FaceBook Instagram Twitter


12ª edição da Mostra Strangloscope de cinema experimental



Quando: de 9 a 15 de setembro
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2441271909271315

O Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 9 a 15 de setembro a programação da 12ª Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo, Filme e Performance Experimental. O evento é promovido pelo Duo Strangloscope, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC).

Além da Mostra, haverá duas oficinas gratuitas de Contact Printer e Chromaflex com os artistas australianos Dianna Barrie e Richard Tuohy, nos dias 9 e 10 de setembro, nas salas das Oficinas de Arte do CIC. O trabalho resultante será exibido durante a Mostra. São disponibilizadas 10 vagas, com inscrições prévias pelo e-mail strangloscope@gmail.com

No dia 11, quarta-feira, a abertura será no O Sítio Arte e Tecnologia, na Lagoa da Conceição, com masterclass de Andre Parente e apresentação musical do Duo Mental Shake. O evento é gratuito e tem início às 19h.

Nesta edição, a Strangloscope traz a Florianópolis artistas internacionais e nacionais para exibirem filmes, performances audiovisuais e instalações de cinema expandido de 12 a 15 de setembro no Cinema do CIC. Entre as presenças confirmadas estão os australianos Dianna Barri e Richard Tuohy, do nanolab da Austrália; André Parente; Carlos Adriano; Savio Leite; Azucena Losana; Ligia Teixeira; Francisco Gusso; Wilson Oliveira; Joao Aires; Duo Mental Shake; além dos curadores, produtores e realizadores da Mostra, o Duo Strangloscope.

De 12 a 15 de setembro, as obras instaladas, performances e alguns dos programas estarão sendo exibidos no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), no CIC, além de outras curadorias na sala de cinema do CIC.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 9 de setembro (segunda-feira)

14h às 18h: Oficina de Contact Printing, com Dianna Barrie e Richard Tuohy
Local: Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Sobre: A impressora de contato é uma das ferramentas mais essenciais do cinema. Quase todos os filmes para os quais havia mais de uma cópia foram impressos por contato. No entanto, a contribuição para o cinema da técnica de impressão por contato é, em geral, invisível. Geralmente, a ideia de uma impressora de contato é fazer duplicatas o mais próximo possível do original. No entanto, a impressão por contato é capaz de muito mais do que isso. Ela pode ser uma ferramenta para a criatividade. Existem muitos jogos, convencionais e não convencionais, que podem ser jogados em uma impressora de contatos - até mesmo em um DIY. Neste workshop prático, os artistas de filmes experimentais australianos Richard Tuohy e Dianna Barrie mostrarão como fazer uma impressora de contato DIY a partir de um projetor de 16 mm.

Dia 10 de setembro (terça-feira)

14h às 18h: Oficina de Chromaflex, com Dianna Barrie e Richard Tuohy
Local: Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Sobre: Este workshop levará os participantes passo a passo através de uma emocionante nova técnica de criação de filme DIY de 16 mm. Essa técnica, chamada de Chromaflex, permite cores negativas e positivas seletivamente controladas, e imagens em preto e branco na mesma tira de filme. Além disso, a técnica permite tomar essas decisões de seleção em plena luz com as imagens visíveis. Além de se envolver com uma nova técnica interessante de filme experimental, este workshop é uma ótima oportunidade para aprender em detalhes como a criação com cores funciona.

Dia 11 de setembro (quarta-feira)

Pré-abertura da Mostra
19h15: Abertura da Mostra – Apresentação do programa da 12ª edição e dos trabalhos resultantes das oficinas
19h30: Apresentação do Duo Mental Shake – som de improviso
21h: Masterclass com André Parente: Pré e pós-cinema, circularidades
Local: O Sítio, Arte e Tecnologia
Rua Francisca Luisa Vieira, 53, Lagoa da Conceição

Dia 12 de setembro (quinta-feira)

14h às 19h: Abertura da Mostra
Programa Internacional 1:
Alteridad - Jose Cruzio
Master - Advertising The Earth Radio - Stephen Mcgreevy’s
"Existentia" - Paloma Saldaña
Identity Parade - Gerard Freixes
Nonoko/Kaos No Ma - Michael Lyons
Deeply Absurd - Lucidity Sammy Sayed
Afogamento - Luciano Scherer
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

19h às 22h: Instalação Carlosmagno Rodrigues
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Sobre: Graduado em Artes e Cinema de Animação pela Escola de Belas artes da UFMG, desenvolve trabalho em vídeo desde 1994. Seus trabalhos apresentam uma narrativas autobiográficas onde personagens e situações, com ironia e poética, são construções "randômicas"; de imagem e pensamento mesclando precariedade visual de imagens caseiras, construções iconográficas de inspiração religiosa, política e guerrilheira. Também é designer, crítico e curador pelo Timeline:BHFestival. Trabalha em regime de ateliê aberto sem patrocínio de instituições.

19h às 21h: Programa Carlos Adriano - Exibição dos filmes e debate com o artista
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Filmes:
ST5 A Rotina terá seu Enquanto
Um kino haikai sobre o filme-testamento do mágico de Ozu.
ST3 E para que Poetas em Tempo de Pobreza?
Um manifesto de (in)apropriação sobre a (im)pertinência da poesia em nossos tempos.
ST4 Apesar dos Pesares, na Chuva há de Cantares
Choves; mas, ainda assim, canta.
ST1 Dance of Leitfossil
O improvável duo de um fado para o saudoso convidado.

21h30: Performance Richard Tuohy e Dianna Barrie
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Sobre os artistas: Dianna Barrie é uma cineasta experimental. Ela encontrou seu caminho no cinema como meio termo entre a busca da música abstrata e da filosofia. A superação dos limites na artesania da revelação manual do super 8 levou ao estabelecimento do nanolab com Richard Tuohy e à interseção entre a tecnologia artesanal e o cinema industrial. Essa exploração se estendeu além do trabalho individual até o estabelecimento do Artist Film Workshop, onde o celulóide é adotado e defendido por uma comunidade de praticantes em Melbourne.
Richard Tuohy começou a faz er trabalhos em Super 8 no final dos anos 80. Após um breve hiato no cinema (incluindo estudo formal em filosofia por sete anos), ele voltou ao cinema em 2004. Inicialmente trabalhando exclusivamente no Super 8. Em 2006, juntamente com sua parceira Dianna Barrie, lançou o nanolab, um laboratório de processamento de filmes Super 8 baseado em sua casa em Daylesford, Victoria. Seus filmes e performances cinematográficas foram exibidos em locais como Melbourne IFF, EMAF (Osnabruck), Roterdã IFF, Nova York FF, Ann Arbor e Media City e ele viajou repetidamente pela Europa, América do Norte e Ásia, apresentando programas solo de seu trabalho e realização de workshops experimentais de produção de filmes junto com Dianna Barrie.

Dia 13 de setembro (sexta-feira)

14h às 19h: Programa Internacional 2
Bruma - Paulo Pécora
Gare Paris-Saint-Lazare, 10 Avril 2017, 12h03-12h07 – Pablo-Martín Córdoba
En Transito – Paola Michaels
Transient – Dee Hood
Retorno À Ternura - Victor De La Rocque
Transitions - Aurèle Ferrier
Maarit Suomi-Väänänen - Jalkeilla Taas
Cornucopia - Kent Tate
Estação - Selene Alge
Espectral - Colectivo 22bits
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

19h às 22h: Instalação Link Haters, de Sávio Leite
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

19h às 20h30: Programa Cinema de Prayoga - vanguarda de filmes experimentais na Índia Curadoria de Raju Roychowdhury
Exibição dos filmes e debate com o curador e com o Duo Strangloscope
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Sobre: Cinema de Prayoga é uma abordagem conceitual que situa a história da vanguarda de filmes experimentais na Índia com uma história ancestral da tradição pré-moderna de inovação, transformação e metamorfose defendendo uma hipótese de prática cinematográfica que frequentemente atreve-se a disputar as formas dominantes de expressão fílmica na Índia contemporânea, incluindo a popular e todo-poderosa Bollywood ou o realismo social da New Wave Indiana. Terá a exibição dos filmes:
Video Game (Direção: Vipin Vijay)
Ka (Direção: Amit Dutta)
Vakratunda Swaha (Direção: Ashish Avikunthak)

20h30: Fala de Sávio Leite sobre o processo artístico
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Sobre o artista: Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de Cinema de Animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Nominado três vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Armênia e em diversos outros no Brasil. É curador junto ao grupo de teatro Oficina Multimédia da mostra de Cinema: cultura, arte e poder de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores da Múmia Mostra Udigrudi Mundial de Animação.

21h: Programa Archivo de huellas / Fingerprint file
Curadoria de Francisco Alvarez – Equador
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Sobre: O programa Fingerprint file reúne filmes que falam sobre seres humanos que percebem o trânsito do mundo acontecendo, propondo um perpétuo percurso de imagens e experiências, que se transformam em uma história firme que dialoga com o acontecimento objetivo ao qual chamamos realidade. Terá a exibição dos filmes:
La bala de Sandoval (Direção: Jean-Jacques Martinod.)
Obatala Film (Direção: Sebastián Wiedemann)
Pirâmide Erodida (Direção: Coletivo Los Ingrávidos)
Altares (Direção: Coletivo Los Ingrávidos)
Cinza Verde (Direção: Pablo Mazzolo)
Outliers (Direção: Zoljargal Purevdash)
Hoarders Without Borders 1.0 (Direção: Jodie Mack)

22h: Performance Ecos do Inferno Verde, dos The Japanese Rice Crackers
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Sobre: Lígia Teixeira e Francisco Gusso integram o The Japanese Rice Crackers. Os dois artista curitibanos realizam trabalhos de videoarte e película super 8 e trabalham com performances sonoras e audiovisuais. Seus trabalhos já foram exibidos em museus e galerias.

Dia 14 de setembro (sábado)

14h às 18h: Programa Internacional 3:
Unless You’re Living It - Sarah Bliss
Hidden Memories - Anna Baranska
We Were Hardly More Than Children - Cecelia Condit
Young Woman With A Straw Hat - Muriel Montini
Slower - Kelly Gallagher
Consumação - Alan Langdon
O Paraíso Das Preciosidades Perdidas - Pati Peccin
MyGossip - Kelly Gallagher
DustThouArt - Maria Korporal
Fall - Gioula Papadopoulou
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

18h às 19h: Se me rendo, por quê sigo com a cabeça em direção ao muro?
Instalação da videoarte de Joacélio Batista
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

19h às 22h: Programa Internacional 4:
Noite Azul - Nelton Pellenz
Cosmos Obscura - Kate Balsley
In Film/OnVideo - IgnacioTamarit
Take It Down - SabineGruffat
Limites - Romina Forno Fargo
Calling You - Beth Warshafsky
The DeadSea Scrolls - Steven Woloshen
Timeless Time – Lau Focarazzo
Fehlerhaft - Distruktur
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

14h às 22h: Instalação "Obsolescência Desprogramada", do DUO2x4
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

19h: Programa Strangloscope Transitoriedade 1:
The Divine Way - Ilaria Di Carlo
Dizzy Mess - Vivian Ostrovsky
Never Never Land - Michael Fleming
Brave New World - Sabine Gruffat
Post-Panoptic Gazing - Michael Woods
The Underworld - Jann Clavadetscher
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

20h30: Exibição e debate com os curadores do Programa Bodies in Space
Filmes de Richard Tuohy and Dianna Barrie. Exibição dos filmes e debate com os realizadores com mediação do Duo Strangloscope. Terá a exibição dos filmes:
Etienne’s Hand (2011, 13 minutes, 16mm, Richard Tuohy)
Crossing (Richard Tuohy 2016 16mm 11 min)
Pancoran (2017, 9 minutes, 16mm, Richard Tuohy and Dianna Barrie)
Blendingand Blinding (Richard Tuohy, 11 minutes, 16mm, 2018)
Last Train (Dianna Barrie and Richard Tuohy 12 minutes, 16mm, 2016)
Low Visibility (Richard Tuohy and Dianna Barrie, 11 minutes, 16mm, 2019)
China not China (Richard Tuohy and Dianna Barrie, 14 minutes, 16mm, 2018)
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Dia 15 de setembro (domingo)

14h às 18h: Programa Internacional 5:
Cease Susurrating - Ye Mimi
Sensesof Time - Wenhua Shi
Thinya – Lia Letícia
Imampesmu da vampevam/I Have a Song to SingYou - Zoe Aiano
Água Forte - Mónica Baptista
Movimiento Continuo - Mauricio Freyre
Hiatus - Vivian Ostrovsky
Antler - Atoosa Pour Hosseini
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

18h às 22h: Programa Internacional 6:
Unfold - John Graham
Merry-Go-Round - Ihor Podolchak
Urutan - Jeroen Cluckers
The StreamIx - Hiroya Sakurai
Being - John Graham
Eidolon - Jeroen Cluckers
Shambala - Eric Souther

14h às 22h: Instalação Obsolescência Desprogramada, do Duo 2x4
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

19h: McLuhan, mídia e materialidade: Estendendo o cinema experimental
Palestra do Prof. Dr. Wilson Oliveira Filho
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

20h: Programa Strangloscope Transitoriedade 2
Exibição e debate com os curadores Duo Strangloscope
Terá a exibição dos filmes:
Dreamland - Allan Brown
Xctry - Bill Brown
Vienna & Linesof Force - Dan Browne
Landscape For A Person - Florencia Levy
In Platons Höhle? - Johannes Gierlinger
Ditët e Luftës (Daysof War) - Alex Faoro
Landscape becoming Landscape - Pamela Breda
Rosa - Saif Alsaegh
Local: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

21h15: Performance Azucena Losana Troco
Performance fílmica: filme de 35mm e filme 16mm com intervenção e música ao vivo
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)

21h30: Performance de encerramento - Jam session de projetores e músicos
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
12ª edição da Mostra Strangloscope de cinema experimental


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga
até 26 Outubro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 28 Outubro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar