Inscrições abertas para mais de 140 minicursos gratuitos da 14ª Sepex
Quando: até 20 de outubro
Onde: UFSC Quanto: Gratuito Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para participar os minicursos durante a 14ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina. São mais de 140 minicursos oferecidos a toda a comunidade acadêmica e à comunidade externa. Os minicursos são gratuitos e com número limitado de vagas. Os minicursos serão realizados de 21 a 24 de outubro, nos locais indicados pelos ministrantes. Os interessados em participar devem acessar a página http://sg.sepex.ufsc.br atualizar seus dados cadastrais, consultar a lista de minicursos disponíveis e fazer sua inscrição. a) Caso não tenham ID UFSC devem se cadastrar. Se tiverem ID UFSC, devem se logar. b) Entrar na aba 14ª Sepex, abrir o menu e clicar na opção Minicursos: inscrições. c) Clicar em Minicursos disponíveis. d) Aparecerá a lista dos minicursos, e o interessado deve fazer sua inscrição, desde que ainda haja vagas. Há minicursos de várias áreas como: Células Tronco; Conhecer o Universo?; Deficiências nutricionais e depressão; Direitos animais: perspectivas legais e filosóficas; Finanças Pessoais; Introdução à Gerontologia; O álcool e a sua saúde; Produção de sementes florestais; Yoga na aprendizagem; e Alimentação saudável na idade escolar. A 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC, um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina conta com vários minicursos, oficinas, palestras e eventos paralelos, como o Seminário de Iniciação Científica, que serão oferecidos à comunidade interna e externa da UFSC. Desde 2000 o encontro reúne trabalhos desenvolvidos na Universidade em uma mostra aberta ao público, montada em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis. São aproximadamente 200 estandes com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos h umanos e saúde. Mais de 50 mil pessoas visitam o pavilhão da Sepex. Ao longo de todo o evento estão programadas apresentações artístico-culturais no palco montado sob a lona. Entre as atrações estão danças, teatros, brincadeira de boi de mamão, puxada de rede e percussão. Mais informações: www.sepex.ufsc.br A 14ª SEPEX – Semana de Ensino Pesquisa e Extensão acontecerá em duas datas: MINICURSOS Os minicursos acontecerão de 21 a 24 de outubro de 2015, nos locais indicados pelos ministrantes. As inscrições para participação nos minicursos do dia 13 até o dia 20 de outubro, através do sistema sg.sepex.ufsc.br ESTANDES E OFICINAS A exposição de estandes e as oficinas acontecerão de 11 a 14 de novembro de 2015, na lona da SEPEX, na praça da Cidadania, em frente à Reitoria. As inscrições para participação nas oficinas vão do dia 03 a 10 de novembro, através do sistema sg.sepex.ufsc.br Veja a lista de minicursos homologados para a 14ª Sepex: 1. A Análise Estatística de Dados usando o SEstatNet 2. A atuação do Assistente Social na saúde em âmbito hospitalar: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde HU/UFSC 3. A Ciência das Mudanças Climáticas Globais 4. A construção de uma identidade negra nos livros "Quizila”, "Negros em contos” e "Contos Crespos” de Cuti (Luiz Silva): um estudo da "raça”. 5. A Cultura Japonesa e algumas peculiaridades 6. A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL: DA CONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES ÀS AÇÕES AFIRMATIVAS 7. A importância da alimentação no câncer de mama. 8. A INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA AULA DE L2 INGLÊS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E DO LETRAMENTO DIGITAL 9. A intervenção da equipe multiprofissional na emergência do Hospital Universitário 10. A leitura à luz do ideário histórico-cultural 11. A produção textual escrita à luz do ideário histórico-cultural 12. A Teoria Quântica e as Implicações Sociais e Culturais. 13. Alfabetização sob as bases histórico-culturais. 14. Alfabetizar: brincando e aprendendo 15. Algumas Reflexões Sobre Ál cool e Drogas 16. Alimentação Saudável e Sustentável: desafios e perspectivas 17. Alimentação saudável na idade escolar 18. Alimentação Saudável: Orgânicos, Germinados, Pancs, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariana, Vegana 19. Anatomia Topográfica Básica 20. Aposentadoria, qualidade de vida e realização: desafios presentes e futuros. 21. Aprendendo a estudar (somente para surdos) 22. Arqueologia: métodos e técnicas 23. Arqueologia: uma ciência interdisciplinar 24. As escolhas que fazemos: Construções de mundos [outros] em narrativas e traduções de autoria feminina 25. As repercussões do cuidado em saúde para a família e para a rede de proteção social 26. Aspectos gerais de apicultura 27. Assédio moral no trabalho: prevenção e combate 28. Assistência Social e Religião: um estudo do Espiritismo 29. Associativismo como possibilidade de organização social 30. Atendimento multiprofissional ao idoso 31. Atividades práticas e elaboração de materiais didáticos desenvolvidos em projetos de intervenção no PIBID Espanhol - Parte I 32. Atividades práticas e elaboração de materiais didáticos desenvolvidos em projetos de intervenção no PIBID Espanhol - Parte II 33. Avaliação do desempenho do estudante: formulação de questões e oferecimento de feedback 34. Avaliação e intervenção em habilidades cognitivas e emocionais na psicologia do esporte 35. Avaliação em Psicologia Positiva 36. Bases Anatômicas da Deglutição 37. Bases de Dados na área da saúde - MANHÃ: Demonstração do uso de Bases de Dados com livre acesso, na área da saúde. 38. Bases de Dados na área da saúde - TARDE: Demonstração do uso de Bases de Dados com livre acesso, na área da saúde. 39. Bases teórico-epistemológicas de ancoragem histórico-cultural 40. Boas Práticas de Manipulação de Alimentos com Enfoque na Qualidade na Produção de Refeições 41. Brotando ideias - compartilhando experiências em práticas em educação ambiental 42. CALEIPOESCÓPIO: A obra de Edgar Allan Poe em diferentes mídias 43. Cantando e aprimorando a pronúncia em Espanhol 44. CANTOS B ANTOS NO BRASIL : MEMÓRIAS, VOZES, CORPOS E CONSCIÊNCIA NEGRA 45. Células Tronco 46. Como abordar sexualidade na escola? Experiências do PET Biologia. 47. Como devo orientar meu paciente a fazer a higiene e a manutenção de sua prótese dentária? 48. Como os processos químicos ajudam a entender as atividades do nosso cotidiano? 49. Como prevenir a doença renal crônica nos idosos com hipertensão e diabetes? 50. Como um composto químico se torna um medicamento? Uma abordagem natural e sintética 51. Conceitos fundamentais da Poética de Aristóteles 52. Conhecer o universo? 53. Controlando o uso de gorduras trans na alimentação 54. Cuidados, Orientações e Técnicas para Voz: Uma Abordagem Fonoaudiológica 55. CULTIVO IN VITRO DE BROMÉLIAS 56. CULTIVO IN VITRO DE ORQUÍDEAS 57. Culturas e psicologia: migrações e refúgio no Brasil 58. Deficiências Nutricionais e Depressão 59. Desafios e propostas do ensino de português como língua estrangeira 60. Desafios para atuação de intérpretes de Libras/Português no serviço da Assistência Social/MDS em contextos de violência 61. Descrições imagéticas - DI: O que são? 62. Desenho Universal aplicado à Psicologia: Avanços e possibilidades. 63. Diálogos entre as Artes: Música, Pintura e Dança na Perspectiva da Tradução 64. Dicas e conceitos básicos para elaboração de projetos de pesquisa 65. Didática de tradução de base cognitivo-construtivista 66. DIREITOS ANIMAIS: perspectivas legais e filosóficas 67. DIVERSIFICANDO A ALIMENTAÇÃO COM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS 68. Do Atlântico ao Pacífico: Experiências Pós-coloniais nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 69. Doenças crônicas não transmissíveis "silenciosas”: o que são e como evitá-las 70. Economia para Empreendedores: janelas para competitividade e lucratividade 71. Economia, Jornalismo e visões de mundo: o fato econômico como notícia e como análise. 72. Edição de vídeos em Libras 73. Educação Ambiental Crítica: perspectivas para o ensino. 74. Empatia na diversidade: prin cípios cristãos na inclusão e acolhimento 75. English pronunciation teaching for Brazilians: foci and strategies 76. Estou me formando, e agora? A pós-graduação como uma opção de projeto de futuro. 77. Estudo e aplicação de novos materiais para o combate de micotoxinas 78. Feminismo na academia: pesquisas em andamento 79. Filmes de Economia I: crise financeira mostrada em filme 80. Filmes de Economia II: filmes sobre problemas da migração contemporânea e os imigrantes em SC 81. Filmes de Economia III: a situação da classe trabalhadora em filmes contemporâneos 82. Finanças Pessoais 83. Fitopatologia em verso e prosa - segunda edição 84. Fundamentos Epistemológicos da Linguística (curso ministrado em Libras, sem intérprete) 85. Game Comenius: uma proposta de jogo digital educativo de formação docente para as mídias 86. Gênero e Diversidade Sexual na Política de Saúde. 87. Gênero e memórias nas ditaduras do Cone Sul 88. Ginástica laboral e promoção do bem estar no trabalho 89. Hermenêutica Constitucional 90. Hipermídia e linguagem: narrativas webjornalísticas 91. Howard Becker e a Antropologia: apropriações antropológicas de uma teoria sociológica 92. Humanização, arte e saúde 93. Inglês acadêmico: como escrever bons resumos? (Academic English: how to write effective summaries?) 94. Intensivo Amor em Movimento 95. Intersetorialidade na Atenção à Saúde da População LGBT. 96. Intervenção com homens autores de violência: relato de experiência 97. Introdução a Gerontologia 98. Introdução à gramática latina 99. Introdução ao STATA para as ciências da saúde 100. Inventário de Libras da Grande Florianópolis 101. INVERTIDAS DIVERTIDAS 102. Jogos Cognitivos e Neurotecnologias como Método Alternativo de Ensino 103. Laboratório de Tradução Literária em Francês 104. Lactose, glúten e gorduras: mitos e verdades 105. Literatura e o ensino de inglês como língua estrangeira: o uso de tarefas 106. Lógica Difusa: Aplicação na Pesquisa em Ciências Sociais 107. Logosofia: a transformação do mundo a partir de si mesmo 108. Manejo agroecológico e seus efeitos na qualidade do solo 109. Mapas do Corpo – uma vivência em "si mesmo” por meio de caminhos sensíveis direcionados pelo outro 110. Mineralogia Para Colecionadores de Minerais e Rochas 111. Minicurso: cultura surda no contemporâneo 112. Mitos antigos: possíveis caminhos para o desenvolvimento do ser 113. Narrativas: conceitos, abordagens e métodos de análise 114. Novas famílias em debate: relações de gênero e tecnologias produtoras de parentesco 115. O Álcool e a sua Saúde 116. O cinema de Luis Buñuel: "O anjo exterminador" e "Esse obscuro objeto do desejo" 117. O conceito gramsciano de "revolução passiva" e a interpretação do Brasil contemporâneo 118. O problema de Sócrates e a perspectiva de Nietzsche para a educação. 119. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE HIPERMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO UTILIZADO NO LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS - LANTEC 120. O projetor multimídia não funcionou e agora? 121. O Romantismo como linguagem estético-formativa 122. O trabalho do serviço de psicologia em diferentes unidades do hospital geral 123. O uso do Ambiente Ardublock no ensino de Física 124. O uso do ecstasy como uma droga recreativa e suas implicações na saúde coletiva 125. Oficina Culinária: elaboração de lanches saudáveis 126. Os desafios na tradução da literatura pós-colonial africana 127. Os serviços intersetoriais de atenção às pessoas com deficiência em Florianópolis: a construção de um mapeamento pelo Pet Redes de Cuidado à Pessoa com Deficiência 128. Os serviços intersetoriais de atenção às pessoas com deficiência em Florianópolis: a construção de um mapeamento pelo Pet Redes de Cuidado à Pessoa com Deficiência 129. Paradiese de Ulrich Seidl: o cinema austríaco em foco 130. Paratradução a partir de duas obras de Wilhelm Busch – Fipps der Affe e Max und Moritz 131. Planejamento de Carreira: a Transição da Graduação para o Mercado de Trabalho. 132. Poesia e Filosofia em Cena: "Os Poemas do Poeta que Esquecia" e o habitar poético da formação humana 133. Por que os economistas discordam tanto entre eles: um debate sobre as ideias de Marx, Hayek e Keynes. 134. Possibilidades do uso de Audiovisual na produção acadêmica 135. Prevenção de quedas dos idosos com doença de parkinson: instrumento de avaliação de quedas em idosos (IAQI) 136. Processo de Criação do Material Bilíngue para crianças surdas 137. Produção de sementes florestais 138. Quando o mundo real vem para a sala de aula: o uso de tarefas como ferramentas para o ensino comunicativo de línguas estrangeiras 139. QUEM SABE FAZER, SABE ENSINAR? DEBATES SOBRE ELEMENTOS ESSENCIAIS À PRÁTICA DOCENTE NA SAÚDE 140. Reanimação cardio pulmonar (RCP): suporte básico e avançado de vida 141. Recursos Digitais no Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira 142. Redação Criativa: Creative Writing 143. ROTULAGEM NUTRICIONAL: AUXILIANDO NAS ESCOLHAS ALIMENTARES 144. Saúde se escreve com pH? 145. Saúde, Obesidade e Trabalho de Cuidados: uma abordagem dos aspectos sociais a partir da experiência no serviço de Cirurgia Bariátrica 146. Sequência didática e ensino de LE: ampliando conceitos de língua e cultura por meio de atividade tradutória 147. Teatro de Animação em LIBRAS 148. Tópicos em Aquicultura: Avanços e Perspectivas 149. Tradução de "Items Culturais Específicos" na Literatura Infanto-Juvenil. 150. Tradução de microcontos (Espanhol / Português): teoria e prática 151. Tradução de teatro de vanguarda 152. Tradução: desconstruindo crenças 153. Transtorno do Espectro do Autismo 154. Universação: Como aproveitar ao máximo a universidade 155. Violência na infância, adolescência e idoso. 156. Violências de Gênero, Formação profissional e interdisciplinaridade: relato de experiência 157. Você é o que você come: Podemos ser cada vez mais Funcionais!!! 158. Vozes dissonantes: a escrita de Conceição Evaristo e de Marcelino Freire em perspectiva 159. Yoga na aprendizagem 160. [Re]pensando os textos acadêmicos: usos e práticas de formatação considerando as normas da ABNT |
|
Categorias: Outubro 2015
|
Deixe seu comentário! |
Publicações relacionadas: