Quando: 4 e 5 de abril (sexta e sábado), às 20 horas
Onde: Espaço I - CEART, Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi Quanto: Gratuito Evento no FB: www.facebook.com/events/736379749715514
O grupo Territórios Tectônicos esta de volta com seu espetáculo "Apostando na Comandante da Poeira". Com direção de Stephan Baumgärtel, o espetáculo será apresentado no Espaço I - CEART da Udesc, nos dias 4 e 5 de abril (sexta e sábado), às 20 horas. A entrada é gratuita. Sujeito a lotação. Senhas podem ser retiradas uma hora antes no local.
A montagem recebeu o prêmio Myriam Muniz 2012 da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e contou, em sua fase final, com o apoio do Edital de Ocupação da Casa das Máquinas da Fundação Franklin Cascaes.
Apostando na Comandante da Poeira é um texto da autora norte-americana Suzan Lori-Parks, a primeira mulher afro-americana a ganhar o Prêmio Pulitzer (2002), prêmio literário mais importante dos EUA. A montagem da companhia Territórios Tectônicos, com direção de Stephan Baumgärtel, marca a estreia da autora no Brasil.
Sinopse
Um casal está lembrando seu passado e lembrando-se nos mostra seu presente. Juma e Féfis dançam uma ciranda de estados afetivos e de vontades contrárias. Eles repetem e revisitam seus passos, revelando nas variações seus laços mais profundos. Por meio de cenas curtas que se transformam abruptamente, a peça apresenta a luta de cada um por autoestima e por uma sobrevivência afetiva, revela sua relação ambígua com o machismo cotidiano e sugere reflexão sobre as f
orças que moldam o desejo melodramático de permanecerem juntos enquanto casal. A encenação investe em um realismo teatralizado que dialoga com a memória audiovisual brasileira e inclui a presença do espectador em sua estética cênica.
Sobre Cia. Territórios Tectônicos
Criado em março de 2012, o grupo é formado pelo professor Stephan Baumgärtel, docente do Departamento de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Mayana Marengo e Thaís Carli, um coletivo de artistas pesquisadores que atuam na área das artes cênicas através de espetáculos, formação artística e pesquisas acadêmicas. Tem o foco da sua pesquisa na intervenção urbana performática, desenvolvendo estudos e ações performáticas na cidade de Florianópolis.
Ficha técnica
Texto: Suzan Lori-Parks
Tradução: Stephan Baumgärtel
Direção: Stephan Baumgärtel
Assistente de direção: Mayana Marengo
Elenco: Márcio Scolmeister e Rachel Chula
Preparadora psicofísica: Mayana Marengo
Cenografia: Fernando Marés/Stephan Baumgärtel/Giorgio Filomeno
Figurino: Fátima Lima
Iluminação: Mário César Coelho Gomes
Produção: Luanda Wilk
Material Gráfico: Camila Petersen
Fotografia: Marina Borck
Edição audiovisual: Wilmar Soaki Ramos
|