FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2013
Concerto de Jovens Solistas da Orquestra Experimental do IFSC



Quando: 27 Novembro 2013, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro
Quanto: Gratuito

O Concerto Jovens Solistas da Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será apresentado na próxima quarta, 27 de novembro, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 20h30min, com entrada franca. O convidado especial da noite é o pianista Eduardo Beck, ex-integrante da orquestra e formando em Piano, na Udesc.

O projeto de apresentação dos jovens solistas começou no ano passado, quando houve o primeiro concerto. "Em 2011, fizemos algumas apresentações com solos, e tivemos a ideia de criar o projeto, que tomou forma em 2012. Além de integrantes da orquestra, tivemos como convidada especial a violinista alemã Philine Wagner”, lembra o maestro Irineu Lopes Melo.

"A ideia é que o músico sinta a experiência de ‘estar sozinho’ no palco que ele vai sentir muitas vezes à frente do público, se decidir seguir a profissão. É torná-lo menos inibido e incentivar os talentos”, explica Melo. Segundo ele, não há uma seleção propriamente dita para o concerto. Todos os participantes que já têm uma boa experiência de orquestra e que têm interesse em ‘solar’ podem fazer parte do concerto.

Uma das estreantes em solo da noite será a violinista Carolina Momm de Melo. Aos 16 anos, ela é a integrante mais antiga da orquestra. Filha do maestro, ela começou a estudar música desde os três e está na orquestra desde a sua formação, há 12 anos. "A Carolina já ‘solou’ quando era criança, mas na época, claro, ela não tinha noção do que significava, não entendia. Essa vai ser a primeira vez que ela fará um solo sabendo da responsabilidade que tem no palco”, conta o pai.

A OEXO – Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – foi criada há doze anos e entre seus objetivos está a formação de jovens instrumentistas através das oficinas e do curso básico de instrumentos oferecidos na própria instituição.

Também participam integrantes da orquestra que fizeram (ou ainda fazem) o Curso Básico de Instrumentos de Orquestra, oferecido gratuitamente pelo IFSC e que está com inscrições abertas (edital no site http://bit.ly/ficorquestra2014). É o caso de Matheus Lima (flauta) e Felipe Felix (tuba). O curso é totalmente gratuito (o IFSC oferece, inclusive, os instrumentos) e voltado para toda a comunidade. O objetivo é musicalizar atrás dos instrumentos de orquestra, tornando o aluno apto a participar de concertos, seja em orquestra, conjuntos de câmara, bandas ou outras formações musicais. A duração é de dois anos, com carga total de 260 horas, divididas em três horas semanais. A idade mínima é 10 anos.


Programação:


Primeira Parte

• Abertura - Participação Especial do Coral do IFSC

• Concerto de Aranjuez - Joaquim Rodrigo
Transcrição para Tuba e Orquestra
Solista: Felipe Felix

• Concerto para Violino e Cordas em Lá menor
Johann Sebastian Bach
Solista: Carolina Momm de Melo

• Concerto para Dois Violinos e Cordas em Lá menor
Antônio Vivaldi
Solistas: Lucas Faraco Cantelli e Manoel Bittencourt

• Concerto para Flauta e Orquestra em Sol maior, op. 3
Johann André
Solista: Matheus Lima

Segunda Parte


•Concerto para Piano e Orquestra n° 20 em Ré menor
Wolfgang Amadeus Mozart
Solista: Eduardo W. Beck
Concerto de Jovens Solistas da Orquestra Experimental do IFSC

Categorias: Novembro 2013
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 02 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
até 10 Maio 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
até 11 Maio 2017 Inscrições para cursos gratuitos de ensino... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar