FaceBook Instagram Twitter


Festival gratuito Confrailha do Blues terá shows, palestras, gastronomia e cervejas artesanais



Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, a partir das 14h
Onde: Hotel IL Campanario Villaggio Resort, Jurerê Open Shopping
Endereço: Avenida dos Búzios, 1800 - Jurerê Internacional
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/446122959310495

O Blues vai invadir Jurerê Internacional nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2019 (sábado e domingo), com a primeira edição do Festival Confrailha do Blues.

O evento é 100% gratuito e terá shows locais, nacionais e internacionais, além de palestras, workshops, área gastronômica e cervejas artesanais.

Grandes nomes passarão pelo palco do Jurerê Open Shopping, como o bluesman norte americano do Mississippi Super Chikan e o guitarrista gaúcho Fernando Noronha. O festival contará ainda com grandes atrações de SC e do RS como Cristiano Ferreira, Natascha Hak, TBZ Blues, Rafael Salib e Leo Maier.

Além de estabelecer uma alternativa de entretenimento para a cidade, o festival tem como missão difundir o Blues, atuando na formação de platéia e de músicos. Para tal serão oferecidas palestras e workshops com alguns dos artistas participantes do festival, no auditório Leonardo Da Vinci do hotel IL Campanario Villaggio Resort, também em Jurerê Internacional.

Não há restrição de idade nem de conhecimento prévio sobre as temáticas das palestras. A inscrição é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a uma instituição de caridade de Florianópolis (alimentos serão arrecadados na entrada).

O festival oferece ainda gastronomia norte-americana e cervejas artesanais, tudo isso em um dos balneários mais aconchegantes e atraentes de Florianópolis: Jurerê Internacional.

O Confrailha do Blues tem como objetivo promover um ambiente para o entretenimento do público e a troca de conhecimentos e experiências entre músicos e entusiastas. O curador e idealizador do projeto, Cristiano Ferreira, explica que outro importante objetivo do evento é incluir Florianópolis na rota das grandes atrações internacionais do Blues que passam pelo Brasil. “Queremos tornar a cidade ponto de encontro para os amantes do gênero, não só para os que moram aqui, mas também em outras cidades e estados do país”, afirma.

O Festival é promovido pelo Projeto Confrailha do Blues, que realiza ao longo do ano concertos e workshops com artistas de renome em vários locais da cidade.

O evento é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem apoio cultural do Jurerê Beach Village e do IL Campanario Villaggio Resort.

1º FESTIVAL CONFRAILHA DO BLUES

Valor: gratuito
Local dos shows: Jurerê Open Shopping - Jurerê Internacional
Local das palestras: Hotel IL Campanario Villaggio Resort
Palestras: gratuitas, mediante doação de 1kg de alimento não perecível
Vagas limitadas.
Inscrição online: www.sympla.com.br/palestras-do-festival-confrailha-do-blues__608229

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (31/8)

PALESTRAS - auditório Leonardo Da Vinci do hotel IL Campanario Villaggio Resort
14:00 - Blues: história e personagens - Palestrante: Cristiano Ferreira
15:30 - Violão e guitarra slide - Palestrante: Léo Maier

SHOWS - Jurerê Open Shopping
18:00 - Leo Maier (SC)
19:30 - TBZ Blues (SC)
21:00 - Fernando Noronha (RS)

DOMINGO 01/09/2019

PALESTRAS - auditório Leonardo Da Vinci do hotel IL Campanario Villaggio Resort
14:00 - Blues, soul e rap na encruzilhada da música pop - Palestrante: Rafael Salib

SHOWS - Jurerê Open Shopping
16:30 - Rafael Salib Trio (RS)
18:00 - Cristiano Ferreira e Natascha Hak (SC)
19:30 - Super Chikan (USA)

SOBRE OS MÚSICOS

James "Super Chikan" Johnson é sem dúvida um dos grandes nomes do Blues elétrico do delta em atividade hoje nos Estados Unidos. Natural e residente no Mississippi, Chikan é um autêntico bluesman que começou a sua carreira fonográfica nos anos 90. Ganhou seu apelido por imitar o som de galinhas quando criança. "The old chicken" ou simplesmente "Chicken", virou "Super Chikan" anos mais tarde devido a alta velocidade com que dirigia.
É conhecido também pelo talento na fabricação de guitarras, feitas com materiais descartados e pintadas com belas imagens do delta. Seu trabalho como difusor da cultura do Mississippi já lhe rendeu alguns títulos: o "Excellence in the Arts" pelo Estado do Mississippi, 2004, "Artist Fellowship" da comissão de artes do Mississippi, 2005 e, em 2006, integrou a série de shows da Biblioteca do Congresso Norte Americano "Homegrown Concert Series".
Apesar de rodar o mundo em turnês, Chikan mantém seu forte vínculo com a sua terra natal e é figura frequente nos festivais e bares de Clarksdale, Mississippi. No Ground Zero, bar do ator Morgan Freeman, ele é o favorito. Segundo palavras de Freeman: "ele faz a festa e é isso o que se espera em uma juke joint!"
O filho do Delta do Mississippi James "Super Chikan" Johnson é a atração principal na segunda noite do Festival Confrailha do Blues e será acompanhando pela banda Los Gringos, que conta com os argentinos Adrian Flores (bateria) e Nico Fami (baixo).

Fernando Noronha é um ícone, um dos maiores guitarristas de blues do Brasil. Com uma carreira de 20 anos, Fernando se destacou na cena global do folk e do blues, realizou diversas turnês pela América Latina, europa, EUA e Canadá. Ele encontrou sua própria sonoridade combinando influências do rock e do blues norte americano, com o groove brasileiro. Teve a oportunidade de trabalhar de perto com grandes nomes do blues, como B.B. King, Chuck Berry, Buddy Guy, Chris Duarte (que produziu dois de seus álbuns) Ron Levy e muito mais.
Fernando Noronha é a atração principal na primeira noite do Festival Confrailha do Blues e será acompanhando por um "timaço" de músicos da nossa cidade: Alexandre Green (teclas), Tie Pereira (baixo) e Richard Montano (bateria).

Rafael Salib é músico, compositor e professor. Dedica sua carreira na pesquisa do Blues e musicalidades comunicantes no âmbito do estudo da música popular. Doutorando em Música pela UDESC. Licenciado em Música pela UERGS, desde 2007. Em 2010, estudou na Old Town School of Folk Music, em Chicago/EUA, onde também tocou em casas de blues com bandas locais. Desde 2011 atua com o músico/compositor/produtor do grupo Uranius Blues, desenvolvendo material autoral assim como produzindo e acompanhando shows de músicos como o pianista Sumito 'Aryio' Aryioshi (JAP), em 2013 e 2014; o cantor Lorenzo Thompson (EUA) em 2013, e o guitarrista John Primer (EUA), em 2014.
Rafael Salib Trio abre o segundo dia do festival Confrailha do Blues. A super cozinha Martín Bustingorri (bateria) e Renato de Renato de Carvalho (baixo) acompanham Salib.

Leo Maier é guitarrista, cantor e compositor, natural de Blumenau. Em sua discografia conta com 3 álbuns, sendo o mais recente, I Choose The Blues, somente com faixas de sua autoria. Este álbum recebeu críticas positivas de revistas nacionais e internacionais. Já dividiu o palco com ícones do Blues, como Solon Fishbone, Igor Prado, Adriano Grineberg, Blues Etílicos, Gonzalo Araya, Eddie Taylor Jr., Terry ‘Harmonica’ Bean e Kirk Fletcher. Abriu shows de lendas do Blues, como Linsey Alexander, Lil Jimmy Reed e Rip Lee Pryor e já tocou ao vivo com ícones da música brasileira como Zé Geraldo e Rick Ferreira (guitarrista de Raul Seixas). Além dos discos solo, Maier também gravou trabalhos para outros artistas, atuando como 'sideman' e músico de estúdio.
Leo Maier (guitarra e voz) vai trazer para o festival Confrailha do blues sua bela mescla de jump e Chicago blues, sintetizada nas composições do disco “I CHOOSE THE BLUES”. Algumas pérolas menos conhecidas, como Goree Carter e Robert Nighthawk, grandes influências de Leo, também serão revisitadas pelo guitarrista. Completam a banda uma cozinha responsa, com Fernando Mueller (baixo) e Dayvk Martins (bateria).

Cristiano Ferreira é um dos principais nomes do Blues catarinense. Músico, guitarrista, cantor e produtor é uma referência quando se fala em Blues. Atua como músico profissional desde a metade da década de 90. Natural de Cachoeira do Sul (RS), mas radicado em Florianópolis desde 2005, foi aluno do conservatório de música popular de Itajaí e do Bacharelado em Música da UDESC. Ao longo do ano de 2018 desenvolveu a pesquisa de iniciação científica "Você falou Blues? Das primeiras canções até as race records".
Há mais de 20 anos vem participando intensamente da cena bluseira do sul do país, acumulando turnês com artistas internacionais como Phil Guy, John Primer, Willie "Big Eyes" Smith, Bob Stroger, Lazy Lester, Henry Gray, Kirk Fletcher, entre outros. Em seu trabalho solo, que já resultou em dois discos, mescla suas influências das diferentes vertentes da música negra norte americana. Toda a experiência acumulada em mais de 20 anos de carreira faz de Cristiano um artista que equilibra como poucos a habilidade técnica e a sensibilidade musical, traduzindo-se em performances carregadas de feeling e bom gosto.
Cristiano Ferreira (guitarra e voz), Alexandre Green (teclas), Juampi Carranza (baixo) e Dayvk Martins (bateria) vão levar ao palco do Confrailha o mix de Blues, Jump e R&B registrado nos dois álbuns de Cristiano.

Natascha Hak é uma das primeiras cantoras de Blues da ilha, quando nos anos 90 integrou a "Red River Soul Band" e posteriormente por mais de uma década "Os Dragões de Natascha". Sua energia no palco é contagiante. No Festival Confrailha do Blues, Natascha Hak une sua carisma à banda de Cristiano Ferreira para apresentar um pequeno tributo a algumas das divas da soul music.

TBZ Blues é formada pela força do vocal e guitarra de Marcel Coelho, manezinho da ilha, que capitaneia a banda com muita garra, o baixo sólido e marcante do paulistano Renato de Carvalho, a bateria precisa, com swing, de Martín Bustingorri e o luxuoso som rouco do sax tenor de Xuan Arfenonii, jovem argentino fortemente influenciado pelos saxofonistas dos anos 40/50.
Desde 2012 a TBZ Blues se consolidou como uma das poucas bandas que toca regularmente um repertório de clássicos do Blues, R&B e afins na noite da Ilha.
Inspirada na música negra do século passado, a banda TBZ Blues traduz as realidades “Blues” da Ilha em “Tribuzana”, seu primeiro álbum autoral que será apresentado no Festival Confrailha do Blues. Um disco eclético, que tem influências do Blues e suas vertentes, mas que vai além, pela sua criatividade e busca da própria identidade. Sem dúvida, um trabalho de qualidade feito com muita alma!





Festival gratuito Confrailha do Blues terá shows, palestras, gastronomia e cervejas artesanais


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga
até 26 Outubro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 28 Outubro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar