FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Educação / Cursos
Coletivo Kurima realiza 6º Reflexões sobre o 13 de Maio com atividades culturais gratuitas



Quando: de 9 a 12 de maio, 25/05 e 27/07
Onde: CFH e CCE, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/408990846168025

O Coletivo Kurima Estudantes Negras e Negros da UFSC realiza o VI Reflexões sobre o 13 de Maio – Descolonizando o Pensamento, de terça-feira a sexta desta semana, de 8 a 13 de maio, com continuação nos dias 25 de maio e 27 de julho de 2017. Estão previstas diversas atividades culturais no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os eventos são abertos ao público. Confira a programação.

A ação será realizada em referência a data histórica da Abolição da Escravatura no Brasil – 13 de maio 1888, memória de momento importante para a vida de africanos e seus descendentes afro-brasileiros. O objetivo é promover intervenções e dar visibilidade à crítica, à data tida como da “definitiva finalização e ausência” de: exploração, liberdade, direitos, torturas e mortes a um povo explorado e violentado por outro e que ainda o é.

O evento tem como proposta da participação de docentes e discentes nas rodas de conversas e propostas de ensino como debate em sala sobre os filmes que serão instalados como proposta performática de como lidar com a 10.639/03, oficinas abertas para estudantes e rodas de conversa com temática específica.

O Coletivo, que completa também neste 13 de maio seis anos, foi criado por estudantes negros e negras da UFSC que sentiram necessidade de abordar temas referentes ao negro no Brasil e os contextos que afetaram o seu dia-a-dia na universidade. A primeira reunião ocorreu em 13 de maio de 2011, no CFH. Desde a sua fundação, o Coletivo Kurima tem buscado fortalecer os conhecimentos sócio-políticos, históricos, culturais e artísticos da África e dos afro-brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

09/05 - terça–feira

7h30min, 13h30min e 18h30min - Performance “Para Quem Quiser Descolonizar o Pensamento” – Instalação performática construída pelo Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro, Coletivo Kurima, estudantes colaboradores da graduação e pós graduação UFSC. Coordenação Roberta Lira.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

10h10min - Abertura da ação e da exposição “Ensaio Fotográfico: A Beleza de Nossos Corpos Negros” – Projeto Dossiê Kurima – Estética Negra. Fotografia: Diana Souza, Design Gráfico: Léo Rosa, Coordenação Geral: Roberta Lira. Intervenções artístico culturais, exibição de curta da exposição e roda de conversa.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

14h e 16h - Poéticas Diaspóricas oferece o minicurso das 13h30 às 15h30 “Rompendo Silenciamentos: diálogos entre a literatura afro-alemã e afro-brasileira” Ministrante: Tradutora e mestranda Jessica Oliveira.
- Local: sala Hassis, bloco B – CCE/UFSC.

16h às 18h - “Contação de Histórias do Sul da Nigéria” Ministrante: Tradutor e doutorando Fabrício Cassilhas.
- Local : sala Hassis, bloco B – CCE/UFSC.

18h30min - Oficina/Instalação artística no CFH, como Coletivo Kurima. Atividade com estudantes das disciplinas das disciplinas de Ética Teatral e Teatro de Animação do curso de Artes Cênicas, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), coordenada pela professora, artivista-militante-estudante do referido curso Roberta Lira.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

20h30min - Direitos negados e ensino eurocentrado. Oficina e curtas com estudantes e professores das turmas do CFH e outros centros com Coletivo Kurima e convidados.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

10/05 - quarta–feira

Oficina e curtas. E o racismo institucional em sala de aula pode? Por que ainda existe tão livre? #meuprofessorracista – depoimentos. Rodas de conversas e performances artísticas. Atividades com estudantes e professores.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

19h30min - Sarau do Poéticas Diapóricas. Presença das escritoras e estudantes da pós graduação UFSC Nana Martins e Mariana Queiroz – microfone aberto.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

11/05 - quinta–feira

Oficina Epistemicídio, Epistemologia africana, afro-brasileira, das diásporas e a necessária diversidade epistemológica no ensino da UFSC. Atividades com estudantes e professores das turmas – roda de conversa. Coletivo Kurima e Convidados.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

12/05 – sexta–feira

19h30min - Cine Paredão com Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro e Coletivo Kurima – Exibição com Jorge Roger estudantes de Cinema (UFSC) - Roda de Conversa.
Filme: Compasso de Espera (1973)
Direção: Antunes Filho.
- Local Hall das salas de aula do CFH.

25/05 – quinta–feira

18h30 - Abertura com Performance “Por que Refletir o 13 de Maio e Descolonizar o Pensamento?” com Vozes de Zambi: Expressão Vocal e Consciência Negra (UFSC).

20h - Espetáculo Preta-à- Porter com o Coletivo Negras Experimentações Grupo de Arte (NEGA/UDESC).
- Local: Centro de Artes Cênicas da UFSC

20h30 - Roda de conversa com Coletivo Kurima, Coletivo NEGA, Vozes de Zambi, estudantes do Curso de Artes Cênicas e público em geral.
- Local: Prédio D do (CCE) - sala caixa preta – térreo.

27/07 – sábado

Djumbaizão – confraternização e gravação de documentário com estudantes negros brasileiros, intercâmbistas africanos e de suas diásporas.

Realização: Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSF e Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro.
Parceria: Poética Diaspórica (CCE), Coletivo NEGA, Cine Paredão, CFH/ UFSC.
Apoio: UFSC, SINTUFSC, Nelool (CCE), Curso de Artes Cênicas -UFSC. Coletivo Kurima realiza 6º Reflexões sobre o 13 de Maio com atividades culturais gratuitas

Categorias: Educação / Cursos, Programação
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
até 25 Julho 2017 Conferência de Patrimônio Cultural em Risc... >> Educação / Cursos
até 29 Julho 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 15 Setembro 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
até 18 Setembro 2017 Inscrições para A Noite É uma Criança – 16... >> Dança
até 01 Outubro 2017 Projeto literário de âmbito nacional "... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar