FaceBook Instagram Twitter


Exibição do filme "A viagem do Capitão Tornado"



Quando: 30 Setembro 2013, segunda-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

"A viagem do Capitão Tornado" (Il viaggio di Capitan Fracassa)
De Ettore Scola, França/Itália, 1990. 132min. Fantasia. Livre.
Com Vincent Perez, Emmanuelle, Béart Massimo Troisi, Ornella Muti.

Com uma rede nacional de exibição cinematográfica, o SESC promove o acesso gratuito a um acervo numeroso de obras fundamentais da cinematografia nacional e internacional. Grandes diretores e grandes filmes, temáticas diversas, gêneros e formatos os mais variados compõem esse que é um dos maiores projetos de valorização e difusão do cinema no país.

Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, às 19h, o projeto CineSesc realiza mais uma sessão, com a exibição do filme "A viagem do Capitão Tornado" (Il viaggio di Capitan Fracassa), de Ettore Scola, França/Itália, com Ornella Muti como atriz principal. O evento será realizado na Fundação Badesc, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Gratuito e aberto ao público.

Mais uma adaptação da obra de Théophile Gautier para o cinema. Um filme mágico que trata de uma época de declínio da commedia dell’arte pela Europa, inserindo o espectador no clima onírico e teatral daquelas mambembes apresentações, com cenários e fotografias quase-fellinianos em sua beleza e fantasia.

O filme gira em torno de uma trupe de atores que, a caminho da corte em Paris, é acolhida e m uma noite tempestuosa em um castelo de um Barão falido (Vincent Perez), que prontamente se junta a eles nessa jornada, e acaba por se transformar em um deles, com o tempo – algo muito comum na época, com nobres falidos trazendo algo de cultura e erudição à esta forma de teatro. Os atores da trupe são praticamente uma "família” mesmo (poucas vezes esse termo-clichê é tão adequado), já que convivem juntos dia e noite (dormindo inclusive todos dentro daqueles "trailers” minúsculos), namoram entre si e ensaiam as peças continuamente sem o menor tom ritualístico (inclusive improvisando continuamente sobre o esqueleto de obras clássicas da época), e ainda por cima misturando suas personalidades com os personagens que sempre interpretam. Era a época em que uma pessoa se adequava à sua máscara e interpretava o mesmo papel por toda a sua vida, muitas vezes. Alguns dos personagens clássicos da commedia dell’arte estão presentes no filme: O Arlequim, o Doutor, o casal de enamorados, o Capitão (o próprio "Fracassa” do título original), e o filme exala o charme das apresentações dessa trupe, realizadas tanto em vilas minúsculas como em castelos imponentes, com a garra característica e as constantes apresentações daqueles atores que faziam um pouco de tudo: Escreviam as peças, cozinhavam, seduziam os nobres em busca de dinheiro, chamavam gente humilde para assistir suas apresentações... uma época de muita dureza financeira e, ao mesmo tempo, muito amor pela nova "profissão” –de certa forma, foi o começo de um maior profissionalismo no ramo teatral, com "empresas” sendo formadas com o intuito de se fazer o máximo de apresentações, na medida do possível...
Exibição do filme "A viagem do Capitão Tornado"


Categorias: Setembro 2013
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar