Quando: de 14 a 21 de março, das 7h às 13h
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito
O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abre a temporada de oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC) com vagas para Oficina da Palavra, Linguagem em Artes Plásticas, História da Pintura – do Século XV ao início do Século XX, Composição e Teoria das Cores e Oficinas de Gravura. Inscrições pelo telefone (48) 3664-2639, de 14 a 21 de março, das 7h às 13h.
Confira as oficinas:
Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.
Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 25 de março a 24 de junho de 2014
Dias da semana: terças-feiras
Hora: 14h às 16h
Sala: 02
Idade: a partir de 15 anos
Linguagem em Artes Plásticas - A oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.
Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 26 de março a 25 de junho de 2014
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
Nº de vagas: 10
Sala: 03
História da Pintura – do século XV ao início do século XX - A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.
Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 27 de março a 26 de junho de 2014
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínim
o de alunos: 10
Máximo de alunos: 15
Composição e Teoria das Cores - A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Também analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, além de simetria e assimetria dos elementos. A oficina abordará ainda o uso das cores segundo as diferentes culturas e países.
Turma I
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 24 de março a 23 de junho de 2014
Dias da semana: segundas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito
Turma II
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 28 de março a 27 de junho de 2014
Dias da semana: sextas-feiras
Horário: 9h às 11h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito
Oficina de Gravura - A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.
Técnicas de Gravuras
Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.
Lit
ografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.
Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.
Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.
Turma I
Ministrante: Bebeto
Horário: das 9h às 12h (matutino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09
Turma II
Ministrante: Bebeto
Horário:
das 14h às 18h (vespertino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09
Turma III
Ministrante: Bebeto
Horário: das 19h às 21h (noturno)
Dias da semana: segundas e quartas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09
Mais sobre as Oficinas de Arte - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d'Ávila em 1981. Na ocasião, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.
Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva somente a partir de 1987 com o ensino contemporâneo das artes plásticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC