FaceBook Instagram Twitter


Mostra de filmes "Sylvio Back 8.0" comemora os 80 anos do cineasta catarinense no Cinema do CIC



Quando: de 8 de setembro a 1º de outubro, de sexta a domingo
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/763190427186083

Onde: sala de cinema do CIC (os filmes também serão apresentados no canal TV UFSC, NET 15 e 6.1 aberto, digital)

O cineasta Sylvio Back é homenageado pelos seus 80 anos de vida com a “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”. Durante todo o mês de setembro, a filmografia do cineasta catarinense Sylvio Back estará em cartaz no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). De sexta-feira a domingo, sempre às 20h, com entrada gratuita, a mostra irá celebrar os 80 anos do cineasta que fez sua trajetória com filmes instigantes, poéticos e históricos. A realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço; do curso de Cinema da Unisul, responsável pela programação do Cinema; e da Cinemateca Catarinense.

A Mostra exibe, durante os finais de semana de setembro, 12 filmes do cineasta – todas as exibições são gratuitas e abertas ao público. A abertura oficial conta com a presença do autor e acontece no dia 08 de setembro, às 19 horas, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, com o filme ‘Lost Zweig’. Logo após a exibição do filme de abertura, haverá debate com o diretor.

José Henrique Nunes Pires (Zeca Pires), também diretor de cinema e amigo pessoal de Back, define que “é difícil de rotular o cineasta Sylvio Back. Mas sua cinematografia vai na contramão da história oficial com filmes instigantes, poéticos e históricos”. Ambos os cineastas atuaram juntos na direção (Zeca Pires como assistente) do filme “O Contestado – Restos mortais” e “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro” — filmes que também serão exibidos na mostra.

Nunes Pires é também um dos organizadores da mostra e diz que a ideia surgiu em função da notoriedade do cineasta Sylvio Back e da importância de sua obra no contexto nacional. Aproveitando a recente celebração do octagésimo aniversário do autor, a “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem” ve m para valorizar a obra de um filho das terras catarinenses. Coordenando a Mostra ao lado do presidente da Cinemateca Catarinense, Pedro Mc, Zeca Pires conclui: “Não faltam justificativas e méritos para Sylvio Back”.

A mostra está organizada em ordem cronológica, com exceção do filme de abertura, escolhido devido à sua temática oportuna para o debate. Santa Catarina está iniciando esta mostra que homenageia o cineasta octogenário; depois de Florianópolis, será realizada em outras cidades e estados, e já está confirmada para Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Sylvio Back

Autor de 38 filmes e detentor de 76 prêmios nacionais e internacionais, Sylvio Back é cineasta, poeta, roteirista, escritor e produtor. Filho de imigrantes, pai húngaro e mãe alemã, nascido em Blumenau (SC), 1937.

Autodidata (ou, nas suas palavras: “Aprendi cinema vendo e ‘lendo’ filmes”), sem nunca ter sido assistente de outro cineasta, Back opta por trocar a contemplação pela realização. Desde “As Moradas” – seu primeiro curta –, Back roteirizou, dirigiu e produziu (e coproduziu) trinta e oito filmes – entre curtas, médias e doze longas-metragens, os mais recentes, o docudrama “O Contestado – Restos Mortais”’ (118 min., 2010) e “O Universo Graciliano” (84 min., 2013) – o primeiro filme sobre a vida-obra-e-morte do escritor Graciliano Ramos.

Chamado de “Cacique do Sul” por Glauber Rocha, justamente por ter uma obra conectada à civilização do Extremo-Sul, epíteto que acaba de ser atualizado para “Cacique do Brasil” por Cacá Diegues em correspondência ao cineasta Zeca Pires que, com seu texto, abre o belo catálogo da mostra, organizado com design e capa do cineasta Pedro MC, presidente da Cinemateca Catarinense.

Referindo-se à mostra, que leva o jovial título de “Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, Back sublinha que “nesse embalo de garimpo fílmico-existencial é que topei dar passagem a esta inestimável retrospectiva em Florianópolis para cravar minha nova idade. Que os filmes falem por mim, eles sempre foram melhores do que eu! Que o digam as dezenas de colaboradores, como o citado Zeca Pires e a cineasta Mar ia Emília de Azevedo, com quem, prazerosamente, compartilho a honra e a obra que, se subsiste, é graças ao estro e à expertise deles”.

Obra aberta

Neste relato exclusivo, Sylvio Back confessa que guarda “… ralas e rasas glórias do passado a festejar. Pelo contrário. Em quantas meu cinema foi omitido, esquecido, desqualificado, ridicularizado, vitima de incompreensões, ou surdamente, patrulhado à direita e à esquerda, só porque caminho com os próprios pés e não alimento espírito de horda. Jamais flertei com o público, a crítica ou a mídia”. E conclui: “São seis décadas circunavegando pela cultura brasileira a bordo de uma obra aberta, que não procura apascentar almas ou fundar verdades unívocas, nem levar o espectador pelas mãos. Adoro deixá-lo na maior orfandade, apenas com suas idiossincrasias, literalmente, consigo próprio. Ele cá e os fotogramas piscando incólumes nas telinhas e telonas pelos anos afora”.

Os Filmes a serem exibidos:

08/09 às 19h – Lost Zweig (2003 / 114 min)
09/09 às 20h – Lance Maior (1968 / 100 min)
10/09 às 20h – A Guerra dos pelados (1971 / 98 min)
15/09 às 20h – Aleluia, Gretchen (1976 /118 min)
16/09 às 20h – Revolução de 30 (1980 / 118 min)
17/09 às 20h – República Guarani (1982 / 100 min)
22/09 às 20h – Guerra do Brasil (1987 / 84 min)
23/09 às 20h – Rádio Auriverde (1991 / 70 min)
24/09 às 20h – Yndio do Brasil (1995 / 70 min)
29/09 às 20h – Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1999 / 86 min)
30/09 às 20h – O Contestado – Restos Mortais (2010 / 118 min)
01/10 às 20h – O Universo Graciliano (2013 / 84 min)
completando uma homenagem de Eduardo Paredes com o especial “Retratos Brasileiros, Sylvio Back” (26min / Canal Brasil)
A partir do segundo fim de semana de outubro, a mostra será exibida e reprisada pela TV UFSC. Acompanhe a programação no site www.tv.ufsc.br.

Abertura da “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, com apresentação do filme “Lost Zweig” (classificação indicativa: 12 anos) seguida de debate com o diretor do filme

Lost Zweig, o filme da abertura da mostra:

(2003, 35 mm, cor, 114 min) Argumento original e roteiro, baseado no livro, “Morte no Paraíso”, de Alberto Dines, com Nicholas O’Neill, produção e direção.

Eleito entre os “50 melhores filmes da década” pelo jornal “O Globo” (2009), o filme narra a última semana de vida do escritor austríaco Stefan Zweig, que planejou o suicídio ao lado da mulher. O austríaco Stefan Zweig se apaixonou pelo Brasil ao visitar o país pela primeira vez, em 1936. Cinco anos depois o judeu veio definitivamente, fugindo do nazismo. Estava acompanhado de sua mulher, Lotte, 27 anos mais jovem. No carnaval de 1942, o casal é encontrado morto na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O misterioso ato leva a crer que o intelectual e a esposa se suicidaram num obscuro pacto de morte, questão que desperta incógnitas até os dias atuais.



PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA:

8 de setembro (sexta-feira), às 20h:

LostSweig
Direção: Sylvio Back
Ano: 2002
País: Brasil
Duração: 113 minutos
Sinopse: A última semana de vida do escritor judeu-austríaco Stefan Zweig (RüdigerVogler), autor do famoso livro "Brasil, País do Futuro", e de sua jovem esposa Lotte (Ruth Rieser). O casal, num pacto cercado de mistério, se suicida em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, logo após o carnaval de 1942.

9 de setembro de 2017 (sábado), às 20h:

Lance maior
Direção: Sylvio Back
Ano: 1968
País: Brasil
Duração: 100 minutos
Sinopse: Um estudante universitário que trabalha em um Banco, experimenta uma crise pessoal: ele está dividido entre suas ambições e a tentação de se envolver no movimento armado contra a ditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, sua vida amorosa também está confusa. Ele não consegue decidir entre duas garotas: uma moça rica que tem um maior interesse em sua libertação sexual, e uma garota trabalhadora que tem problemas familiares.

10 de setembro de 2017 (domingo), às 20h:

A guerra dos pelados
Direção: Sylvio Back
Ano: 1970
País: Brasil
Duração: 98 minutos
Sinopse: Em 1 913, no interior de Santa Catarina, a concessão de terras a uma companhia estrangeira para exploração de recursos naturais gera revolta nos expropriados, que reagem com um conflito sangrento. Reunidos, eles planejam um ataque surpresa.

15 de setembro de 2017 (sexta-feira), às 20h:

Aleluia, Gretchen
Direção: Sylvio Back
Ano: 1976
País: Brasil
Duração: 118 minutos
Sinopse: A saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo ao nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Guerra Mundial, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna (espionagem nazista no Brasil) e o Integralismo. Na década de cinqüenta, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul.

16 de setembro de 2017 (sábado), às 20h:

Revolução de 30
Direção: Sylvio Back
Ano: 1980
País: Brasil
Duração: 118 minutos
Sinopse: Filme-colagem de uma trintena de documentários e filmes de ficção dos anos 20, culminando com cenas inéditas da Revolução de 1930. Todo em preto-e-branco, o principal tônus é a excelência da restauração fotográfica de suas imagens, emoldurada por uma trilha sonora autêntica, de rara beleza e qualidade de emissão. Duas horas de estupefação, achados anedóticos e ironias sorrateiras.

17 de setembro de 2017 (domingo), às 20h:
República Guarani
Direção: Sylvio Back
Ano: 1982
País: Brasil
Duração: 96 minutos
Sinopse: O filme traz um registro da cultura e da história dos guaranis e do que fizeram com eles. Sua montagem meticulosa resultou numa versão sutilmente agressiva e hostil aos jesuítas. Por exemplo, Back esclarece que a figura e a função do cacique entre os guaranis foram imposto pelos padres que afastaram a liderança dos pajés guias espirituais e curandeiros das tribos.

22 de setembro de 2017 (sexta-feira), às 20h:

Guerra do Brasil - Toda Verdade Sobre a Guerra do Paraguai
Direção: Sylvio Back
Ano: 1987
País: Brasil
Duração: 104 minutos
Sinopse: Entre 1864 e 1870, a América do Sul é palco do maior e mais sangrento conflito armado do século, conhecido como a “Guerra do Paraguai”, ou “Guerra Grande”, para os paraguaios. Misturando realidade e ficção, o documentário debate este “ensaio” da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, vitimando em torno de um milhão de pessoas. No filme entrelaçam-se a história oficial, o imaginário popular e a crítica de militares, cronistas e historiadores, articulado a um complexo painel iconográfico e musical, e a um resgate visual do teatro de operações no Paraguai.

23 de setembro de 2017 (sábado), às 20h:

Rádio auriverde
Direção: Sylvio Back
Ano: 1991
País: Brasil
Duração: 70 minutos
Sinopse: Com a intenção de desfazer a ingenuidade e festividade em torno da participação do Brasil na II Guerra Mundial, este documentário penetra no desconhecido universo da guerra psicológica que conturbou a presença da Força Expedicionária Brasileira na Itália, de 1944 a 1945. Através das musicalmente alegres e debochadas transmissões de uma rádio clandestina, o filme acaba também por revelar as tragicômicas relações entre os Estados Unidos e o Brasil durante a guerra.

24 de setembro de 2017 (domingo), às 20h:

Yndio do Brasil
Direção: Sylvio Back
Ano: 1995
País: Brasil
Duração: 70 minutos
Sinopse: Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, cinejornais e documentários, revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por musicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico, do índio Brasileiro.

29 de setembro de 2017 (sexta-feira), às 20h:

Cruz e Sousa – O poeta do desterro
Direção: Sylvio Back
Ano: 1998
País: Brasil
Duração: 86minutos
Sinopse: Reinvenção da vida, obra e morte do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 "estrofes visuais", o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis até seu emparedamento social, racial, intelectual e trágico no Rio de Janeiro.

30 de setembro de 2017 (sábado), às 20h:

O contestado – restos mortais
Direção: Sylvio Back
Ano: 2012
País: Brasil
Duração: 155 minutos
Sinopse: Com o inédito relato de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica de especialistas, “O Contestado - Restos Mortais” resgata uma das maiores epopeias do país, a Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa fundiária, mesclado à irrupção de um levante messiânico de grandes proporções.

1º de outubro de 2017 (domingo), às 20h:

O universo Graciliano
Direção: Sylvio Back
Ano: 2013
País: Brasil
Duração: 84 minutos
Sinopse: Um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como "São Bernardo", "Vidas Secas", "Angústia", "Infância" e "Memórias do Cárcere". O filme combina diversos materiais de arquivo, partes de outros filmes com entrevistas de pessoas próximas ao escritor.

Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte
Departamento Artístico Cultural – DAC
TV UFSC

Apoio:
Governo de Santa Catarina – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS-SC
Cinemateca Catarinense – ABD.SC
77 letras – Selo e Desenho Editorial
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
Cinema & Audiovisual – Universidade do Sul de Santa Catarina
Cineclube Cinema Unisul
Mostra de filmes "Sylvio Back 8.0" comemora os 80 anos do cineasta catarinense no Cinema do CIC


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar