FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2014
5ª edição da Semana Municipal do Livro Infantil - programação



Quando: de 12 a 18 de abril
Onde: em várias regiões da Capital

A Secretaria Municipal de Educação realizará de 12 a 18 de abril a 5ª edição da Semana Municipal do Livro Infantil. Em parceria com o SESC, ocorrerão eventos em várias regiões da Capital como lançamento de livros, autógrafos, varal literário, contação de histórias, exposições, mostra literária, encontros, passeio de barco, oficina de desenho, apresentação de filmes e espetáculos teatrais

Instituída em 2010 pela Lei 8.125, a Semana Municipal do Livro Infantil acontece no período que compreende o dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro e o Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

Excepcionalmente este ano, por ocasião da Sexta-feira da Paixão (18), feriado nacional, a programação se estenderá até o dia 17.

Confira a programação completa

Lançamento de livros e sessão de autógrafos

A cerimônia de abertura acontece no próximo sábado (12), às 9h30, na Biblioteca Pública de Santa Catarina. Na ocasião, será lançada a 2ª edição do livro on-line “Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina”.

A obra, organizada pelas pesquisadoras da UFSC Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Pozzobon Spengler, reúne 237 biografias de escritores, tradutores e ilustradores catarinenses, além de 815 resenhas de livros infantis e juvenis.

De acordo com Eliane Debus, “o mapeamento da produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e sua socialização por meio eletrônico possibilita, além da democratização das informações, o diálogo com uma ferramenta importante e que não pode ser ignorada: a internet. Desse modo, contribuímos para a interação do leitor com uma plataforma de manuseio acessível e dinâmica”.

Ainda pela manhã, está prevista uma sessão de autógrafos e o lançamento de livros produzidos pelas crianças participantes do Projeto Autores Mirins, coordenado pela professora Anne Marie Tribess Onesti.

Ao todo, quatro títulos serão lançados: “O castelo da princesa”, “O zoológico dos animais”, “O pirata perna-de-pau” e “A história das meninas gêmeas”.

Com o objetivo de proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer o universo de um livro e a possibilidade de serem criadoras de suas próprias histórias e obras, o Projeto Autores Mirins foi realizado com crianças de cinco anos da Creche Maria Nair da Silva, no Rio Tavares.

Bibliotecas da cidade têm vasta programação

Diversas atividades acontecem em quatro bibliotecas de Florianópolis. A Biblioteca Central da SME, localizada no Centro de Educação Continuada (CEC), terá contação de histórias para crianças, jovens e adultos, exposição de livros artesanais produzidos por acadêmicos da quinta fase do Curso de Pedagogia da UFSC e a Mostra Literária “Mitos e Lendas”.

Semelhante a uma contação de história, a mostra apresenta uma sequência de mitos e lendas do Brasil e faz um paralelo entre mitos antigos e contemporâneos.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho também será palco de exposição e contação de histórias, bem como de varal literário. Além disso, os visitantes poderão prestigiar a Mostra Literária “Roda, Romance e Ratoeira”.

Dança de roda tradicional da Ilha de Santa Catarina e arredores, a ratoeira retoma diversas cantigas e versos da cultura açoriana.

Muitas atrações também na Biblioteca Pública de Santa Catarina. Com textos de Carlos Henrique Schroeder e design de Roberto Lanznaster, a Mostra Literária “História do Livro” estará aberta à visitação diariamente das 8 às 19 horas. Através da exposição de dez banners, os idealizadores fazem uma viagem no tempo, desde a invenção do papel até os ipads.

Valdir Dutra Produções

No dia 15, às 14h30, a Valdir Dutra Produções apresenta a peça Joãozinho e Maria. Valdir, que é artista e produtor cultural nativo da Ilha, tem 74 anos, sendo 45 dedicados ao teatro. É responsável pela produção de mais de 50 espetáculos assistidos por mais de um milhão de pessoas em pelo menos 25 cidades catarinenses.

Teatro na Prainha

A Biblioteca do SESC Prainha recebe duas peças teatrais: Baú de Histórias - "O Flautista de Hamelin" e "Boneca de Pano".

O Flautista de Hamelin retoma a clássica história de dois artistas medievais que saem pelas ruas empurrando uma velha carroça que acaba se transformando na cidade de Hamelin. Nela, um flautista livra a cidade de uma peste de ratos. A peça ressalta a importância de cumprir os tratos feitos.

Oficina de desenho e criação de personagens

Nos dias 14, 15 e 16, será ministrada, no CEC, a oficina Hassis HQ. Desenvolvida pelo educador Denilson Antonio, a proposta é praticar a arte do desenho e a criação de personagens com possíveis desdobramentos nas escolas, como produção de gibis que dialoguem com a arte e a língua portuguesa. As atividades ocorrem em período integral.

A semana ainda tem apresentações artísticas na Barca dos Livros (Lagoa da Conceição), Casa da Memória (Centro), escolas e no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Passeios de barco com livros e narração de histórias serão organizados no dia 12, às 15e 16 horas. A atividade é aberta à comunidade e gratuita para crianças até 10 anos.

Atividades públicas

O filme “A extraordinária viagem do jovem Spivet” (L’extravagant voyage du Jeune et prodigieux T.S Pivet) será exibido no dia 15, às 10 horas, na sala 2 do Cine Espaço, no Beiramar Shopping. A projeção, organizada pela Aliança Francesa, é voltada para crianças entre 8 e 12 anos e a entrada é franca.

No mesmo dia, a Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal do Continente estará na Praça do Canto, das 9h30 às 11 horas e das 14h30 às 16 horas.

Apoiadores da 5ª Semana Municipal do Livro Infantil

Além das unidades educativas, são parceiros a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Biblioteca do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Guga Kuerten (IGK), Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa (NEPALP) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta ainda com o apoio da Fundação Hassis, Fundação Franklin Cascaes e Barca dos Livros.

5ª edição da Semana Municipal do Livro Infantil - programação

Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 24 Maio 2017 Curso gratuito Músicas Afroamericanas como... >> Música
até 24 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar