FaceBook Instagram Twitter


Cineclube Badesc exibe "Nha fala", de Flora Gomes



Quando: 04 Outubro 2013, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Nha fala (Nha fala) De Flora Gomes
Portugal/França/Luxemburgo/Guiné Bissau/Cabo Verde, 2002. 110min, Musical. 14 anos.
Com Fatou N’Diaye, Jean-Christophe Dollé, ngelo Torres, Bia Gomes

Fundação Cultural Badesc exibe gratuitamente nesta sexta-feira, dia 4 de Outubro, às 19 horas, Nha Fala (2002) – A Minha Fala em crioulo – um filme de longa-metragem de Flora Gomes, uma co-produção entre Portugal, a França e o Luxemburgo. O filme foi intitulado em Portugal A Minha Voz.

Trata-se de uma comédia musical protagonizada por uma linda jovem mestiça que viola um interdito cultural. A transgressão é simbólica : em vez de a levar a um confronto com a morte, leva-a a um confronto com a vida. Em vez de causar a anunciada tragédia, torna-se acto redentor que a liberta. A tragédia, augúrio ditado pela negra condição africana, é contornada por um poder maior, que a tradição substima, reprimida pelo colonialismo : a força da vida.

Depois de Os Olhos Azuis de Yonta, Nha Fala («minha voz, minha vida, meu caminho») é a segunda parábola de um negro de alma branca que nega o destino que lhe foi traçado e se põe a ver a questão sem lamento, tal como uma vez o souberam fazer, em animada ópera, os animados heróis de um animado filme : Hair.

Falado em francês e crioulo, Nha Fala estreia em Portugal a 25 de Maio, em França a 16 de Julho de 2003 e na Guiné-Bissau a 6 de Março de 2004.


Sinopse

Vita é uma jovem de Bissau que decide estudar em Paris. Antes de partir, ela promete à sua mãe que nunca irá cantar, já que uma maldição familiar dita que todos os que cantarem serão perseguídos pela morte.

Em Paris, Vita apaixona-se por Pierre, músico de profissão. Certo dia, Pierre pede a Vita que cante no seu estúdio. Ela, ignorando a promessa feita à mãe, satisfaz o desejo do namorado, que fica admirado com a sua voz e a lança numa carreira musical de sucesso.

Vita consciencializa-se das consequências do seu acto. Por isso, volta a Bissau para organizar o seu próprio funeral.
Cineclube Badesc exibe "Nha fala", de Flora Gomes


Categorias: Outubro 2013
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar