Tradição Açoriana terá 13 dias de gastronomia, artesanato e atrações culturais


Categorias: Especiais / Outros, Programação
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar