FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2013
Concertos didáticos na Escola Silveira de Souza



Quando: 04 Dezembro 2013, quarta-feira, às 16 horas
Onde: Escola Básica Silveira de Souza
Endereço: Rua Alves de Brito nº 334 – Centro
Quanto: Gratuito

Com uma série de concertos didáticos até dezembro, no espaço da Escola Básica Silveira de Souza, no Centro, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes pretende incentivar o gosto pela música erudita e popular, mostrando um pouco da produção artística local para alunos, professores e comunidade. A primeira apresentação acontece nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 16 horas, com participação da Orquestra de Cordas da Ilha. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Além da orquestra, estão programadas apresentações didáticas no dia 26 de novembro, às 16h30, com o músico Silvio Mansani. No dia 4 de dezembro, às 16 horas, haverá outra apresentação no mesmo local. A iniciativa visa despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para o aprendizado musical.

Reformado recentemente, o centenário prédio da Escola Básica Silveira de Souza abriga cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Educação. No local, a Secretaria de Cultura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, está implantando um núcleo da Escola Livre de Música. O programa de formação musical continuada pretende oferecer ao público uma grade de cursos gratuitos para incentivar o aprimoramento de competências, habilidades e senso estético na área da música.

Inicialmente, a Escola Livre de Música está funcionando com núcleos no Campeche (Fundação Cultural Simpozio), Praia dos Açores (Casa de Cultura Açores) e Ribeirão da Ilha (Sociedade Musical e Recreativa Lapa), mantidos em parceria com entidades conveniadas. Nos concertos didáticos será iniciada a divulgação da proposta curricular e cronograma de vagas, assim como o calendário de inscrições para 2014 para os quatro núcleos de música, incluindo o do Centro (Escola Silveira de Souza).

Estão previstas aulas de prática instrumental e de conjunto, musicalização, canto, teoria e percepção musical. A iniciativa visa à formação de músicos e criação de grupos musicais eruditos e populares, bandas e orquestras, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical em Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone 3324-1415.

 
Orquestra de Cordas

A Orquestra de Cordas da Ilha de Santa Catarina foi criada em 2005 por músicos profissionais e estudantes de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente, o grupo é formado por Marcos Pablo Dalmácio (diretor artístico), Tales Custódio, Ricardo Mueller, Débora Remor, Marcos Origuela, Jorge Linemburg, Ernesto Guimarães, Rosana Azevedo e Paulo Roberto Mattos, que é o idealizador do projeto e coordenador.

No concerto didático, os integrantes vão mostrar a riqueza da música orquestral e a importância dos instrumentos eruditos, além de informar à plateia sobre a vida e a obra de renomados compositores brasileiros e da música mundial, assim como a contribuição dada por esses artistas no contexto da história da música. No repertório estão obras de Antônio Vivaldi, Guerra Peixe e Chico Buarque, entre outros compositores.

O projeto é realizado por meio de parceria entre músicos profissionais e estudantes de música da Udesc. Viabilizada por incentivos fiscais municipais, estaduais e federais através, a iniciativa conta com recursos da Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes; Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Funcultural) e Ministério da Cultura (Lei Rouanet).


Quinta (21/11) – 16h - Orquestra de Cordas da Ilha de Santa Catarina

Terça (26/11) – 16h30 - Sílvio Mansani no Dorso do Rinoceronte

Quarta (4/12) – 16h - Concertos Didáticos

Concertos didáticos na Escola Silveira de Souza


Categorias: Dezembro 2013
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar