FaceBook Instagram Twitter


4ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis - programação completa



Quando: 21, 22 e 23 de março
Onde: diversos pontos da capital
Quanto: Gratuito

A 4ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis, agendada para ocorrer entre os dias 21 e 23 de Março de 2014, comemorando oficialmente o aniversário da cidade, recebeu mais de 1200 inscrições de artistas e grupos de 25 estados brasileiros. A Maratona Cultural ocorrera em 48 espaços de Norte a Sul da capital Catarinense, com uma programação totalmente gratuita de 213 atrações que contempla música, dança, teatro, cinema e artes visuais.

A grande temática deste ano serão as Artes Visuais, destacadas com o intuito de despertar um olhar diferenciado do público catarinense para esta importante manifestação cultural e abrir as portas das galerias e espaços de arte existentes na cidade – alguns desconhecidos por boa parte da população.

Totalizando serão 56 espetáculos musicais, 62 apresentações cênicas, compreendendo teatro, circo, dança e contação de histórias; e 21 exposições de artes visuais. Lembrando que para os espaços fechados e com limitação de público os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início da apresentação.
 



Novos endereços

Alguns endereços entram pela primeira vez no roteiro da Maratona Cultural, como, por exemplo, a Praça Clara Eulina Abreu Soares, no Rio Vermelho, que recebe a montagem teatral "Alevanta boi”, da Cia Manipuladora de formas ETC I TAL. Para saber a relação completa dos endereços, clique aqui.

No Norte da Ilha são três novos endereços: a Praça Santo Antônio de Lisboa e a Casa Açoriana, em Santo Antônio de Lisboa, e a Galeria Flávia Tronca, em Jurerê Internacional, que recebem atrações de teatro e artes visuais. O Parque Ecológico Córrego Grande também é outra novidade, recebendo a peça infantil "HAP! O melhor espetáculo da terra”, do Circular Artes do Circo, no dia 22, às 10h.

No Bairro da Agronômica também tem novidade, com a inclusão do Na Casa Coletivo Artístico, na Rua Jos é Francisco Areia Dias, 359 (próximo à penitenciária), que estará aberta para a exposição Pátio de Verão, da artista Yannet Briggiler, das 10h às 20h.

No Sul da Ilha, o Circo Dona Bilica, no Morro das Pedras, coloca na programação uma pitada da alegria circense com a reapresentação do espetáculo "HAP! O melhor espetáculo da terra”, às 16h, e "Palhaços, Pipoca e Circo”, da Cia pé de vento, às 21h.

A Lagoa da Conceição recebe nesta edição mais pontos de visitação, como as rodas de contação de histórias e shows musicais no Books & Beers (Trapiche Costa da Lagoa) e duas exposições simultâneas, Mover-se e O Despertar da Alma, no Espaço Cultural Bodega (Rua João Pacheco da Costa, 337). Já no Ateliê Luciano Martins, o artista apresenta uma releitura da sua trajetória profissional e a recém lançada exposição "Europa no Guardanapo”. Ainda na Lagoa, o Espaço Cultural Ponto d'Art (Av. Afonso Delambert Neto, 103) chega ao evento com a exposição coletiva "O ponto”, composta por produções de 18 artistas catarinenses, com visitação das 10h às 18h.

Seguindo a proposta de reviver o Centro de Florianópolis, a Maratona Cultural ativou novos endereços que se somam aos anteriores e colocam o bairro como o principal endereço do evento, permitindo que o público se locomova a pé e aproveite o maior número de atrações possíveis.

As novidades são: Parque da Luz, com Piquenique e sets de música brasileira; Corredor das Artes, que congrega as ruas Tiradentes, Antônio Luz, Nunes Machado, João Pinto, Victor Meirelles, Saldanha Marinho e Travessa Ratclif, com shows musicais, intervenções e artes integradas, com palcos para apresentações simultâneas montados nas ruas Victor Meirelles e Travessa Ratclif. Para as artes visuais, o centro ganha com a inclusão da Loja 55 (Rua Tiradentes, 194), Galeria de Arte Ernesto Meyer na Assembleia Legislativa de SC (ALESC) e Museu Escola Santa Catarina (MESC), que ainda terá eventos de Cultura Digital e Arte Inclusiva.

 

 



Serviços especiais

Além de aumentar o número de atrações em bairros próximos, facilitando o deslocamento do público, a Maratona Cultural de Florianópolis 2014 irá dispor de alguns serviços especiais com o objetivo de facilitar o roteiro do público.

Para isso, será disponibilizado um trajeto especial, através da parceria com o Floripaby Bus. Haverá também a locação de bicicletas para quem preferir deslocar-se de forma mais sustentável através de um bicicletário, que será montado na Praça Fernando Machado.

A Maratona Cultural também firmou uma parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis, que irá disponibilizar pulseiras de identificação para os pequenos. As pulseiras poderão ser retiradas nos pontos do evento.

 

 

 

 



Programação

A programação da 4a edição da Maratona Cultural de Florianópolis contempla shows musicais e espetáculos de dança e teatro com a participação de artistas de diferentes estados do Brasil, e até mesmo do exterior.

A música, as artes visuais, o teatro, a dança, o cinema e diversas intervenções urbanas devem tomar as ruas de Florianópolis no próximo final de semana. A Maratona Cultural reunirá mais de 700 artistas entre os dias 21 e 23 de março para comemorar o aniversário da capital catarinense, que completa 288 anos no domingo (23).

A quarta edição do evento conta com shows de Tom Zé, Tulipa Ruiz, Felipe Cordeiro, Teatro Bolshoi, Teatro Invertido, mostras audiovisuais e exposições artísticas em 48 locais do município. De acordo com a organização do evento, cerca de 80% das apresentações são de artistas locais.

A grande temática de 2014 são as Artes Visuais. São 21 pontos com intervenções artísticas no Centro, Lagoa da Conceição, Trindade, Jurerê Internacional e Santo Antônio de Lisboa com o intuito de fomentar o setor e divulgar as galerias e espaços de arte existentes na cidade. Algumas exposições já estão abertas para visitação, mas todas estarão disponíveis na sexta (21) das 19h às 22h, sábado (22) e domingo (23), das 10h às 22h.

A programação do evento conta também com a Mostra de Cinema Infantil e diversas outras sessões no CIC e no cinema Paradigma. Haverá ainda exibições ao ar livre no Palácio Cruz e Souza, no sábado (22). As apresentações teatrais do grupo mineiro Teatro Invertido e da escola do Teatro Bolshoi abrem a programação do evento, na sexta-feira (21).

Floripa Walking Tour
Segundo a organização do evento, o diferencial em 2014 é o "Floripa Walking Tour”. Com duração aproximada de duas horas, o passeio passará por 17 pontos do centro histórico de Florianópolis. Guias contarão a história e memória de cada local. O passeio ocorre no sábado (22) e domingo (23), às 15h, com saída da Praça XV.

Google Art Project
A Maratona Cultural ainda tem outras intervenções artísticas, como o Espaço Cultura Digital que irá promover uma virada digital, a "Hackathon”, das 10 às 20h. No Sapiens Park, a atração será a participação do projeto Museus Virtuais, com uma viagem a museus do mundo, através do Google Art Project. Com duração de uma hora, as sessões serão realizadas às 15h30 e às 17h.

Shows
Os destaques musicais ficam com Tom Zé, que se apresenta no domingo (23), último dia de evento, no Parque de Coqueiros, às 19h30, e com Tulipa Ruiz e Felipe Cordeiro que fazem show no sábado (22).

Com o show "Floripa: Tom Zé canta na rua”, um dos artistas mais singulares da música brasileira, o baiano Tom Zé, faz show no domingo (23), às 19h, no Palco de Coqueiros, e promete encantar o público com a sua irreverência e canções como "Augusta, Angélica, Consolação”, "Nave Maria”, "Parque Industrial”, "Jimi, Renda-se”, entre outros sucessos.

Dentre os convidados, destaque para uma das divas da nova MPB, a paulista Tulipa Ruiz, que apresenta, pela primeira vez em Florianópolis, o disco "Tudo Tanto” (2012), que desde o seu lançamento vem sendo sucesso de crítica em todo o país, e teve a canção "Cada Voz” selecionada pelo jornal britânico The Guardian entre as melhores composições de 2012. Tulipa faz show no sábado (22/03), às 19h30, no palco da Lagoa da Conceição.

Uma das atrações de música eletrônica, da dupla Aldo the Band (São Paulo), terá como palco montado na Escadaria do Rosário, no centro de Florianópolis, no sábado, dia 22, a partir das 19h.

Ainda de São Paulo, vem a banda ALMAH, uma das principais representantes do metal brasileiro, comandada pelo cantor, compositor e produtor musical Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra, que já vendeu mais de 1 milhão de discos pelo mundo em 25 anos de carreira. Durante o show, dia 23, às 21h, os metaleiros apresentam as novidades do recém lançado álbum "Unfold”, além dos principais sucessos da carreira.

Diretamente de Belém do Pará, Felipe Cordeiro também estreia em Santa Catarina com o projeto "Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor”, misturando ritmos como cumbia, bachata, cacicó, carimbó, sem deixar de lado o rock e a MPB. Cordeiro estará no palco montado na Escadaria do Rosário, no centro da capital, no dia 22, às 21h30.

Já o estado vizinho, Paraná, contará com duas participações também na programação musical. Uma delas é a banda Indie Nevilton, indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Video Musical – Versão Curta e vencedora do Prêmio Multishow 2011, na categoria Experimente. Eles fazem show no Parque de Coqueiros, dia 23 (domingo), às 15h30. E os roqueiros do quarteto Uh lala!, também do Paraná, fazem show no palco do Célula Cultural, às 2h da madrugada de sábado para domingo.

E não para por aí, já que a Maratona Cultural de Florianópolis ainda tem convidados internacionais que trarão um pouco das peculiaridades da cultura musical de seus países para o público de Florianópolis. Nicola Són volta à cidade para um show de sucessos e releituras de clássicos franceses, com canções de dois álbuns: "chansonfrançaise” e "MPB”. O show será no dia 23, domingo, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).

Convidados de outros estados também na dança e no teatro. No sábado, os atores curitibanos da Minha Nossa Cia. de Teatro e Girolê Produções Artísticas apresentam a peça infantil "O Homem do Banco Branco e a Amoreira”, às 11h, no TAC. Já a D’Tuani produções artísticas, do Rio de Janeiro, traz o conceituado espetáculo "Da Carta ao Pai ou tudo aquilo que eu queria te dizer”, às 21h, no Teatro da UBRO. Ainda no Teatro, os paulistas da Cia Dedo de Prosa e do Barracão Teatro apresentam as montagens "As três mulheres sabidas” e "O Pintor”, respectivamente, no dia 23, às 11h, no Teatro da Ubro, e às 20h no Circo da Bona Bilica, no Morro das Pedras, sul da Ilha. Para completar a listagem de convidados, os gaúchos da Cia Eduardo Severino integram a programação com o espetáculo de dança contemporânea "Projeto Manchas Urbanas”. Dia 22, às 11h, na Esquina Democrática (entre as ruas Deodoro e Felipe Schmidt, no centro).

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Tractebel Energia, Caixa Econômica Federal e Da Magrinha. Lembrando que todas as atrações são gratuitas, e em espaços fechados e com limitação de público os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da atração.


Confira a programação da Maratona Cultural 2014!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

4ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis - programação completa


Categorias: Março 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar