FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2013
Exposição "Fragmentos de um Noturno" de Paulo Renato Gaiad



Quando: até 6 de dezembro
Onde: Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça 15 de Novembro, 180 – Centro
Quanto: Gratuito

Visitação até 6 de dezembro, Segunda a sexta-feira – das 13h às 19h

Quando ouviu pela primeira vez a música "Noturno", do pianista Alberto Heller, em 2008, o artista visual Paulo Gaiad encontrou na melodia a inspiração para iniciar um novo projeto, interrompido recentemente por problemas de saúde. Nesta quarta-feira, 23 de outubro, Gaiad apresenta ao público a exposição inédita "Fragmentos de um Noturno", marcando também seu retorno ao cenário das artes na Capital. A mostra será aberta às 19 horas, na Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, seguida de uma conversa com o artista.

A mostra reúne 25 peças que misturam pedaços manuscritos da partitura musical em colagens com papelão, madeira e chapas de metal, trazendo representações de fragmentos de imagem interior e exterior, fragmentos de corpos, e fragmentos simbólicos.  A exposição na Galeria Vecchietti pode ser visitada até dia 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. A entrada é gratuita.

A exposição Fragmentos de um Noturno tem um significado especial para o artista. No início de 2013, ele perdeu quase todos os movimentos do corpo e a capacidade de se comunicar, resultado de um grave problema neurológico. Com tratamento médico e, posteriormente, a retomada do trabalho de criação, Paulo Gaiad vem se recuperando rapidamente. "Esse é um momento muito especial para mim porque marca a retomada da minha vida”, avalia o artista, que concretiza o projeto iniciado há cinco anos e expõe pela primeira vez na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti.

Fazendo referência ao corpo de um piano, desfeito e reinventado, a exposição propõe uma interação das artes visuais com a música. Fragmentos de um Noturno são compostos de pasta partitura, notas perdidas, oitavas fugidias e porta-fragmentos.

Memória, tempo, perda, dor e movimento são temas recorrentes na obra de Paulo Gaiad, mas em todos os trabalhos, segundo o artista, é a emoção que direciona o processo criativo. "Quando eu ouvi essa música (Noturno), fiquei muito tocado. Aquilo foi me envolvendo de tal forma que não consegui dormir direito enquanto não comecei esse projeto”, explica.

 
Artista premiado

Natural de Piracicaba (SP), Paulo Gaiad vive e trabalha em Florianópolis desde a década de 1980. Estudou Arquitetura na Universidade de Brasília e foi colaborador do arquiteto Vilanova Artigas, em São Paulo, onde passou a frequentar o atelier livre de modelo vivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Radicado em Florianópolis desde 1981, Gaiad conquistou o prêmio Cubo de Prata por equipe na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (1989). Na sequência, obteve outras premiações importantes no 47º Salão Paranaense do Museu de Arte de Curitiba (1990) e o prêmio do 1º Salão do Mar de Antonina, no Paraná (1991).

Em 1994, foi contemplado com bolsa no projeto ‘Multiplicadores Culturais’, do Instituto Goethe, viajando para a Alemanha, onde realizou exposição individual. Outras premiações recebidas foram o prêmio Cultura Viva (1997) e prêmio do VI Salão Victor Meirelles (1998). Em 2004, como premiação no 5º Salão de Arte Graciosa, de Curitiba, ganhou uma viagem a Paris.

O artista foi ainda tema do vídeo ‘Paulo Gaiad, matéria da Consciência’ (1996), produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina; do vídeo ‘O Museu e a Escola’, produzido pelo Museu de Arte de Santa Catarina/Fundação Vitae (2001); e do vídeo Paulo Gaiad – Projeto Artistas Visuais Catarinenses, editado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

De 2006 a 2010, Paulo Gaiad realizou diversas exposições individuais e coletivas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de fazer residências artísticas na França, Espanha,  Holanda e Macedônia. Em 2010, participou do Ohrid Summer Festival, Ohrid, na Macedônia.
Exposição "Fragmentos de um Noturno" de Paulo Renato Gaiad


Categorias: Dezembro 2013
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar