FaceBook Instagram Twitter


Café Antropologico exibe filme "Em Busca de Um Lugar comum" de Felippe Schultz Mussel



Quando: 14 Maio 2014, quarta-feira, às 20 horas
Onde: Casa Das Máquinas
Endereço: Praça Bento Silvério - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1420470784889256

Felippe Schultz Mussel, Brasil, 2012. Debatedora: Dra. Margarita Barreto

Inspirando-se no trabalho da socióloga Bianca Freire-Medeiros sobre o consumo da favela como mercadoria turística, Mussel levou sua câmera a doze tours na Rocinha, talvez a mais visitada de todas as favelas; e acompanhou a inspeção de uma agência a Cidade de Deus, numa tentativa de se criar passeios “pioneiros” por lá.

Sou bem suspeito para falar do assunto, porque acompanho o trabalho da Bianca há muito tempo e tenho alguns artigos com ela – um sobre o Alemão, no forno –, mas acho que inegavelmente o filme é sensacional, porque o diretor fez opções muito inteligentes.

Em exibição com debate na FGV-Rio, Mussel disse ter se interessado nas narrativas sobre a favela, tentando não fazer pré-julgamento dos tours, frequentados majoritariamente por turistas europeus. Para isso, ele posiciona sua câmera como participante dos passeios – como um gringo – e assistimos as falas dos guias e suas interações com os turistas e moradores, inclusive aqueles que fabricam artesanato “primitivo”. Há pouco filtro e assim com facilidade se revela o emaranhado de representações a que a favela está submetida e sua apropriação constante por todos os envolvidos. Constrangimentos são registrados, como o guia que relaciona a capoeira com a origem d a Rocinha ou o outro que em Cidade de Deus elogia crianças sendo treinadas para cantar saudações à polícia pacificadora e diz que determinada escola já é “histórica” e “uma atração turística” por "Obama ter passado ali ao invés de ter ido a Copacabana, o maior cartão-postal do Brasil”.

No entanto o filme é muito mais esperto que uma sobreposição de situações vexatórias. O diretor fez amizade com os turistas estrangeiros nos passeios e pediu para que lhe entregassem cópia do conteúdo nas câmeras que carregavam. Sortudo, Mussel levou junto com as imagens do passeio os vídeos e fotos das viagens imediatamente anteriores de muitos deles, que nos são exibidas. É aí que entendemos que seu filme antes de ser sobre turismo na favela é sobre o turismo em si. Vamos descobrir que a Rocinha e muitas vezes a própria cidade do Rio de Janeiro são apenas uma rápida passagem de uma longa viagem: determinada família esteve antes dançando com índios da Amazônia, uma jovem em Ouro Preto, um senhor em Salvador e um casal viajado no Japão e Jerusalém (ou seria Istambul?). Em todos os casos, fica claro o quanto o turismo virou uma atividade próxima ao consumo de fast food, e o quanto a mentalidade europeia persiste sendo aquela que enquadra o outro com uma moldura de exotismo geo-historicamente reproduzida.

Nesse sentido, os índios da Amazônia e o emaranhado de fios de eletricidade que segundo um guia “são caóticos, mas funcionam, como a favela” têm o mesmíssimo significado.

Debatedora: MARGARITA BARRETO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, SP e tem pos doutorado em Antropologia Social. Pesquisadora do CNPq. Seus temas de pesquisa sempre tem sido o turismo como fenômeno social, e o patrimônio. Tem vários livros escritos/organizados assim como e-books publicados no Brasil, Argentina e Espanha. Professora no Programa de Pós Graduação em Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau e Professora visitante no Programa de Pós graduação e em Aquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora de cursos de pós graduação na República Argentina.
Café Antropologico exibe filme "Em Busca de Um Lugar comum" de Felippe Schultz Mussel


Categorias: Maio 2014
Tags: Cine, Cinema
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar