FaceBook Instagram Twitter


Ceart Aberto à Comunidade tem 20 atividades gratuitas: oficinas, feiras, exposições, música e espaço criança



Quando: 08 Junho 2019, sábado, das 12h às 20h
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/424623041644436

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, realiza no sábado, dia 8 de junho, das 12h às 20h, mais uma edição do projeto “Ceart Aberto à Comunidade”. Vinte atividades, entre oficinas, feiras, apresentações artísticas, exposições e espaço específico para crianças estão previstas na programação. O evento é gratuito e aberto ao público.

Entre as oficinas previstas para esta edição, a de “Criação de Personagem – RPG” busca auxiliar na criação de um personagem - desde as noções básicas de anatomia até as customizações de cabelos e roupas; e a de “Textura Cerâmica” tem como objetivo ensinar o uso de texturas naturais na cerâmica.

Duas oficinas são apropriadas para crianças – uma delas é de desenho para animação e terá como tema “animação no fundo do mar”; a outra é sobre tipografia em carimbos. Para as crianças de 5 a 13 anos também haverá um espaço específico (Espaço Criança) com jogos, oficinas e brincadeiras que exploram arte e criatividade.

Entre as apresentações artísticas, integram a programação as apresentações musicais “Piano Autoral”, “Piano em Foco” e o show com a banda de música experimental e meditativa “Sound Gnosis”.

Na programação teatral, a mini mostra de teatro Lambe-Lambe, que consistem em peças teatrais de curtíssima duração realizadas em caixas, através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez; a peça “A Princesa Margarida: um musical brincante”, voltada ao público infantil, entre outras apresentações.

Também está prevista pela segunda vez a intervenção “Tum: Música é a resposta”, um espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar.

Integram ainda a programação as exposições “Um toque de fogo” (cerâmica), de Marina Takase; “Ecofractal” (aquarela com plantas e tintas naturais), de Roberta Kremer; e u ma exposição interativa de sensibilização têxtil, com bandeiras de tecidos, organizada pela Teciteca da Udesc. As feiras de artes, moda, artesanato, gastronomia e produtos orgânicos completam o evento.

PROGRAMAÇÃO:

OFICINAS
*As inscrições para oficinas acontecem uma hora antes no local onde as mesmas serão realizadas.

Criação de Personagem - RPG
Horário: 13h às 15h
Local: Sala Básica 2 (BAM)
Público alvo: maiores de 7 anos
Vagas: 15 participantes
Necessidades dos participantes: Lápis, borracha, apontador e caneta
Ministrante: Isadora Beagle
Esta oficina busca auxiliar na criação de um personagem: desde as noções básicas de anatomia até as customizações de cabelos e roupas. A oficina é ideal para melhorar a imersão em jogos de RPG, permitindo ao jogador visualizar seu personagem e apresentá-lo ao restante do grupo. Esta ação é uma proposta do Grupo de estudos sobre RPG e educação, NERD, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com atuação desde 2016, o grupo reúne um conjunto interdisciplinar de professores e pesquisadores dedicados a investigar o fenômeno do RPG e suas possíveis aplicações como ferramenta didática.​

Oficina de Textura Cerâmica
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de Cerâmica (DAV)
Público alvo: livre
Vagas: 10
Necessidade dos participantes: avental
Ministrantes: Max Israel Waldmann e Kauan Gobbi.
Coordenação: Programa de Extensão NUPEART Pro...Move (UDESC-CEART)
Uma oficina para ensinar o uso de texturas naturais na cerâmica.
O Programa de Extensão NUPEART ProMove, com coordenação de Rosana Bortolin, considera a cerâmica como um meio que possibilita gerar novas relações entre acadêmicos e comunidade, para tal, oferece atividades como o curso de Modelagem e Preparação de Massas Cerâmicas para Queimas Alternativas, Oficina-Lab de Torno Cerâmico, Festival de Vídeos de Cerâmica, conversas com artistas, exposições, dentre outras. Nestas ações, procura-se disseminar e valorizar a prática da arte cerâmica em todas as idades, ampliando o acesso às etapas e processos d o fazer cerâmico à partir dos conhecimentos da professora, bolsistas e alunos, viabilizando um diálogo mais horizontal entre estes.

Aula/Festa do Corpo Burlesco - Oficina de New Burlesque a partir do treinamento de ator
Horário: 14h às 17h
Local: Dança 1 (DAC)
Público alvo: maiores de 18 anos que gostem de dançar, atuar e que queiram trabalhar com a desinibição através do jogo cênico proposto
Vagas: 20
Necessidade dos participantes: Pede-se que os participantes que venham com roupas confortáveis para aula prática e também adereços que lhe tragam confiança ou lhes inspirem sensualidade como: saltos, chapéus, luvas, lingerie, meia-calça, colant, paletós, etc.
Ministrante: Marlon Spilhere.
Graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Marlon Spilhere é pesquisador em performance, New Burlesque e direção.
Uma aula que mistura o treinamento de ator ao processo de pesquisa pessoal dentro da linguagem de New Burlesque e pretende “brincar” com os signos do antigo Burlesque trabalhando sua movimentação, sua dança e o striptease com o enfoque no empoderamento dos corpos. Os participantes serão convidados a pensar durante o processo em: “qual é a história que o seu corpo quer contar” com o seu striptease e a criar seu próprio repertório de movimentos que poderá se transformar numa performance solo de New Burlesque.

Histórias Em Boca de Matilde, com Joel Vando Vigano
Horário: 14h às18h
Local: Laboratório 3 (DAC)
Vagas: 15
Necessidade dos participantes: trazer lápis, borracha, papel para anotação e água para beber, trajar roupa confortável.
Ministrante: Joel Vando Vigano, natural de Florianópolis/SC, é ator profissional, escritor, poeta,compositor, contador de histórias, arte-educador e Professorformado pelo Curso de Magistério do IEE –Florianópolis/SC. Foi Presidente Suplente daABCH – Academia Brasileira de Contadores de Histórias,com sede em Florianópolis/SC (Biênio 2016/2018).
Oficina que mescla escrita, leitura e dramatização. Onde os participantes escreverão suas próprias histórias e a partir de técnicas teatrais (corpora is e vocais) serão preparadas para serem contadas a um grande público. Um participante contará a história do outro, praticando o famoso e popular "boca de Matilde".

Laboratório de Desenho: Animação no Fundo do Mar
Horário: 14h30 às 15h30
Local: Teatro-educação (DAC)
Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos.
Vagas: 20
Ministrante: Maria Eduarda Marcelino
Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (UDESC-CEART)
Nesta oficina, temos como proposta trabalhar com o desenho para a animação com crianças, explorando a atividade do desenhar como comunicação, percepção, ação e invenção. O tema da atividade será animação no fundo do mar. Esta oficina faz parte das ações do Programa de extensão Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica tem como objetivo geral promover atividades interdisciplinares que integrem a universidade à comunidade a partir de ações que envolvam os Livros, a Tipografia e o Desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense.

Oficina de Tipografia em Carimbos e a composições da página tipográfica.
Horário: 15h30 às 16h30
Local: Teatro-educação (DAC)
Público-alvo: a partir de 12 anos
Vagas: 20
Ministrante: Letícia Schuelter de Lima
Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (UDESC-CEART)

Oficina RPG e Brasilidades
Horário: 15h30 às 19h30
Local: Sala Básica 2 (BAM)
Vagas: 15
Ministrante: Jonas João do Nascimento
Esta ação é uma proposta do Grupo de estudos sobre RPG e educação, NERD, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com atuação desde 2016, o grupo reúne um conjunto interdisciplinar de professores e pesquisadores dedicados a investigar o fenômeno do RPG e suas possíveis aplicações como ferramenta didática.
Serão trabalhados jogos com a proposta de brasilidade, trazendo elementos culturais de diversos grupos que fazem parte do contexto de formação de identidade brasileira. A partir das temáticas de Brasilidades n os jogos de RPG, vamos ofertar duas atividades relacionados ao jogo “Áureos”: uma mesa de RPG, baseado na cultura Afro Brasileira durante o Período Colonial, e uma oficina de desenho para desenvolver os personagens criados pelos jogadores. “Áureos” é um RPG nacional em que o objetivo principal dos jogadores é criar heróis tocados pelos Orixás em um cenário que ressignifica a escravidão a partir de uma ótica de resistência e liberdade.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Intervenção musical Tum - Música é a Resposta com Equipe Tum Sound Festival
Horário: 12h às 17h
Local: Deck do CEART
Classificação Indicativa: Livre
Tum Música é a resposta é um espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar, promovendo o conhecimento, a integração e o despertar da música.

Ponto de Escuta
Horário: 15h às17h
Local: Sala de Escuta (DAV)
Classificação Indicativa: Livre
Um espaço para escuta dos programas de arte sonora, música experimental, poesia e paisagem sonora, radioarte, radioteatro e experimentações sonoro-vocais veiculadas no programa de rádio RADIOFONIAS, que vai ao ar semanalmente na rádio UDESC Florianópolis (100.1).
RADIOFONIAS é um Programa de Extensão do CEART/UDESC que propõe-se enquanto espaço de veiculação de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras para escutas expandidas. Deste modo, teve como principal ação em 2018/2019 a inserção da produção artística de acadêmicos da UDESC, voluntários e artistas nacionais e estrangeiros na programação da Rádio UDESC, possibilitando uma ampla difusão desta linha de produção sonora. Também veiculou programas produzidos em colaboração com pesquisadores e artistas convidados.

MiniMostra de Teatro Lambe-Lambe, com as caixas:
"Quando as Flores Caem", de Daniele Viola
"Exame de Rotina", de Caê Beck
"O Presente Precioso", de Maria Clara Teixeira e Coletivo Onírico
"Para onde vão os insetos quando a chuva chega?", de Elis Mira
"Serafim", de Anna Mock
"Guardar para depois", de Alex de Souza (Cia. Cênica Espiral)
"Mickey Lamb and the Mouse", de Sín Teses
Horário: 15h às 17h
Local: Deck do CEART
Classificação Indicativa: Livre

Recital Série Musical - Piano em Foco
Horário: 15h
Local: Auditório (DMU)
Classificação Indicativa: Livre
Coordenação: Programa de Extensão Piano em Foco(UDESC-CEART). O coordenador do projeto, Prof. Maurício Zamith, é professor da UDESC desde 2003, atuando na área de piano dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música.
Recitais de piano realizados por alunos e ex-alunos dos cursos de Bacharelado em Música e Mestrado em Música do CEART-UDESC. O repertório inclui obras para piano solo e/ou música de câmara com piano, contemplando a música de diversos compositores e períodos artísticos. O ciclo "Série Musical" é uma ação vinculada ao Programa de Extensão "Piano em Foco". Ativa desde 2008, a Série Musical promove recitais de piano realizados por alunos e ex-alunos dos cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música da UDESC.

Piano Autoral
Horário: 16h
Local: Auditório (DMU)
Classificação Indicativa: Livre
Coordenação: Felipe Paupitz Schlichting
Natural de Florianópolis, onde iniciou seus estudos musicais em 1996, Felipe desenvolve sua atividade como pianista em recitais, peças de teatro e aulas de euritmia. Dedica-se também à pedagogia do instrumento, atuando como professor desde 2012. É bacharel e mestre em Música pela UDESC.
A composição é um dos aspectos menos enfatizados na formação de pianistas atualmente. Aberto à participação de pianistas da comunidade, Piano Autoral é um recital para questionar essa realidade e incentivar o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.

A Princesa Margarida: um musical brincante da Metamorfose Companhia Cênica (Jlle/SC)
Horário: 16h30
*Serão distribuídas senhas 1 hora antes do início do espetáculo.
Duração: 40 minutos
Local: Espaço 1 (DAC)
Classificação Indicativa: Livre
A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca à todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo, com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. O resgate das brincadeiras populares é o que a montagem propõe de forma bastante interativa.
A Metamorfose Cia Cênica foi criada em outubro de 2002 por Angela Finardi e Nando Moraes. É uma Companhia de Teatro que produz e encena espetáculos, voltado para crianças, jovens e adultos, contação de histórias, música, além de prestar serviços artístico-pedagógicos. A Companhia reúne artistas que residem em Joinville e que se diversificam em suas especificidades artísticas. É formada atualmente por Ângela Finardi, Sabrina Lermen e Prika Lourenço.

Ato performativo II: Individuação, direção de Wagner Monthero
Horário: 18h
Local: Laboratório 1 (DAC)
Esta performance é a segunda configuração cênica criada pelo Ateliê de Afectos e Memórias a partir de uma investigação sobre a experiência sensível do atuante com estímulos de criação. Trata-se de uma pesquisa de doutorado sobre afectos, impulsos e memórias no processo criativo. A performance acontece em relação direta e individual com o público. Serão distribuídas senhas e horários para os espectadores. Wagner Monthero é ator, diretor e professor de Teatro. Possui graduação e mestrado em Teatro pela UDESC e atualmente cursa doutorado na mesma instituição com pesquisa sobre processos de criação em atuação. Faz parte do quadro docente do Departamento de Artes da Fundação Universidade de Blumenau (Furb) como professor substituto onde ministra disciplinas de Interpretação Teatral.

Show com Sound Gnosis
Horário: 19h
Duração: 1 hora
Local: Hall (BAM)
Classificação Indicativa: Livre
A Gnosis é um grupo de música instrumental experimental que caminha por diferentes universos musicais e culturais, diálogos transcendentais e passeios que levam a diversas interpretações e redefinições das formas usuais de se fazer música. A proposta é trazer o ouvinte/espectador para o centro do fazer artístico como atuante passivo e ativo do processo de formação do corpo sonoro, tendo como base o improviso. O conjunto musical Sound Gnosis nasceu no início do ano de 2016 na universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

EXPOSIÇÕES

Um Toque de Fogo, de Marina Takase
Horário: 12h às 19h
Local: Hall da Reitoria da UDESC
Classificação Indicativa: Livre
Curadoria: Rosana Bortolin.
*Às 15h30 haverá ação educativa na exposição com Fernanda Soares.

Ecofractal, de Roberta Kremer
Horário: 12h -19h
Local: Entrada do CEART
Classificação Indicativa: Livre
Usando plantas do jardim e tintas naturais preparadas em casa a artista contempla e efemeridade da natureza criando formas orgânicas abstratas em papel aquarela. Estes originais quando compostos criam verdadeiros fractais.
Designer formada pela PUC-PR, Roberta Kremer tem experiência de 18 anos desenvolvendo estampas e produtos de moda e dedica-se nos últimos 5 anos ao estudo e ensino de processos ancestrais e naturais de estamparia em tecido e papel.

Exposição Interativa de Sensibilização Têxtil
Horário: 15h às 19h
Local: Entrada do CEART
Classificação Indicativa: a partir de 7 anos
Coordenação: Programa de Extensão Teciteca (UDESC-CEART)
Uma exposição têxtil sensorial, onde os visitantes terão a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre materiais têxteis. A Teciteca é um projeto de Extensão da UDESC que tem como objetivo oferecer suporte técnico-científico, estimular e orientar a pesquisa e afinidade com o substrato têxtil.

FEIRAS

Feira Gastronômica
Horário: 12h às 17h30
Local: Deck do CEART

Feira de Artes, Moda e Artesanato
Horário: 12h às 17h30
Local: Deck do CEART e Hall do Bloco Amarelo (BAM)

Feira de Produtos Orgânicos e Agricultura Familiar
Horário: 12h às17h30
Local: Deck do CEART e Hall do Bloco Amarelo (BAM)

ESPAÇO CRIANÇA

Horário: 13h30 às 16h.
Local: Entrada do Ceart.
Coordenação: Programa de Extensão LIFE (UDESC-CEART) - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Público-alvo: crianças dos 5 aos 13 anos (menores de 5 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsável).
Jogos, contação de histórias e muita arte e criatividade para crianças dos 5 aos 13 anos!

DISPONIBILIZAÇÃO DE SALAS PARA ESTUDOS E ENSAIOS

Horário: 13h às 18h
Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).

Confira o cartaz com a programação completa:

Ceart Aberto à Comunidade tem 20 atividades gratuitas: oficinas, feiras, exposições, música e espaço criança


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2019 Inscrições para 5.189 vagas em 140 cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas
até 19 Junho 2019 Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de renda de bilro e de fuxico na moda
até 19 Junho 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 19 Junho 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar