FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2013
12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC



Quando: 23 a 26 de outubro
Onde: Centro de Convivência, UFSC
Quanto: Gratuito

Horário: 9h às 19h de quarta a sexta-feira, e das 9h às 13h no sábado

A 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Sepex 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina será realizada de 23 a 26 de outubro no campus Trindade da UFSC, em uma estrutura formada pelo Centro de Convivência e uma lona em seu entorno. O tema acompanha o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "Ciência, saúde e esporte”. São mais de 120 estandes, 170 minicursos e diversas apresentações artísticas.

A abertura será no Auditório Garapuru, do Centro de Cultura e Eventos, nesta quarta-feira, 23 de outubro, às 10h, com a apresentação  do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). No palco da Sepex, entre as atrações deste primeiro dia destaca-se o Projeto Práticas Corporais, que às 18h30 apresenta coreografias de Dança Cigana fusão com Flamenco, seguida de Dança do Ventre estilo livre com samba e dança do ventre estilo moderno.

Serão 126 estandes interativos, em que a proposta é que os visitantes possam conhecer e participar de experiências. São oito áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Trata-se de uma ampla mostra das pesquisas científicas, projetos de ensino, de extensão e iniciativas culturais desenvolvidas pela comunidade universitária nos diversos laboratórios e departamentos dos campi da UFSC em Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville.

A comunidade interna e externa também é convidada a participar dos minicursos, todos abertos e gratuitos. São mais de 150 opções, dos mais variados temas, como culinária na Idade Média, assessoria jurídica para economia solidária, games na escola, estratégias para pais de vestibulandos, oficina de vídeo, mapas livres, movimento Black bloc, bike anjos, e muito mais. Os minicursos têm número limitado de vagas. As inscrições já estão abertas e vão até 25 de outubro. As inscrições para participar da SEPEX 2013 encerram-se nesta quarta-feira, não fique de fora, participe.

Ao longo de todo o evento estão programadas apresentações artístico-culturais no palco montado sob a lona. A mostra será bem diversificada. Danças, teatros, brincadeira de boi de mamão, puxada de rede e percussão são algumas das atrações. Um dos destaques será a radiofonização da peça "A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles, que completa 75 anos. Outro destaque será o Coral da UFSC, que está comemorando 50 anos de atividade. Seu repertório da MPB será apresentado no sábado, às 9h30min, encerrando esta edição da Sepex.

A visitação aos estandes da Sepex é gratuita, nos horários de 9h às 19h de quarta a sexta-feira, e das 9h às 13h no sábado.


Veja a programação das apresentações Culturais



DIA 23 (QUARTA-FEIRA)


09h00min – Abertura Oficial da 12ª SEPEX, 1o SIIEPE e 23o SIC, com a presença da Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha (NETI). Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos.

10h45min – Dança do ventre "Gerudo Valley”.                   [03min].
Apresentação da coreografia Gerudo Valley, de dança do ventre, por Sammy (Samanta R. Mihelin).

12h30min – Projeto 12:30 com banda de reggae Habitantes de Zi۞N – O som da nova era.       [60min].
Com letras inspiradas nos princípios de Amor, Liberdade e Paz, bandeiras da Nova Era, e com um som sem regras e um ritmo contagiante, a Habitantes de Zion vem conquistando público e expressão. Em sua trajetória musical, a banda já dividiu palco com artistas tais como os grupos Jah Live (DF), Mato Seco (SP), Namastê (PR) e as internacionais Israel Vibration (Jamaica), Goundation (California), Black Uhuru (Jamaica) e Midnite (St. Croix – Ilhas Virgens); além dos cantores Ras Bernardo (SP), Professor Dionísio (RS), Dada Yute (SP), Fauzi Beydoun (MA), entre outros. Tudo sempre com muita competência e profissionalismo.

14h00min – Cantoria – Coral Infanto-Juvenil do CA                      [30min]
O Cantoria – Coral Infanto-Juvenil do CA é uma atividade permanente de extensão aberta a todos os alunos do Colégio Aplicação da UFSC que desejarem aprender música cantando, movimentando-se e interagindo em grupo. Coordenado pela professora Maria Cristiane Deltregia Reys

15h00min – Educação Musical do 6º Ano do CA – Flauta Doce    [30min]
A Música está inserida no currículo do Colégio de Aplicação desde a sua criação. Primeiramente como conteúdo da Educação Artística e em seguida como uma disciplina de Arte com professores especializados. No processo de Educação Musical dos 6ºs anos, o objetivo é iniciar os alunos na prática instrumental tendo a flauta-doce como instrumento de base. Nesse processo são incentivados a utilizar outros instrumentos e a cantar. Coordenado pelos professores Maria Cristiane Deltregia Reys e Luciano Py De Oliveira.

17h30min – Nós & Vozes: Nossa Voz é uma Viagem           [30min]
No show "Nós & Vozes: Nossa Voz é uma Viagem”, fazemos um voo musical pelos temas de filmes que marcaram a juventude dos anos 80 e 90 dando uma parada nas músicas de propagandas inesquecíveis depois brindamos com a Jovem Guarda, tudo isso regado à boa música brasileira. Todo o repertório segue o formato de arranjo vocal. Coordenado por Paulo Moreira (Paulo Sol)

18h15min
– Espaço Móbilis: Coreografias de dança.        [08min]
Apresentações das Coreografias "ENCONTRO” com as dançarinas Mary Cardoso e Camiliane Mateus e da coreografia "MANDALA DE VÉUS” com as dançarinas Mary Cardoso, Camiliane Mateus, Salete Crippa e Rosângela Martins. Coordenado por Rosângela Martins

18h30min – Projeto Práticas Corporais: Danças Ciganas e Fusões – Grupo Andança        [08min]
Em funcionamento no CDS/UFSC, caracteriza-se por uma forma de extensão que envolve o oferecimento de diversificadas práticas corporais,agora serão apresentadas as Coreografias de Dança Cigana fusão com Flamenco, com o elemento xale, e Dança Cigana com pandeiro, elemento este ligado à mitologia cigana. Coreógrafa: Bianca Melyna

18h45min – Projeto Práticas Corporais: Dança Do Ventre          [08min]
Em funcionamento no CDS/UFSC, caracteriza-se por uma forma de extensão que envolve o oferecimento de diversificadas práticas corporais, agora serão apresentadas as Coreografias de de Dança do Ventre estilo livre com samba e Dança do Ventre estilo moderno. Coreógrafa: Gabrielle Beck


DIA 24 (QUINTA-FEIRA)

10h15min
– Brincadeira de boi de mamão do NDI/UFSC                        [30min]
Apresentação de música e dança folclórica com crianças do período matutino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.
Cordenação da Professora Juliana La Banca e Arte-educadora Vânia Broering

12h00min – Abayomi Dança e Percussão Afro. (Na Concha Acústica ou "Varandão do CCE”)
Apresentação de dança acompanhada por percussão, ambos de origem da África ocidental, principalmente influenciados pela cultura da Guiné.
O grupo promove oficina abertas à comunidade todas as segundas e quartas feiras na UFSC, trabalhando a dança e percussão de origem africana. Para a apresentação, contaremos com a participação de diversos alunos dessas oficinas.
 
14h00min – O Ritual Da "Puxada De Rede”             [15min]
Devido a sua extrema beleza o ritual da "puxada de rede”, foi levado a espetáculos associados à capoeira, utilizando a música e a coreografia da puxada de rede, realizada por nossos meninos e meninas na oficina de capoeira, utilizando rede de pescador e proporcionando o conhecimento da nossa cultura brasileira, que vem sendo um instrumento de aprendizado e estudos sobre a nosso folclore e suas dimensões históricas e culturais.
 
15h00min – Fragmentos d’Uma Noite de Reis(Colégio Aplicação)        [30min]
A apresentação será uma prévia com três cenas da peça Noite de Reis de William Shakespeare, apresentado por alunos do Colégio de Aplicação da UFSC. O principal objetivo do projeto é ter um espaço de criação teatral permanente dentro do Colégio de Aplicação. Os espetáculos são criados a partir do uso de improvisações baseadas nos textos escolhidos de Shakespeare.
O projeto é coordenado por Nara Micaela Wedekin.

16h30minMadrigal e Orquestra de Câmara da UFSC               [50min]
Grupos musicais criados em 2009 como projetos de Extensão da UFSC, realizados pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), e Secretaria de Cultura (SECULT), a Orquestra e Madrigal da UFSC traz um repertório de musica erudita internacional e brasileira.
Coordenação e regência: Miriam Moritz

18h00min – Rádio e Pânico 2: a Guerra dos Mundos 75 anos depois           [50min]
Radiofonização da peça "A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles, que completa 75 anos neste mês de outubro. A radiofonização tem roteiro adaptado e direção do professor Eduardo Meditsch e interpretação por parte dos estudantes bolsistas do Laboratório de Rádio do Curso de Jornalismo.

 
DIA 25 – (SEXTA-FEIRA)

10h00min – Grupo Waris: Danças Árabes Conjunto Adulto e Solo Infantil.              [10min]
O Waris Danças Árabes é um grupo de danças árabes criado para a participação em eventos e concursos de dança, para representar e difundir a Tradicional Raks el Sharq. Iniciou no Projeto Práticas Corporais do CDS/UFSC, atuando na divulgação da cultura árabe desde 2010. Será apresentada a coreografia: Um Conto no Oriente.
Coreógrafa: Naiade Schardosim.

10h40min
– Mário de Andrade e os brinquedos de roda NDI/UFSC     [15min]
Apresentação com alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil com Brinquedos de roda e interação com personagens da nossa literatura como Mário de Andrade e o personagem fictício, Severino do Sertão
Responsáveis: Professora Graziela Beretta, Oto Henrique e Rafael Prim Meurer.

14h00min
– Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS.        [40min]
O Grupo existe desde janeiro de 1997 com o objetivo principal de desenvolver nos usuários do CAPS a capacidade de governar a própria vida, apesar das (enormes) dificuldades inerentes a tal meta, em todos esses anos, o grupo ajudou (e ajuda) muitos usuários a caminhar nesse sentido. Já passaram pelo grupo usuários do CAPS diagnosticados como esquizofrênicos, esquizoafetivos, bipolares, borderlines, depressivos, etc. Desta vez apresentará a peça "O Camelo, o Leão, a Criança e o Trocadilo” que busca provocar sorrisos, risos, gargalhadas, mas, ao mesmo tempo, gerar desconforto, espanto, mergulhos nas profundezas de si mesmo. Trata-se, enfim, de uma celebração da potência da vida.

15h15min
– NETI: Grupo De Canto Vozes Da Ilha  [Aprox. 30min]
Apresentando-se em diversos eventos na UFSC e em toda sociedade Catarinense, o grupo de canto Vozes da Ilha do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) atualmente conta com 50 integrantes, utiliza um repertório de 70 músicas, sendo algumas de autores Catarinenses. Responsável: André Tiago Dias da Silva

16h15min
– NETI: Grupo de Dança     [15min]
Criadora e coordenadora Urilda Soares, o Grupo de Dança foi formado em 2012, conta com 10 integrantes maiores de 60 anos, que apresentam Danças Típicas da cultura Brasileira, proporcionando lazer e saúde aos seus integrantes, bem como ao público expectador.

18h:30min
– Projeto Práticas Corporais: Fusão de Dança           [15min]
Em funcionamento no CDS/UFSC, caracteriza-se por uma forma de extensão que envolve o oferecimento de diversificadas práticas corporais,agora serão apresentadas as Coreografias de Aloha Auana, a coreografia Asas, e coreografia Salamandra.
 

DIA 26 – SÁBADO


11h00min – Encerramento com o Coral da UFSC [45min]
Trabalhando com repertório da MPB, o coral apresenta músicas à capela e acompanhadas por instrumentistas do grupo. Criado em 1963, o Coral da UFSC é um projeto cultural permanente, aberto à comunidade, que faz parte do DAC/SECULT da UFSC. Coordenação e Regência de Miriam Moritz. Local: Palco na lona da SEPEX.


Coordenação da Programação Cultural da 12ª SEPEX: Carlos Fante (Palco da SEPEX) / Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da USFC

12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC


Categorias: Outubro 2013
Tags: UFSC, cursos, Sepex
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 13 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 14 Dezembro 2017 Museu Victor Meirelles abre inscrições par... >> Educação / Cursos
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar