FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2018
Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário



Quando: 19 Junho 2018, terça-feira, das 18h às 20h
Onde: Escadaria do Rosário
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2011823439135273

O projeto Samba de Terreiro promove rodas de samba com apresentações gratuitas e abertas ao público na Escadaria do Rosário, Centro da Capital. Os encontros acontecem mensalmente nas terças-feiras, das 18h às 20h. A apresentação do Samba de Terreiro, que aconteceria no dia 12/06, foi cancelada em função da chuva. Está mantida a edição de junho do projeto, que será na próxima terça-feria (19/06), na Escadaria do Rosário, das 18h às 20h.

O projeto Samba de Terreiro estreou em janeiro de 2017 com o proposito de resgatar a história do samba, divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Organizado por historiadores, sambistas e produtores, o projeto Samba de Terreiro na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos propõe a preservação e a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930.

Entre os principais objetivos do projeto estão:
- Valorização do samba de terreiro;
- Apresentar, narrar e explicar os sambas que fizeram sucesso nos terreiros das escolas a partir dos anos de 1930 no Rio de Janeiro e também nas escolas de Florianópolis, como na Embaixada Copa Lord. Estes sambas serão tocados e cantados por músicos que fizeram história e defendem essa cultura. Faz parte do projeto, além da apresentação das músicas, a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra;
- O projeto tem como finalidade manter a roda de samba aos moldes do que era tocado ou cantado nos terreiros nas escolas de samba a partir dos anos de 1930. Portanto, não serão admitidos instrumentos ou releituras que levem a outros ritmos do próprio samba, como choro, lundu, samba canção, entre outros. Importante: o samba de terreiro é o centro, com os devidos instrumentos de percussão (surdo, cuíca, tamborim, pandeiro), além de cavaco e violão.
- O samba de terreiro ou de quadra tem características que precisam ser respeitadas em sua forma de execução e de andamento. O projeto vai respeitar tais características;
- Será uma roda aberta a novos talentos, desde que entendam a hierarquia do sambista: respeito aos mais velhos e a preservação da memória do samba e das Velhas Guardas.
Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário


Categorias: Junho 2018
Tags: SAMBA
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar