FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2013
Recital de canto e piano "Imagens de Ópera"



Quando: 04 Novembro 2013, Segunda-feira, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

Convidados para realizar a abertura da 2ª Semana de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a soprano Alicia Cupani, professora do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o pianista Eugênio Menegaz, mestre em Música pela Udesc, apresentarão seu espetáculo Imagens de Ópera, com direção cênica de Sulanger Bavaresco, graduada em Teatro também pela Udesc, nos dias 3 e 4 de novembro, às 20h, no Teatro da UFSC. A entrada é gratuita. Ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.

Com uma abordagem inusitada e ­­­­­­­­bem humorada do canto lírico, Imagens de Ópera é um recital de canto e piano, em que as árias se interligam como que fazendo parte de um conto. A criadora do espetáculo Alicia Cupani, que também é professora de Música na Udesc, está lecionando neste semestre a disciplina de História da Ópera, e acredita que "o espetáculo dialoga especialmente com essa disciplina, é um complemento, uma ilustração do conteúdo visto em sala”. Ela complementa falando que pessoas que não tem contato algum com o gênero também podem assistir ao espetáculo. "É uma porta de entrada, ou uma janela pra espiar um pouco do que é a arte lírica”, disse a professora.

Com classificação livre e entrada gratuita para a comunidade, o espetáculo tem seu programa todo legendado, com duração 1h15min, sem intervalo, e inclui peças de Puccini, Bellini, Strauss, Verdi entre outros. O grupo já se apresentou diversas vezes em Florianópolis, e no ano passado realizou uma turnê estadual a convite do SESC/SC. Em 2009 recebeu o Troféu Franklin Cascaes de Cultura, pelo sucesso de crítica e público.

Sinopse
Com formato original, as árias se sucedem e se interligam como que fazendo parte de um conto. Em seus aposentos, um pianista conversa com o público, e revela sua paixão pela ópera. É um passeio pela história da ópera, com linguagem acessível e atual. À medida que os assuntos vão se desenvolvendo, a soprano interpreta diversas árias, com sutis mudanças de figurino e adereços, para ilustrar cada tema tratado.

Ficha Técnica

Soprano: Alicia Cupani
Piano: Eugênio Menegaz
Direção Cênica: Sulanger Bavaresco
Concepção, Texto e Roteiro: Alicia Cupani
Desenho de Luz: Sulanger Bavaresco e Marco Ribeiro
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Duração: 1h15min (sem intervalo)

Programa
 Valsa de Museta (La Boheme – Puccini)
 Ária das Jóias (Fausto – Gounod)
 Thy Hand, Belinda (Dido e Eneas – Purcell)
 Stizzoso, mio stizzoso (La Serva Padrona – Pergolesi)
 Ah, ich füh'ls (A Flauta Mágica – Mozart)
 Rapsódia Húngara XI (Liszt)
 Seguidilla (Carmen – Bizet)
 Ah non credea mirarti (La Sonambula - Bellini)
 Mein Herr Marquis (O Morcego – Strauss)
 Il bel sogno di Doretta  (La Rondine – Puccini)
 È strano… Sempre Libera (La Traviata – Verdi)

Sobre os artistas


Alicia Cupani
Mestre em Musicologia (Unesp), Especialista em Educação Musical (Embap) e Licenciada em Música (Udesc). Aperfeiçoou-se em canto lírico com Neyde Thomas (Curitiba) e Liborio Simonella (Buenos Aires). Como solista tem se apresentado em diversas óperas, obras sacras e recitais de câmara. Desde 2008 é professora titular de Canto, no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC, e coordenadora do Programa de Extensão VivaVoz, com o qual desenvolve projetos ligados ao ensino e a performance do canto.

Eugênio Menegaz
Mestre em Música pela UDESC, sob orientação da professora Bernadete Castelan. Iniciou seus estudos de música no Instituto de Artes da Universidade de Passo Fundo, seguindo em Porto Alegre. Estudou na Hungria onde recebeu orientação de professores da Academia Franz Liszt, de Budapeste. Como correpetidor, trabalhou as óperas completas: La Bohéme, Suor Angélica de Puccini, Cosi Fan Tutti, A Flauta Mágica de Mozart, Carmen de Bizet, O Barbeiro de Sevilha, La Cenerentola, Il signor Bruschino de Rossini. Em 2011 realizou turnê pela Hungria com o recital Dél-Amerikal Líra.

Sulanger Bavaresco
Graduada em Artes Cênicas pela UDESC, atua no âmbito teatral desde 1984. Criou, em 1993, o FLORIPA TEATRO – Festival Isnard Azevedo, integrando a Comissão Organizadora em todas as suas edições. Em 2011 toma posse na ACLA – Academia de Artes e Letras de Santa Catarina. Foi Gerente do Teatro da UBRO (2004-2008). Como diretora realizou diversos espetáculos junto ao grupo O Dromedário Loquaz e outros, tendo trabalhado inclusive com Isnard Azevedo. Desde 2005 é Assistente de Direção das montagens de ópera feitas pela Pró-Música de Florianópolis. Dirigiu La Serva Padrona (Pergolesi), O Empresário (Mozart) e A Cantata do Café (J.S.Bach), com a Camerata Florianópolis, em apresentações na Capital e no interior de Santa Catarina.
Recital de canto e piano "Imagens de Ópera"

Categorias: Novembro 2013
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 01 Julho 2017 Oficina gratuita "Produção de Mudas&q... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
até 01 Outubro 2017 Projeto literário de âmbito nacional "... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar