FaceBook Instagram Twitter


Fórum de Debate sobre Incentivo Cultural



Quando: 16 Dezembro 2013, segunda-feira, às 18 horas
Onde: Teatro da Ubro
Endereço: Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro
Quanto: Gratuito

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis pode sofrer alterações em 2014. O assunto será avaliado nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 18 horas, no Teatro da Ubro, durante o Fórum de Debate com a Sociedade Civil, que vai reunir integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, artistas, proponentes e produtores culturais, além de representantes do poder público municipal.

Promovido pela Secretaria de Cultura da Capital, por meio da Fundação Franklin Cascaes, o encontro visa à discussão de propostas para atualização e aperfeiçoamento desse mecanismo de financiamento, que tem 22 anos.

Para subsidiar as sugestões de alteração à legislação de Incentivo à Cultura de Florianópolis, técnicos da Fundação Franklin Cascaes pesquisaram o funcionamento de leis semelhantes adotadas em dez capitais do país e em três municípios do Sul do Brasil. O levantamento abrangeu as cidades de Natal (RN), Fortaleza (CE), Aracajú (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), além de Joinville e Itajaí (SC).

O assunto também foi debatido pela Fundação Franklin Cascaes em audiência pública realizada em junho, na Câmara de Vereadores, quando foi sugerida a formaçã o de uma comissão com representantes do poder público e sociedade civil para elaborar um texto de alteração à Lei nº 3.659/1991. Após reuniões de trabalho, ocorridas de setembro a novembro, o grupo redigiu uma minuta do projeto de reformulação da Lei para ser discutida durante o encontro no Teatro da Ubro. O texto contempla algumas demandas levantadas pela classe artística.

 
Reformulação da lei

Criada em 1991, a Lei nº 3.659/91 permite que entre 1 e 2,5% da arrecadação do ISS e IPTU do Município sejam destinados ao apoio de projetos culturais, por meio de renúncia fiscal. O texto elaborado pela comissão, entre outras questões, inclui alternativas para dar mais visibilidade à marca dos incentivadores culturais, o que atualmente é vedado em algumas modalidades. Também propõe alteração de percentuais de incentivo e possibilita a remuneração do captador dos recursos, assim como sugere o aumento do limite de valor para projetos culturais.  

Integram a representação do poder público na comissão servidores dos dois órgãos de cultura do Município. O grupo é formado pelo secretário municipal de Cultura, Luiz Moukarzel; presidente da Fundação Franklin Cascaes, Pedro Almeida; e pelos técnicos Ulisses Souza, Jaqueline Gonçalves Souza, Lúcia Thomaz, Adelir Ferreira, Paulo Ferrary, Carla Silveira e Eliane Pacheco.

Representando a Sociedade Civil, a comissão é formada por Marcelo Pereira Seixas e Francisco do Vale Pereira, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, além de Ricardo Alves Cavalheiro, Alzemi Machado e Maria Tereza Collares.
Fórum de Debate sobre Incentivo Cultural


Categorias: Dezembro 2013
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar