FaceBook Instagram Twitter


Café Antropológico exibe "As Hiper Mulheres" (The Hyperwomen)



Quando: 17 Abril 2014, quinta-feira, às 20 horas
Onde: Casa Das Máquinas
Endereço: Praça Bento Silvério - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/430106137133581

Café Antropológico exibe o premiado documental "As Hiper Mulheres" (The Hyperwomen) do Diretor Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, com o roteiro original de Takumã Kuikuro, com duração de 80 min, na Casa das Maquinas Da Lagoa, nesta quinta feira, 17 de abril, às 20 horas, e o café corre por conta da Casa! A entrada é gratuita.

Premiado em festivais de cinema do Brasil, Hollywood(EUA),Vancouver(Canadá) e Amsterdã(Holanda), trata de um ritual indígena feminino no Alto Xingu (MT). A realização é fruto de uma parceria entre cineastas indígenas e não índios: a direção é de Takumã Kuikuro, Leonardo Sette e do antropólogo Carlos Fausto, com produção de Vicent Carelli do Vídeo nas Aldeias, projeto que introduziu a produção cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras.

O ritual exibido no filme foi também objeto da tese de doutorado em Antropologia Social de Maria Ignez Cruz Mello (in memorian), que foi professora da Udesc. Intitulada “Iamurikuma: Música, Mito e Ritual entre os Wauja do Alto Xingu”, a tese foi defendida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2005.

O filme será apresentado pelo Café Antropológico, uma realização do Núcleo de Antropologia Visual e Estudos de Imagem (Navi) e do Núcleo de Identidade Gênero e Subjetividade (NIGS), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFS C), e da Fundação Franklin Cascaes em parceria com a Cinemateca Catarinense.

Após exibição haverá um debate com Kerexu Yxapyry, cacica guarani da Aldeia Itaty (Morro dos Cavalos), Acácio Piedade, professor do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Udesc e Francine Pereira Rebelo, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSC e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI), da mesma universidade.

Sinopse
Temendo a morte da esposa idosa, o velho índio Kuirkuro pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Café Antropológico exibe "As Hiper Mulheres" (The Hyperwomen)


Categorias: Abril 2014
Tags: Cine, Cinema
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar