FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2013
Lançamento oficial do 13º Didascálico



Quando: 02 Dezembro 2013, segunda-feira, às 18h30min
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 - Centro
Quanto: Gratuito

Lançamento oficial do 13º Didascálico será nesta segunda, dia 2 de dezembro, considerado o Dia Nacional da Astronomia, que também terá programação especial no Câmpus. O evento será às 18h30min, no auditório.

Astronomia e arte podem não parecer necessariamente relacionados à primeira vista, mas basta pensar um pouquinho nas obras de grandes artistas para lembrar que o céu, as estrelas e astros são, desde sempre, motivo de inspiração para criar. Por isso, a Comissão Organizadora do 13º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura, com o apoio do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa – JBS), do Câmpus Florianópolis, definiu como tema para o evento de 2014 "Espaço e tempo: entre o céu e a arte”.


Segundo o projeto, o ambiente urbano, principalmente nas grandes cidades, tem nos afastado progressivamente do contato com o céu. A poluição luminosa, decorrente de processos de iluminações pública e privada excessivas e dirigida indiscriminadamente em todas as direções, tem suprimido o direito de toda uma geração de jovens de contemplarem as estrelas, planetas, e outros objetos celestes. A organização cita como exemplo de influência do céu na arte Vicent Van Gogh:

Dos seus quadros sobre o céu noturno, o mais notável é O Caminho dos Ciprestes (reprodução acima), que Van Gogh descreveu em carta a Paul Gauguin: "Um céu noturno com a lua sem brilho, só o delgado crescente emergindo da sombra opaca projetada da Terra, uma estrela com um brilho exagerado, se você quiser, brilho suave de rosa e verde no céu ultramar onde passam as nuvens” (artigo de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão)

Além disso, ainda de acordo com os organizadores, as escalas de tempo e espaço astronômicos tornam as escalas de tempo e espaço usadas no nosso cotidiano infinitesimais, obrigando-nos a repensar a valorização ou desvalorização do nosso quintal, o nosso apego a determinados valores de posse, o descaso com o meio ambiente e a valorização do próximo.

E os exemplos de relação entre o Céu e a Arte vão além, como a peça teatral "Galileu”, de Bertold Brecht, filmes de ficção científica, músicas (Alô, alô, Marciano... ), entre outros.
Lançamento oficial do 13º Didascálico


Categorias: Dezembro 2013
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar