FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2013
Exposição do Marshall "MODELO VIVO - AO VIVO"



Quando: até 15 de novembro
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/591972267527176

Visitação até 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

A partir da famosa citação "Mens sana in corpore sano", do poeta romano Juvenal, nasceu a inspiração para a exposição de Marshall: "MENS SANA IN CORPORE LIBERO".
 
Depois de três anos sem pintar a óleo, o artista plástico e professor de arte, Marshall apresenta uma mostra diferente: obras a partir de modelo vivo e ao vivo. Ele vai terminar a última tela durante a abertura da exposição. "Por que não?", pergunta o artista.

Sob os olhares do público e com show de banda, às 19 horas do dia 28 de outubro, no espaço cultural Celso Ramos, no BRDE de Florianópolis, Marshall quer transmitir o conceito de que a liberdade do corpo é a própria sanidade da mente.
 
"Deve-se desejar uma mente sã em um corpo são, é o que queria dizer a sátira do poeta em sua interpretação original. Então a reli em óleo sobre tela, sugerindo que uma mente sã é também um corpo livre, afinal, se uma mente é sã, obviamente é uma mente livre. Por conseguinte a liberdade se estenderá ao seu invólucro; à sua pele, às suas mãos, aos músculos e à sua imagem."
 
Contudo, a exposição de Marshall, com a retratação de modelos nus em sua maioria, não quer preconizar o imoral, ou o sexismo. Ele pretende, através de sua pintura, sanear a mente que vê o feio na liberdade do corpo. Através de sua pintura quer "cerrar as grades morais que encarceram a natureza humana e a sua ligação com a arte".
 
O conceito da mostra é corroborado pelo processo de pintar a partir de modelo vivo, visto que um diálogo com as(os) modelos e o dinamismo do processo, impedem a obra de ser fechada e a deixam ainda mais livre. E, coincidência ou não, é o momento em que a pintura de Marshall também deseja ser mais livre em criação e técnica.
 
Em "Mens Sana In Corpore Libero" teremos o privilégio de assistir, ao vivo, o seu compromisso vitalício com a arte de ensinar, já que a exposição conterá, simultaneamente, um cunho didático. Pintar a última tela no momento da abertura, tem a intenção de transparecer a didática da "Alla Prima", técnica que a escola de Marshall, a Mundo Paralelo, tem como foco central em suas fases mais avançadas de ensino.
 
Tudo sob o acompanhamento do grupo ORFEU que tocará, durante a pintura ao vivo e ao longo da abertura, um repertório de finíssimo bom gosto, bem como músicas da banda inglesa Jethro Tull, que são a principal inspiração do artista em suas madrugadas pictóricas. Exposição do Marshall "MODELO VIVO - AO VIVO"

Categorias: Novembro 2013
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar