FaceBook Instagram Twitter


Concurso de Músicas de Carnaval de Florianópolis 2020



Quando: 19 e 20 de fevereiro, às 19 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes promove a 19ª edição do Concurso de Músicas de Carnaval de Florianópolis 2020.

O Concurso Carnavalesco de Marchinhas e Marchas-Rancho de Florianópolis acontece anualmente com o intuito de fomentar e valorizar a produção musical catarinense, lançando novos músicos, novos compositores e proporcionando intercâmbio entre os profissionais do ramo.

CATEGORIAS

O concurso terá em sua composição duas categorias: Marchinhas e Marchas-Rancho, sendo um dos mais significativos eventos musicais de Florianópolis, que compreenderá músicas de composição inéditas, que não tenham sido gravadas e remasterizadas de outras composições.

Marchinhas: A marchinha é um tipo de música que tem uma cadência que lembra as músicas tocadas pelas fanfarras militares, daí o nome marcha. Com letras alegres, porém carregadas de reflexões, eram as marchinhas que embalavam os folguedos de rua e de salão do Carnaval durante quase todo o século XX no Brasil. Por norma deste concurso, as composições das marchinhas deverão ser em até 16 linhas.

Marcha-Rancho: A marcha-rancho é um tipo de música que traz o sentido de caminhar com ritmo, como na marcha, porém com linha melódica mais elaborada e andamento mais lento. Por norma deste concurso, as composições das marchas-rancho deverão ser em até 20 linhas.

INSCRIÇÕES

As inscrições acontecerão de 14 a 31 de janeiro de 2020, e as fichas de inscrição e demais documentos pertinentes deverão ser entregues na Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, nº 58, Centro de Florianópolis, no horário das 13h às 18h.

Poderão se inscrever compositores que comprovem residência na Grande Florianópolis de no mínimo 2 anos e maiores de 18 anos. Cada participante (compositor, intérprete ou grupo) poderá se inscrever com no máximo 2 com posições em cada categoria. O edital para os interessados neste concurso se encontra na página da Fundação Franklin Cascaes.

SELEÇÃO E PREMIAÇÕES

Dentre todas as músicas inscritas, serão pré-selecionadas 24 composições. Destas, doze composições de Marchinha e doze composições de Marcha-Rancho. A comissão organizadora divulgará as composições selecionadas no dia 07 de fevereiro no Diário Oficial do Munícipio e também na home page da Fundação Franklin Cascaes.

Os ensaios dos pré-selecionados acontecerão no Teatro da Ubro nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 19h às 22h, conforme sequência do sorteio realizado no dia 14 de fevereiro. A ordem do ensaio será a mesma da apresentação, a fim de familiarizar os técnicos de som com a dinâmica do espetáculo.

A apresentação e escolha das marchinhas ganhadoras serão realizadas em dois dias próximos ao início do carnaval, 19 e 20 de fevereiro, ambas no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis, com início para às 19 horas.

No primeiro dia do concurso se apresentarão todas as 24 composições pré-selecionadas. Para a grande final serão escolhidas apenas seis composições de cada uma das categorias.

Ao total serão oito premiações, quatro para cada categoria. De caráter competitivo, o concurso premiará três marchinhas e um cantor melhor intérprete de marchinha e três marchas-rancho e um cantor melhor intérprete de marcha rancho.

As músicas classificadas poderão ser utilizadas pela Comissão Organizadora com fins de execução pública para divulgação ou transmissão do evento via rádio, TV ou Internet.

Confira a programação completa dos blocos de rua do Carnaval de Florianópolis 2020

CRONOGRAMA

14 a 31/01 - Inscrições

03 a 07/02 - Pré-Seleção (Análise)

07/02 - Resultado da Pré-Seleção

10 a 11/02 - Período de Recursos

13/02 - Resultado dos Recursos

14/02 - Sorteio das sequências das músicas

17 e 18/02 - Ensaio no Teatro da UBRO

19/02 - 1º Dia do Concurso no TAC

20/02 - 2º Dia - Final do concurso no TAC
Concurso de Músicas de Carnaval de Florianópolis 2020


Categorias: Carnaval 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Fevereiro 2020 Inscrições para oficina gratuita de Linguagens em Pintura
até 17 Fevereiro 2020 Udesc abre inscrições para aulas gratuitas de musculação


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar