FaceBook Instagram Twitter


Exposição “Da terra e do barro um caminho entre a tradição e a arte”



Quando: até 27 de outubro, Segunda à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h
Onde: Espaço Cultural do NEA, UFSC
Quanto: Gratuito

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 3 de setembro e 27 de outubro, a exposição "Da terra e do barro um caminho entre a tradição e a arte”.  A mostra reúne vários trabalhos em cerâmica, de autoria de José Geraldo, que retratam a cultura açoriana nos costumes, no folclore, na religiosidade e na arte do oficio da cerâmica utilitária, a qual o consagrou como um dos mestres oleiros da cidade de São José. Com entrada gratuita, a exposição será aberta à visitação no dia 3 de setembro, às 20h, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, campus da UFSC, em Florianópolis.


Sobre o artista:


Nascido em Lauro Müller/SC, José Geraldo Germano reside há 40 anos na cidade de São José. Autodidata, em meados dos anos 70 inicia-se na cerâmica figurativa, conhece o oleiro José de Souza – Mestre Zequinha – e começa a trabalhar na roda de olaria tradicional confeccionando peças utilitárias, como panelas, moringas, alguidares e outros. Hoje aos 61 anos de idade reúne seus trabalhos ligados aos costumes e tradições herdados dos Açorianos. Nesta mostra, apresenta a cerâmica figurativa com cenas da infância, do cotidiano e do folclore. Já na cerâmica utilitária nos traz vários utensílios usando diferentes processos.

 A cerâmica utilitária chegou at&eac ute; nós trazidas pelos imigrantes açorianos no século XVIII. Esta arte de moldar o barro foi fundamental para que estes povos pudessem se estabelecer na costa catarinense e sobreviver. Com o barro produziam diversos utensílios indispensáveis como panelas para o cozimento dos alimentos, potes para armazenar água, os boiões, alguidares, pratos e muitos outros. A cidade de São José da Terra Firme tornou-se o maior polo de produção de cerâmica utilitária em Santa Catarina e exportava seus produtos para muitos lugares. Hoje a cidade é conhecida como a cidade da cerâmica tradicional e mantém uma Escola de Oleiros, que é referência em nível nacional.
Exposição “Da terra e do barro um caminho entre a tradição e a arte”


Categorias: Outubro 2013
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar