FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2018
Exposição de miniaturas de embarcações do Museu Nacional do Mar



Quando: até 15 de julho
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro

Miniaturas do mundo naval poderão ser vistas em Florianópolis a partir do dia 29 de maio, no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, no Centro da capital, que receberá a exposição "Barcos do Brasil e do Mundo: a coleção de modelismo naval do Museu Nacional do Mar" até 15 de julho de 2018, de terça a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Os ingressos custam R$ 5 ou R$ 2 (meia).

A intenção da mostra é trazer parte do acervo do Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul que, assim como o Museu Histórico, também é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para ser exposto em Florianópolis. São mais de 200 peças de modelismo e artesanato naval, que formam o maior acervo do gênero no país e que, por um breve período, deixará a exposição permanente em São Francisco do Sul para ser exibida no Palácio Cruz e Sousa. Trata-se de artesanato naval e reproduções da Coleção Alves Câmara.

"Maio é o mês dos museus e, sendo a FCC administradora de seis dos principais museus de Santa Catarina, promove essa conexão dos acervos destes que estão entre os mais representativos: o Museu Histórico e o Museu do Mar. É uma experiência rica, de troca e que possibilitará ao público de Florianópolis conhecer um recorte muito importante da magnitude que é o patrimônio naval brasileiro", explica o presidente da FCC, Ozeas Mafra Filho.

A mostra foi viabilizada por meio de uma parceria entra a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras

Inaugurado em 1992, o Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras ocupa os históricos galpões de uma antiga empresa de navegação às margens da Baía da Babitonga. Reúne não só o maior acervo de embarcações, 91 no total, como também a grande diversidade de peças oriundas de todas as regiões do país.

O acervo está organizado em 18 salas, todas temáticas e que reproduzem em suas peças variadas a riqueza do patrimônio naval do Brasil e culturas ribeirinhas. Na sala dedicada ao navegador Amyr Klink, famoso por várias expedições, entre elas a travessia a remo do Atlântico Sul (1984) – com a réplica do barco IAT.

Outro espaço de destaque no Museu é a Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte, formada por mais de 1,5 mil volumes com a temática naval. Entre os exemplares encontrados no local estão obras raras, fotografias, desenhos e cartas náuticas. Tudo disponível à consulta do público em geral.

O espaço recebe anualmente de 40 mil visitantes, entre grupos de estudantes, pesquisadores e turistas vindos de todas as partes do Brasil e do mundo procuram pelo espaço, interessados em conhecer melhor as artes e saberes do homem do mar.

Exposição de miniaturas de embarcações do Museu Nacional do Mar


Categorias: Julho 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 12 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2
até 13 Agosto 2018 Inscrições para 4 mil vagas em 120 cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas
até 17 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar