FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2013
Palestra "Dançaterapia: caminho para identidade, comunicação e presença", com Pio Campo



Quando: 11 Novembro 2013, segunda-feira, às 18h30min
Onde: Espaço 2 - CEART, Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: sarahraiz@hotmail.com

Dançaterapia: caminho para identidade, comunicação e presença - esse será o tema da palestra que será realizada no Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no dia 11 de novembro, às 18h30. A palestra, gratuita e aberta ao público, será ministrada por Pio Campo, formador e difusor do método de dançaterapia de Maria Fux.
 
"Dançaterapia é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao ‘sentir’ único e vivo de cada ser humano. O corpo humano é naturalmente predisposto ao movimento. A pele, os músculos, a estrutura óssea são um convite constante à dança concebida como capacidade profunda de expressão, comunicação, relação”, afirma Pio Campo.
 
A prática pode também auxiliar em casos de traumas e depressões, contribuindo para a recuperação do equilíbrio: "Quando por causa da doença, dos traumas, da depressão ou da perda de interesse pelo que está ao nosso redor nos afastamos de nós mesmos, a dançaterapia, que é um movimento de afirmação e de recuperação também da própria identidade, pode reconduzir à dimensão do prazer, do equilíbrio, da criação. Essa prática não substitui intervenções clínicas, médicas ou psicológicas, mas as complementa percorrendo caminhos outros ligados à afetividade, sensibilidade, emoção”, complementa Pio Campo.
 
O palestrante realiza cursos do método Maria Fux de dançaterapia, que de acordo com ele, "baseia-se na possibilidade de uma mudança que permita sair e abandonar gradualmente a rigidez, o medo, a instabilidade, independente do estado psíquico, físico e social de cada um.”
 
O método foi criado por uma conceituada bailarina argentina, que após uma longa e reconhecida carreira em 1968 começou a desenvolver um método de dança que seria utilizado como terapia. No ano de 2000 foi condecorada pela Unesco como cidadã do mundo, devido a sua contribuição na área cultural, educacional e social. Ainda hoje, com mais de 80 anos, Maria fux continua a desenvolver a dançaterapia. Ela possui diversos livros publicados onde explica seu método e conta suas histórias nesta área.
 
Sobre Pio Campo
É o maior difusor do Método Maria Fux no Brasil. Realiza formação no Nepal, Índia e Itália e fundou o Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux, reconhecido pela Unesco. Dançaterapeuta italiano formado desde 1992 com a mestra Maria Fux no Centro Criativo de Dançaterapia de Buenos Aires e na Escola quadrienal para Operadores em Dança Movimento Terapia de Firenze, Itália. Em 1989 funda com Robson Max De Oliveira Souza o Espaço Cultural Vila Esperança em Goiás, projeto de educação pluricultural reconhecido e premiado pela Unicef.
 
No ano de 2002 inaugura com Maria Fux em Goiás o centro que leva o nome da dançaterapeuta e que se apresenta como referência prática e teórica da metodologia no Brasil. Ministra cursos em faculdades, centros de reabilitação, recuperação para dependentes químicos, e de educação. Ocupa-se permanentemente da formação em dançaterapia tanto no Brasil como na Itália e Oriente, além de dirigir o Centro International de Dançaterapia.
Palestra "Dançaterapia: caminho para identidade, comunicação e presença", com Pio Campo


Categorias: Novembro 2013
Tags: palestra
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar