FaceBook Instagram Twitter


Obra de Schwanke é tema do Gerações Masc de agosto



Quando: 11 Agosto 2016, quinta-feira, às 15 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1451593814866167

A 14ª edição do Gerações Masc - Museu em Movimento terá um bate-papo sobre a obra do artista plástico joinvilense Luiz Henrique Schwanke, com a participação da professora doutora Rosangela Miranda Cherem, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A conversa intitulada De-morar no arquivo de Luiz Henrique Schwanke ocorrerá no dia 11 de agosto, às 15h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita. O projeto é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).

A partir de dois trabalhos feitos ainda na década de 1970 e constantes no acervo do Masc, o objetivo da palestra é abordar os principais aspectos que constituem o gesto deste artista, reconhecendo, sobretudo, como o ornamento e a seriação, a simetria e a expressão sensível se desdobraram em suas obras posteriores. Para fundamentar este raciocínio, serão consideradas duas interlocuções: uma baseada nas obras de Michel Foucault, Georges Didi Huberman e Jacques Derrida.

Sobre Luiz Henrique Schwanke

Entre as décadas de 1970 e 1980, Luiz Henrique Schwanke (1951 - 1992) construiu uma produção vasta e vigorosa com cerca de 5 mil peças entre desenhos, pinturas, instalações, esculturas e projetos, recebeu mais de 30 prêmios nacionais e participou de inúmeras exposições individuais, coletivas e salões, possuindo obras em museus de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre Rosangela Miranda Cherem

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (1998) e em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Rosangela Miranda Cherem é professora associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc) e coordenadora do Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem-acontecimento. Orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; e, atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade.
Obra de Schwanke é tema do Gerações Masc de agosto


Categorias: Agosto 2016
Tags: Museus, Arte
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar