FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2014
42° Rodeio Nacional e Festa Praiana



Quando: de 30 de abril a 4 de maio
Onde: CTG Os Praianos
Endereço: Rua Vidal Vicente de Andrade, 72 - Forquilhinhas - São José

Ingresso: R$ 10 por dia. Cada ingresso dá direito a participar do sorteio de um carro 0 Km.

É hora de esquentar a água do chimarrão, tirar a bombacha do armário e afiar o sotaque. Começa na próxima quarta-feira, em São José, um dos rodeios mais antigos do Brasil: o 42° Rodeio Nacional e Festa Praiana, que pretende levar cerca de 50 mil pessoas ao CTG Os Praianos até domingo.

Só o número de participantes deve passar de mil, inscritos em diversas modalidades nos cinco dias do evento. A quantidade de animais também aumentou, dando menos "trabalho" para cada um. São 2,5 mil bois e cavalos apenas para as competições.

Cada dia do rodeio contará com o apoio de um pecuarista diferente da Grande Florianópolis, e nenhum boi ficará menos de quatro horas descansando entre uma laçada e outra.

— O mundo mudou, todos se importam com a saúde dos animais. As pessoas não querem vê-los sofrendo. O boi é bicho, mas tem alma sob o couro — explica o patrão (presidente) do CTG Os Praianos, Israel Cunha, citando uma canção do grupo nativista gaúcho Os Serranos.

Embora o rodeio seja o foco das atenções, há quem aproveite o evento para festar e até fazer compras. São 18 bandas e artistas, incluindo nomes de destaque na cena gauchesca como Tchê Barbaridade, Joca Martins e Chiquito e Bordoneio. Além disso, cinco barracas com artigos de montaria e uma ampla área de alimentação ficarão abertas ao público, o que inclui a churrascaria dentro do CTG.

Município tem longa relação com rodeios

— Nós nos tornamos uma referência no Brasil, todos os CTGs ficam de olho no que fazemos para repetir depois. Por isso, temos que dar o exemplo — conta Cunha.

O CTG Os Praianos foi fundado de maneira informal, em 1972, por gaúchos e descendentes moradores de São José. Sem apoio público, eles estruturaram galpões e espaços para laçadas por conta própria.

A relação do município com o rodeio, entretanto, é mais antiga. Dizem os relatos da época que, em 1845, Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina visitavam cidades da Grande Florianópolis. Para impressionar o casal imperial, organizou-se um evento para mostrar as habilidades dos cavaleiros do Sul, já que a maioria dos rodeios até então eram formados apenas por peões das redondezas.

Homens do RS e da região serrana de SC se deslocaram a São José para se apresentar ao imperador e à esposa, incluindo atividades como laçadas e arremesso de boleadeiras; começava ali o primeiro rodeio organizado da história do país.

42° Rodeio Nacional e Festa Praiana

Categorias: Maio 2014
Tags: festa, show, rodeio
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 01 Julho 2017 Oficina gratuita "Produção de Mudas&q... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
até 01 Outubro 2017 Projeto literário de âmbito nacional "... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar