FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2013
"História de Lenços e Ventos” - Festival Palco Giratório Sesc



Quando: 06 Setembro 2013, Sexta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro
Quanto: Gratuito

O espetáculo infantojuvenil "História de Lenços e Ventos”, do Teatro Ventoforte (SP) estará em cartaz nesta sexta-feira, às 20 horas, no TAC, na programação do Festival Palco Giratório. A peça traz uma narrativa comovente, uma lição de solidariedade, em que um pequeno papel – uma espécie de Dom Quixote moderno, defensor da paz e da liberdade – e seus amigos lutam contra as injustiças, buscando salvar a protagonista Azulzinha das mãos de um tirano, o Rei Metal Mau.

O espetáculo deu origem ao Ventoforte. Nasceu em 1974 e foi considerado divisor de águas no gênero para crianças no Brasil. Há nele símbolos da busca da liberdade de expressão, em uma linguagem em que são animados apenas lenços, panos, papéis, metais e uma página de jornal… Azulzinha, lenço azul num quintal, se deixa levar pelo vento e será presa por soldados… O personagem "papel” vai à sua procura. Não consegue entrar no castelo medieval e é queimado. Todos os lenços que esvoaçam pelos quintais são presos. Mas atores e público recriam o Papel com um coração de metal. Ele luta. Liberta azulzinha e os 300 lenços que estão em cena. Eles juntos são um dragão. Que sai voando. De volta ao quintal ou à liberdade.

O Ventoforte existe há quase 40 anos. Nasceu no Rio de Janeiro durante a ditadura militar e sempre falou para crianças (e todos que não deixaram de serVentoforte crianças). O grupo mistura a cultura popular a poesias, como a de Lorca, Victor Hugo, Brecht, Suassuna, Graciliano e Oscar Wilde. Ganhou mais de cem prêmios pelo ineditismo no uso dos bonecos, das metáforas; e por falar de fome, indiferença e egoísmo para crianças. O Vento vem de uma corrente da Educação Através da Arte.

O espetáculo é encenado por Ilo Krugli, homenageado desta edição do circuito nacional Palco Giratório. No sábado, às 18 horas, ele e o grupo Ventoforte participam do Debate Pensamento Giratório no Sesc Florianópolis Prainha.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados na semana que antecede a sessão, na Central de Atendimento do Sesc Florianópolis (Prainha) ou na bilheteria do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Também serão distribuídos uma hora antes do evento, no local da apresentação, mediante disponibilidade. "História de Lenços e Ventos” - Festival Palco Giratório Sesc

Categorias: Setembro 2013
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 29 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
até 30 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
até 31 Maio 2017 Bem-Estar Animal retoma castração gratuita... >> Especiais / Outros
até 03 Junho 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
até 05 Junho 2017 11ª Semana Acadêmica de Letras da UFSC >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar