FaceBook Instagram Twitter


Lançamento do documentário "O Goio-En transbordou" no Cineclube Badesc



Quando: 08 Março 2016, terça-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/499562316893428

O documentário O Goio-En transbordou, dirigido pelos cineastas e jornalistas Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, será lançado no dia 8 de março, terça-feira, às 19h no Cineclube da Fundação Cultural Badesc. Entrada gratuita. O público presente no lançamento na Fundação Cultural Badesc receberá um DVD gratuitamente.

Em seus 70 minutos, o documentário apresenta 22 moradores e ex-moradores do Porto Goio-En, no oeste catarinense, que contam suas vivências naquele lugar que passou por diversas transformações ligadas às águas do rio Uruguai. Assim, o trabalho é um resgate da memória de uma região marcada por enchentes, como o da década de 60, em que o rio levou casas, animais, pertences e plantações. Um lugar impactado também pela chegada da Usina Foz do Chapecó que mudou completamente o povoado e transformou para sempre a história daquele núcleo social.

“Era uma comunidade forte que tinha nas barcas, que faziam as travessias no rio Uruguai, entre as cidades de Chapecó com Nonoai e Erechim, sua fonte de renda. Com as transformações, como a construção da ponte que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul (1974) e as enchentes, o lugar foi perdendo seus moradores. Cabe lembrar que essas águas também traziam o progresso à região quando o rio Uruguai era utilizado pelos balseiros para o transporte de madeiras até a Argentina”, explica Cassemiro.

As gravações iniciaram em 2013 e exigiram mais de 30 horas de gravação. “Foi um privilégio para nós encontrar pessoas dispostas a contar um pouco da história que viveram no Porto Goio-En, das transformações do lugar, da vida em comunidade, das lembranças que ficaram dentro do rio”, afirmam os diretores.

Projeto prêmiado

O projeto O Goio-En transbordou foi contemplando pelo prêmio Elisabete Anderle de incentivo à cultura, na categoria patrimônio imaterial/2014. A Margot Produções, que assina esse projeto, também realizou vários filmes a partir de histórias do oeste catarinense como Celibato no Campo, vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema de 2008, e Kiki - o ritual da resistência Kaingang.

Ficha técnica

Direção, roteiro e montagem: Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt
Assistente de direção: Adriane Canan
Produção: Ilka Goldschmidt
Direção de Fotografia: Cassemiro Vitorino
Câmeras: José Sergio Boita Jr. e Cassemiro Vitorino
Operador de microfone: Antônio Luiz Pellegrini
Finalização: Mário de Oliveira Júnior
Foto Still: Adriane Canan e Nicoly G. Vitorino
Acervo Fotográfico: Victorino Zolet
Trilha tema: O Porto - composição: Márcio Pazin e Capello Ca
Concepção de Arranjos: Márcio Pazin e Alex Martinez
Trilhas especialmente cedidas: Fúria das Águas - Composição: Arlindo Sander e Romeu Roque Hartmann. "Balseiro do Uruguai" - Composição: Marcio Hartmann, Michel Hartmann e Rogério Wink
Lançamento do documentário "O Goio-En transbordou" no Cineclube Badesc


Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar