FaceBook Instagram Twitter


Projeto "Renda-se à Moda" promove encontros mensais de arte e artesanato no Mercado Público



Quando: 09 Agosto 2019, sexta-feira, das 10h às 16h
Onde: Mercado Público - Centro
Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 - Centro
Quanto: Gratuito

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes promove o projeto “Renda-se à Moda: Cultura, Arte e Artesanato” com encontros gratuitos no entrono do Mercado Público de Florianópolis.

Os encontros acontecem de junho a dezembro de 2019, uma vez ao mês, sempre na segunda sexta-feira do mês, das 10h às 16h, conforme datas já programadas (veja o cronograma abaixo).

O projeto pretende fomentar e fortalecer Políticas Públicas permanentes para o desenvolvimento da Moda e do Artesanato de referência, objetivando reunir pessoas interessadas seja para produzir, comercializar, como também para consumir.

A edição de junho do Renda-se à Moda acontece no próximo dia 21/06, das 10h às 16h, e conta com a parceria do curso de moda da UDESC e CEART. A Escola Livre de Artes (ELA) terá um espaço com a divulgação para as atividades que desenvolve voltadas a arte e ao artesanato.

Em Florianópolis a renda de bilro tem grande expressão e relevância em nosso artesanato, pois há anos vem sendo disseminada nas regiões pesqueiras e também no Centro da cidade. Faz sentido o ditado português “Onde há rede há renda”.

Sendo assim tornou-se significativo o papel da Fundação Franklin Cascaes na intervenção neste contexto com ações e projetos que possibilitem a valorização, a divulgação e a comercialização da renda de bilro.

A ideia de maior destaque se dá para o fomento da cultura local e a permanência desta tradição, para que o ofício da renda e também do fuxico proporcione rentabilidade e visibilidade.

Esse artesanato vem a pensar a sua produção na contemporaneidade de maneira estratégica e atrativa, onde se agregue novos usos e valor a esses fazeres artesanais, bem como a sua continuidade tão significativa para Florianópolis.

Neste dia contaremos com uma programação bem interessante com oficina de piques de renda de bilro, oficina de ponto básico de fuxico e a famosa Roda de Rendeiras e Ratoeiras e oficina de customização com renda de bilro e fuxico.

Vale lembrar que o fuxico hoje em dia tem ganhado espaço nas comunidades, uma delas no Morro do Céu e demais artesãs que se empenham nesta arte. Apareça e encante-se com as lindas rendas e fuxicos de nossas Rendeiras e Fuxiqueiras!

Programação da edição de junho:
- Oficina de renda de bilro
- Oficina de ponto de fuxico básico
- Roda de Rendeiras e Ratoeiras
- Oficina de customização com renda de bilro e fuxico

Em julho (12/07) haverá uma programação com oficina de piques de renda de bilro, oficina de ponto básico de fuxico e a famosa Roda de Rendeiras e Ratoeiras. Nesta edição terá também oficina de artefato de bilro (confecção de bilro em madeira) e a oficina de almofada e piques de renda de bilro.

Cronograma:
Junho 21, das 10h às 16h
Julho 12, das 10h às 16h
Agosto 09, das 10h às 16h
Setembro 13, das 10h às 16h
Outubro 25, das 10h às 16h
Novembro 08, das 10h às 16h
Dezembro 13, das 10h às 16h



Projeto "Renda-se à Moda" promove encontros mensais de arte e artesanato no Mercado Público


Categorias: Programação, Educação / Cursos
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Julho 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 21 Julho 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 21 Julho 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar