FaceBook Instagram Twitter


Mostra Brecht no Cinema



Quando: 02 Maio 2014, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

O cineclube Sesc Prainha apresenta, a partir de 28 de abril, a Mostra Brecht no Cinema. O evento, que promove a exibições diárias de curtas e longas-metragens roteirizados pelo famoso dramaturgo alemão Bertolt Brecht, é inteiramente gratuito.

Entre os filmes a serem mostrados estão "Os carrascos também morrem", dirigido por Fritz Lang, e o documentário "A Vida de Berthold Brecht", comandado por Joachim Lang.

Confira a programação da Mostra Brecht no Cinema:

28/04/2014 - 19:00
A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS
(Alemanha, 1931, 110 min, P&B). 14 anos.
Versão restaurada da famosa adaptação de G.W.Pabst (A Caixa de Pandora) para o lendário musical de Brecht. Músicas de Kurt Weill.
Descrição: A Ópera dos Três Vinténs” é um musical com uma história cínica de personagens de baixo-nível no underground de Londres do final do século XIX, escrito por Bertold Brecht e dirigido por Georg Wilhelm Pabst.

28/04/2014 - 21:00
Mostra Brecht no Cinema - Debate
Descrição: Debate Mostra Brecht no Cinema - A ópera dos três vinténs, com Prof. Dr. Vicente Concilio (UDESC)

29/04/2014 - 19:00
KUHLE WAMPE
(Alemanha, 1931,68 min, P&B). 14 Anos
História de uma família operária durante uma crise econômica na Alemanha. Marco do cinema político-social. Roteiro de Bertold Brecht e Ernst Ottwalt

30/04/2014 - 19:00
COMO VIVE O TRABALHADOR BERLINENSE
(Alemanha, 1930, 12min, P&B)
Realizado antes de Kuhle Wampe, este curta de Slatan Dudow é uma contundente denúncia sobre as condições de vida do trabalhador berlinense.

29/04/2014 - 21:00
Mostra Brecht no Cinema - Debate

01/05/2014 - 20:00
OS CARRASCOS TAMBÉM MORREM
(EUA, 1943, 120 min, P&B). 14 anos
Um nazista é assassinado na Tchec oslováquia ocupada. Como represália, a Gestapo começa uma sangrenta caçada. Obra-prima de Fritz Lang. Roteiro de Bertolt Brecht.

02/05/2014 - 20:00
OS MISTÉRIOS DE UMA BARBEARIA
(Alemanha, 1923, 33 min, P&B). 14 anos.
Numa barbearia, clientes aguardam enquanto um aprendiz preguiçoso, interpretado pelo famoso ator Karl Valentin, dorme. Direção de Bertold Brecht e Erich Engel.
 

Bertolt Brecht começou a escrever cedo e publicou seu primeiro texto num jornal em 1914. Cinco anos mais tarde, ingressou no Partido Independente Socialista e teve um filho – Frank – com uma de suas amantes.

Em 1922 estreou sua peça “Os tambores da noite”. Em 1923 casou-se com Marianne Zoff, de quem se divorciaria em 1927, e com quem teve uma filha, Hanne. Conheceu a atriz Helen Weigel e com ela passou a morar em Berlim. O casal teve um filho, Stefan. Brecht conheceu o músico Kurt Weil em 1927.

Dois anos depois, criaram juntos a “Ópera dos Três Vinténs”, que se tornaria um grande sucesso. A partir daí, o dramaturgo passou por um período de grande produtividade. Criou “A Mãe”, “Homem por Homem”, “Mahagonny”, “Happy End”, “Santa Joana dos Matadouros”, entre várias outras peças. Nesta época desenvolveu também ateoria do teatro épico, que seria publicada em 1948, em “Estudos sobre Teatro.” Em 1933, com a perseguição nazista, Brecht exilou-se da Alemanha, indo primeiro para a Suíça, depois para Paris e finalmente fixando-se naDinamarca. Nesse período, criou “Terror e Miséria do Terceiro Reich,” “A Vida de Galileu” e “Mãe Coragem e seu filhos”. Com a invasão da Dinamarca pelos alemães, partiu novamente, refugiando-se agora em Nova York, em 1941. Bertolt Brecht trabalhou em Hollywood.
Bertolt-Brecht

Dois anos após o fim da Segunda Guerra, em 1947, re tornou à Europa. Instalou-se definitivamente em Berlim, em 1948. Estava na Alemanha Oriental, cujo regime comunista valorizava, enquanto estava no exílio. Logo, porém, deu-se conta do autoritarismo policialesco que vigorava nos países do bloco soviético: pelo fato de estar mal vestido e com a barba por fazer, foi barrado pela polícia na entrada de uma solenidade que seria dada justamente em sua homenagem, conforme relata o historiador Paul Johnson, no livro “Os Intelectuais”. Além disso, Johnson também registra que Brecht preferiu deixar os direitos autorais de suas peças a cargo de uma empresa suíça que lhe remetia clandestinamente grande somas de dinheiro.

Em 1949, com o apoio do governo da Alemanha Oriental, Bertolt Brecht fundou o “Berliner Ensemble”, uma companhia de teatro que montava principalmente peças do autor. Dois anos antes de morrer, de ataque cardíaco, o dramaturgo iniciou a publicação de suas obras completas.
Mostra Brecht no Cinema


Categorias: Maio 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar