FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2013
Exposição do Marshall "MODELO VIVO - AO VIVO"



Quando: até 15 de novembro
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/591972267527176

Visitação até 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

A partir da famosa citação "Mens sana in corpore sano", do poeta romano Juvenal, nasceu a inspiração para a exposição de Marshall: "MENS SANA IN CORPORE LIBERO".
 
Depois de três anos sem pintar a óleo, o artista plástico e professor de arte, Marshall apresenta uma mostra diferente: obras a partir de modelo vivo e ao vivo. Ele vai terminar a última tela durante a abertura da exposição. "Por que não?", pergunta o artista.

Sob os olhares do público e com show de banda, às 19 horas do dia 28 de outubro, no espaço cultural Celso Ramos, no BRDE de Florianópolis, Marshall quer transmitir o conceito de que a liberdade do corpo é a própria sanidade da mente.
 
"Deve-se desejar uma mente sã em um corpo são, é o que queria dizer a sátira do poeta em sua interpretação original. Então a reli em óleo sobre tela, sugerindo que uma mente sã é também um corpo livre, afinal, se uma mente é sã, obviamente é uma mente livre. Por conseguinte a liberdade se estenderá ao seu invólucro; à sua pele, às suas mãos, aos músculos e à sua imagem."
 
Contudo, a exposição de Marshall, com a retratação de modelos nus em sua maioria, não quer preconizar o imoral, ou o sexismo. Ele pretende, através de sua pintura, sanear a mente que vê o feio na liberdade do corpo. Através de sua pintura quer "cerrar as grades morais que encarceram a natureza humana e a sua ligação com a arte".
 
O conceito da mostra é corroborado pelo processo de pintar a partir de modelo vivo, visto que um diálogo com as(os) modelos e o dinamismo do processo, impedem a obra de ser fechada e a deixam ainda mais livre. E, coincidência ou não, é o momento em que a pintura de Marshall também deseja ser mais livre em criação e técnica.
 
Em "Mens Sana In Corpore Libero" teremos o privilégio de assistir, ao vivo, o seu compromisso vitalício com a arte de ensinar, já que a exposição conterá, simultaneamente, um cunho didático. Pintar a última tela no momento da abertura, tem a intenção de transparecer a didática da "Alla Prima", técnica que a escola de Marshall, a Mundo Paralelo, tem como foco central em suas fases mais avançadas de ensino.
 
Tudo sob o acompanhamento do grupo ORFEU que tocará, durante a pintura ao vivo e ao longo da abertura, um repertório de finíssimo bom gosto, bem como músicas da banda inglesa Jethro Tull, que são a principal inspiração do artista em suas madrugadas pictóricas.
Exposição do Marshall "MODELO VIVO - AO VIVO"


Categorias: Novembro 2013
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar