FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2018
4º Festival Japonês das Estrelas - Tanabata Matsuri com entrada gratuita no Palácio Cruz e Sousa



Quando: 28 e 29 de julho, das 10h às 17h30
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/184004752279303

A quarta edição do Festival do Japão de Santa Catarina – Tanabata Matsuri, também conhecido por Festival das Estrelas, será realizado nos dias 28 e 29 de julho de 2018, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, próximo a Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis. Entrada gratuita!

Nesses dois dias serão feitas diversas atividades culturais japonesas, tais como oficinas, exposições, apresentações, demonstrações, venda de produtos, bem como as já apreciadas comidas da culinária nipônica.

Artesanatos, Cerâmica, Produtos e Gastronomia Japonesa, Oficinas, Apresentações e Demonstrações das diversas artes da cultura japonesa: Origami, Kirigami, Mangá, Shodô, Sumiê, Furoshiki, Taiko, Shamisen, Músicas e Danças Japonesas, Karaokê, Animekê, Ikebana, Bonsai, Chi Kung, Aikido, Kenjutsu, Ninjutsu, Shiatsu.

Festival Tanabata é a festa mais popular do Japão e celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. Os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares, tais como: aumento do desempenho no trabalho ou nos estudos, sonhos e esperanças para o futuro. Os desejos são escritos nas tiras de papéis coloridos chamados "tanzaku", e são pendurados em bambus, na esperança de que os desejos se tornem realidades.

LENDA TANABATA

A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre um principe e uma princesa que se transformaram em duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair).

Há muito tempo, morava próximo do rio de estrelas Amanogawa (Via Láctea) uma princesa chamada Orihime (Vega) que se apaixonou por um jovem boiadeiro Hikoboshi (Altair).

Entristecido com a irresponsabilidade do casal – que passara a viver apenas em torno do amor, deixando de lado seus afazeres e obrigações diárias – o pai de Orihime decidiu separá-los.

Permitiu que se encontrassem apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem as suas tarefas diárias.

TANABATA MATSURI

O TANABATA MATSURI celebra a sabedoria e o desejo de Orihime e Hikoboshi de aprimorar as habilidades e trabalhar duro para poderem se encontrar. Durante o Festival é costume escrever pedidos em tiras de papéis coloridos (tanzaku) e amarrá-los em ramos de bambus (sasa no ha), que simbolizam a purificação.

A tradição diz: “olhe para o céu e escreva o seu pedido”.

A lenda diz que, se os desejos forem do fundo do coração, são atendidos no momento mágico do encontro entre Orihime e Hikoboshi, como uma forma de gratidão pela dádiva recebida.

TANABATA MATSURI DA ASSOCIAÇÃO NIPO-CATARINENSE

O evento do Tanabata Matsuri da Associação Nipo-Catarinense iniciou em 2014. Após, continua se realizando esse evento todos os anos em julho.

Normalmente, o evento é realizado nos dois dias, na sexta-feira e no sábado no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza, próximo a Praça XV de Novembro – Centro de Florianópolis.

Nesses dois dias, serão feitas diversas atividades culturais japonesas.

Apresentações: Taikô (tambores japoneses), Shamisen (instrumento de corda japonês), Bom Odori (dança típica japonesa) etc.

Oficinas: Origami (dobradura em papel), Mangá (desenho japonês), Shodô (escrita japonesa em pincel), Nihongo (Aula experimental de língua japonesa), Ikebana (arte dos arranjos florais), Bonsai (cultivo de árvores em pequenos vasos) etc.

Venda das comidas da culinária nipônica: Sushi, Curry Rice (caril japonês (molho apimentado) com arroz), Rāmen (Lámen) etc.

Confira a programação:





4º Festival Japonês das Estrelas - Tanabata Matsuri com entrada gratuita no Palácio Cruz e Sousa


Categorias: Julho 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar