FaceBook Instagram Twitter


2º Festival de Choro da Primavera de Florianópolis terá oficinas, palestras e apresentações gratuitas



Quando: de 16 a 20 de outubro
Onde: em frente à Capela de São Sebastião
Endereço: Rua da Capela - Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1133189603558109

O 2º Festival de Choro da Primavera de Florianópolis ocorre de 16 a 20 de outubro de 2019 na praia do Campeche. O palco será montado na Rua da Capela (em frente à Capela de São Sebastião) para receber palestras, práticas de conjunto, atrações nacionais e muitas rodas de Choro.

São 5 dias de programação gratuita e aberta ao público! Vai rolar muita música boa, atrações nacionais, práticas de bandão, rodas de choro, chopp gelado e comidinhas especiais.

O Festival traz à Ilha grandes nomes do Choro no Brasil e reúne chorões e choronas de diversos estados para um evento de muita música!

Nomes consagrados da Escola Portátil de Música do RJ e do Instituto Casa do Choro, como Luciana Rabello, Mauricio Carrilho e Amélia Rabello, desembarcam em Floripa para ministrar oficinas, práticas de conjunto e muito mais! Além de atrações musicais do Paraná e Rio Grande do Sul que somam a agenda de apresentações. O Festival terá Rodas de Choro todos os dias após as apresentações.

Neste ano, novamente, a feira de gastronomia e artesanato do Coletivo Nexo integra a programação do festival, nos dias 19 e 20 de outubro (sábado e domingo), das 14h às 19h. Além dos super shows, chopp gelado, cozinha especial, você ainda confere diversos expositores com propostas e produtos incríveis para te oferecer!

O Festival promovido pela Escola Portátil de Música de Florianópolis, Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro e o Simpozio Cultural é um grande momento para o intercâmbio de experiências sobre o Choro, propiciando a troca de informações sobre o que acontece de mais atual em relação ao gênero trazendo professores e músicos que são referência no estilo.

Oficinas
Simpozio Cultural (Rua Huberto Rohden, 274 - Campeche)
Inscrição: www.epmfloripa.com.br/FESTIVAL-INSCRICOES
O valor da inscrição dá direito à participação em 01 (uma) das Oficinas de sua escolha e à Prática de Bandão
- Luciana Rabello: Cavaquinho
- Maurício Carrilho: Violão
- Amélia Rabello: Canto
- Aquiles Moraes: Instrumentos de Sopro
- Marcus Thadeu: Percussão

Apresentações/palestras - gratuitas e abertas ao público
Rua da Capela (em frente à Capela de São Sebastião)
Palestras e Outras Atividades:
- Everson Moraes e Aquiles Moraes (Cordeiro/RJ): Masterclass de Trombone e Trompete no Choro
- Mathias Pinto (Porto Alegre/RS): Experiência da Oficina de Choro Porto Alegre (RS)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

16/10 - QUARTA

RUA DA CAPELA:
14:30 - Recepção dos Alunos e retirada dos Kits
20:00 - Apresentação: Sexteto Gaúcho (RS)
21:00 - Roda de Choro

17/10 - QUINTA

SIMPOZIO:
09:30 - Oficinas de Instrumentos e Canto
12:30 - Almoço

RUA DA CAPELA:
14:30 - Ensaio Bandão
17:00 - Intervalo
17:30 - Palestra: Oficina de Choro de Porto Alegre (Mathias Pinto)
18:30 - Apresentação: Lucas Melo e Lucas Miranda (PR)
19:30 - Roda de Choro

18/10 - SEXTA

SIMPOZIO:
09:30 - Oficinas de Instrumentos e Canto
12:30 - Almoço

RUA DA CAPELA:
14:30 - Ensaio Bandão
17:00 - Intervalo
17:30 - Apresentação: Breno Ruiz (SP) e Miguel Rabello (RJ)
18:30 - Apresentação: EPM Floripa (SC)
19:30 - Roda de Choro

19/10 - SÁBADO

SIMPOZIO:
09:30 - Oficinas de Instrumentos e Canto
12:30 - Almoço

RUA DA CAPELA:
14:30 - Ensaio Bandão
16:30 - Intervalo
19:30 - Apresentação: Professores do Festival Luciana Rabello, Mauricio Carrilho, Amélia Rabello e convidad@s (RJ)
20:30 - Roda de Choro

20/10 - DOMINGO

SIMPOZIO:
09:30 - Oficinas de Instrumentos e Canto
11:00 - Masterclass: Sopros no Choro (Evers on e Aquiles Moraes)
12:30 - Almoço

RUA DA CAPELA:
14:30 - Apresentações: Canto no Choro e Bandão do Festival
17:30 - Choro na Gafieira do Festival com Everson & Aquiles Moraes e Professores do Festival (RJ)
19:00 - Roda de Choro

Saiba mais sobre os músicos:

SEXTETO GAÚCHO
Grupo foi formado em 2012 por músicos que se conheceram nas rodas de choro da capital do Rio Grande do sul, o Sexteto Gaúcho une a sonoridade tradicional dos conjuntos brasileiros de choro ao sotaque gaúcho de fazer música. Com arranjos e execuções cheias de energia, o Sexteto passeia entre o repertório clássico do choro, mesclando com composições de seus próprios integrantes.
Em 2019 lançou seu primeiro disco, Bicho Solto, gravado em outubro de 2018 no Estúdio Soma em Porto Alegre. Para esse registro, o grupo escolheu fazer tudo ao vivo, em roda, da forma mais espontânea possível, com arranjos orgânicos, fazendo a melodia dançar entre os solistas do grupo. Um disco cheio de energia e verdade. São 8 músicas autorais que passeiam entre as principais danças do choro como polcas, valsas, sambas e até mesmo um frevo.
O Sexteto Gaúcho conta agora com nova formação, com a entrada do músico Matheus Kleber (acordeon e piano). Completam o grupo Alexandre Susin (cavaquinho), Elias Barboza (Bandolim), Guilherme Sanches (Pandeiro), Lucian Krolow (Flauta) e Mathias Pinto (Violão 7 cordas).

LUCAS MELO E LUCAS MIRANDA
O duo formado pelos músicos Lucas Melo (violão de 7 cordas) e Lucas Miranda (cavaquinho) destaca-se no cenário musical da capital paranaense, principalmente nos núcleos de choro e samba. Autênticos representantes da nova geração de chorões curitibanos, o duo tem sido requisitado para apresentações nos principais teatros e espaços culturais da cidade.
Desde a formação do duo em 2102, participam de vários grupos e projetos musicais diversos, e ambos atuam no tradicional Co njunto Choro e Seresta, regional de choro mais tradicional de Curitiba com 45 anos de existência. Em
2015 o duo grava o CD “Papo de Xará”, trabalho que foi bastante elogiado pela crítica especializada, e que teve a participação de Isaías Bueno, Israel Bueno e Milton Mori.
O choro e seus subgêneros são a base musical desse duo, mas também trazem influências de outros estilos como o jazz e a bossa nova. Em seus shows, trazem temas do cancioneiro popular e autorais, além de músicas de compositores paranaenses de choro, tais como Janguito do Rosário e Ernesto Cordeiro.

BRENO RUIZ E MIGUEL RABELLO
Um duo intimista de violão (Miguel Rabello - RJ), e piano (Breno Ruiz - SP). A jovem dupla vem até a Ilha da Magia para apresentar seu show "Diferente".
Com canções construídas a partir da parceria em comum com o veterano Paulo César Pinheiro, os músicos realizam um diálogo de gerações e passeiam por um Brasil profundo através de seus choros, ranchos, modinhas, lundus, toadas e outros gêneros próprios do universo musical com que se comprometem, fazendo dos aspectos que compõem a História, as histórias e o imaginário popular – as lendas e os credos do povo, seu jeito de ser, sentir e existir – o tema das canções desse show, contribuindo para traduzir e valorizar a singularidade da identidade brasileira.

ORQUESTRA DE CHORO CAMPECHE
Um grupo composto por estudantes de música da EPM (Escola Portátil de Música) de Florianópolis, sediada no Simpozio Cultural (Campeche), sendo coordenada pelo bandolinista Geraldo Vargas.
Além da execução de arranjos, a Orquestra dedica-se ao estudo de melodias e harmonias no universo rítmico do Choro dentro do repertório de grandes compositores do estilo e ensaia semanalmente o repertório de arranjos elaborados para sua formação que inclui Bandolins, Cavaquinhos, Violões, Flautas, Clarinetes, Acordeom e Percussão.
A Orquestra já realizou dezenas de apresentações nas comunidades de Florianópolis mostrando a importância do aprendizado da música brasileira e difundindo o Choro ao público que hoje não possui acesso a esse estilo musical tão rico e importante para a cultura nacional.

2º Festival de Choro da Primavera de Florianópolis terá oficinas, palestras e apresentações gratuitas


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 12 Novembro 2019 Inscrições para 3,3 mil vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 23 Novembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 25 Novembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar