FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2018
Udesc Ceart abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna



Quando: até 31 de agosto
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para vagas dos cursos de extensão em flauta doce e de técnica Klauss Vianna, ambos promovidos pelo programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação.

Os cursos são gratuitos, abertos à comunidade e ministrados pela professora e flautista Valéria Bittar, do departamento de Música da Udesc Ceart. As aulas iniciam no dia 27 de agosto, mas as inscrições podem ser realizadas até o dia 31 deste mês.

Curso de Flauta Doce

O curso de flauta iniciou no primeiro semestre e segue até o final deste ano, com 15h de carga horária por semestre. Há vagas em duas turmas:

Turma A - iniciante 2
Segunda-feira, das 8h30 às 10h, sala 03 do Departamento de Música da Udesc Ceart.
Três vagas disponíveis para alunos que já possuam contato mínimo com a flauta doce.
Inscrições pelo formulário online.

Turma B – intermediária
​Segunda-feira das 15h40 às 17h10, sala 16 do Departamento de Música da Udesc Ceart.
Quatro vagas disponíveis.
Inscrições pelo formulário online.

Com o curso, busca-se desenvolver o trabalho de percepção corporal como base para a técnica do instrumento e elaborar arranjos musicais coletivamente, dando prioridade à realização da performance em apresentações abertas à comunidade.

Curso de Percepção Física através da Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna

Turma 1
Segunda-feira, das 10h30 às 12h, sala de Dança II do Departamento de Artes Cênicas da Udesc.
15 vagas, inscrição pelo formulário online.

Turma 2
Quarta-feira, das 13h30 às 15h, sala de Dança II do Departamento de Artes Cênicas da Udesc.
15 vagas, inscrição pelo formulário online.

O núcleo da técnica proposta por Klauss Vianna (1928-1992), bailarino, coreógrafo e educador corporal brasileiro, é a escuta do próprio corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada um. Com o conhecimento da técnica, o aluno poderá aplicá-la no dia-a-dia e também em atividades específicas como dança, música e teatro.

A técnica Klauss Vianna também pode ser aplicada na performance musical, com a finalidade de oferecer ferramentas ao músico que o auxiliem no momento da apresentação, com subsídios direcionados à aquisição de “presença cênica” do músico. Tais ferramentas têm seu fundamento no trabalho de percepção e sensibilização corpóreas, gerais e específicas, para cada instrumento e instrumentista.

O curso abordará diferentes itens corporais que se inter-relacionam, como o peso do corpo; a resistência muscular; as oposições ósseas; o corpo integrado sob a força da gravidade; as direções ósseas; o corpo no espaço e em relação ao outro – em movimento.

Sobre a ministrante

Professora do Departamento de Música da Udesc, Valeria Bittar é fundadora do Grupo Anima e estudou flauta doce no Brasil com João Dias Carrasqueira. Cursou bacharelado e licenciatura em flauta doce na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, Áustria, sendo bolsista da “Fundação Alban Berg de Apoio à Pesquisa de Música Contemporânea”.

Participou de diversos masterclasses direcionados à música antiga e contemporânea na Alemanha, Suíça, Holanda e Itália, tendo continuado seus estudos com o flautista Kees Boeke (Holanda/Itália). Doutora em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Edita livros sobre música erudita e colaborou com a Rádio Cultura FM (SP) na elaboração de programas sobre música antiga. É formada em Didática da Técnica Klauss Vianna, através do Salão do Movimento, dirigido pela dançarina e educadora corporal Jussara Miller.

Desenvolve trabalho sobre performance em música através da percepção física, direcionando a Técnica Klauss Vianna à preparação e à vivência para a atuação musical. É professora de Prática de Conjunto e de Flauta Doce da Udesc.
Udesc Ceart abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna


Categorias: Agosto 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar