FaceBook Instagram Twitter


Mostra Povos e Territórios do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.Doc



Quando: de 29 de novembro a 16 de dezembro, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Entre 29 de novembro e 16 de dezembro, a Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em parceria com o curso de cinema da Unisul, recebe parte da programação da Mostra Planeta.DOC.

Em sua quinta edição, o festival internacional de cinema socioambiental tem como temática povos e seus territórios. As sessões são gratuitas e começam sempre às 20 horas.

Confira a programação completa no CIC:

29 de novembro de 2018, às 20h (quinta-feira)
A Última Chamada
Direção: Enrico Cerasuolo
Gênero: Documentário
País: Itália
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O filme conta a história de um dos livros ambientais mais controversos e inspiradores de todos os tempos. os autores de “The Limitstogrowth” fornecem uma visão provocativa sobre as razões da crise mundial diante de um crescimento sem limites. ainda há tempo para uma última chamada?

30 de novembro de 2018, às 20h (sexta-feira)
Amazônia - O Despertar da Florestania
Direção: Christiane Torloni e Miguel Przewodowski
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 106 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: A partir do resgate de personagens históricos e depoimentos de representantes dos mais diversos segmentos, o documentário discute como a floresta amazônica e toda a questão ambiental têm sido tratados no Brasil desde o início do século XX. Essa confluência nos conduz ao conceito da florestania, o código genético de nossa identidade social.

01 de dezembro de 2018, às 20h (sábado)
Uma Noite de Doze Anos
Direção: Álvaro Brechner
Gênero: Drama
País: Argentina/Espanha/Urugai
Duração: 105 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Três homens são submetidos a um experimento por uma ditadura militar com um único propósito: um caminho em direção à loucura. Trancados em pequenas masmo rras sem luz ou comida, incapaz de falar ou dormir, os reféns travam uma batalha para escapar de uma realidade além dos limites da imaginação.

02 de dezembro de 2018, às 20h (domingo)
Dedo na Ferida
Direção: Silvio Tendler
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em tempos sombrios, em que o mundo se depara com a perda progressiva de direitos sociais e com o ressurgimento de movimentos de extrema-direita, o documentário “Dedo na Ferida”, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, se afirma como um filme incomodamente atual. Com a precisão de um olhar lapidado em mais de 80 obras de cunho histórico e social, o diretor trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos, em uma conjuntura onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social.

08 de dezembro de 2018, às 20h (sábado)
América Armada
Direção: Alice Lanari, Pedro Asbeg
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Ameaçadas de morte, três pessoas no Brasil, Colômbia e México resistem à violência usando armas como a informação, a conscientização e o afeto. Três países, muitas vidas, unidos pela opressão.

09 de dezembro de 2018, às 20h (domingo)
Pantanal, A Boa Inocência de Nossas Origens
Direção: IzabellaFaya, Eduardo Nunez
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 74 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O dia a dia de moradores da maior planície alagada do mundo, no coração da América do Sul, um dos locais mais desafiadores para o ser humano. Partindo do olhar dos personagens, vamos entender melhor o frágil equilíbrio entre homem e natureza num lugar onde é impossível não entender que somos parte de algo muito maior, no qu al o movimento das secas e das enchentes determina a forma de viver.

13 de dezembro de 2018, às 20h (quinta-feira)
Belo Monte: um ano após a inundação
Direção: Todd Southgate*
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Belo Monte tem sido um para-raios de controvérsia ao longo dos últimos 30 anos de insistência na construção da central hidroelétrica pelo governo. Depois da Inundação, compara as muitas promessas feitas pelo governo federal e pelas empreiteiras durante as negociações para a construção da barragem com a situação atual, através de entrevistas com os moradores da região, ativistas e povos indígenas.
*Bate papo com o diretor após o filme

14 de Dezembro de 2018, às 20h (sexta-feira)
Buscando Sentido
Direção: NathanaëlCoste, Marc de laMénardière
Gênero: Documentário
País: França
Duração: 87 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O documentário conta a história de dois amigos de infância, Marc e Nathanaël, que decidiram largar tudo para iniciar uma jornada em busca da solução dos questionamentos sobre os caminhos do mundo. A jornada dos jovens pelos continentes serve para que eles repensem sua relação com a natureza, com a felicidade e com o sentido da vida

15 de dezembro de 2018, às 20h (sábado)
Ser tão velho cerrado
Direção: André D'Elia
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 106 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Os moradores da Chapada dos Veadeiros, preocupados com o fim do Cerrado em Goiás, procuram novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente em que vivem. O desafio, agora, é conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto. Para isso, a comunidade científica, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente in iciam um diálogo delicado, mas necessário.

16 de dezembro de 2018, às 20h (dezembro)
Híbridos: Os espíritos do Brasil
Direção: Vincent Moon, Priscilla Telmon
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 88 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Um estudo experimental e etnográfico sobre os cultos religiosos do Brasil contemporâneo. Conheça os laços fraternos entre curandeiros, xamãs, místicos, devotos e iniciados.
Mostra Povos e Territórios do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.Doc


Categorias: Novembro 2018
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar