Quando: até 22 de junho
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito
Abertura: 9 de abril (quarta-feira), às 19h30
Conversa com os artistas: 9 de abril de 2014, às 18 horas
Visitação: até 22 de junho. Terça-feira a sábado das 10 horas às 20h30, domingos e feriados das 10 horas às 19h30, com entrada gratuita, livre para todos os públicos.
A Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) anuncia a abertura de duas exposições simultâneas no dia 9 de abril, às 19h30min, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Tratam-se da mostra "Vinte Seis – Menos Um”, do escultor Pita Camargo, e a coletiva Conjunto/Detalhe, promoção da Associação de Artistas Plásticos de Joinville. A visitação pública vai até o dia 22 de junho e é gratuita.
Como bem descreve o crítico de Arte e curador João Otávio Neves Filho "O curioso título da mostra "Vinte Seis Menos Um”, refere-se ao fato de que uma das esculturas que forma o conjunto, será retirada da mostra e colocada no fundo do mar. É a segunda vez que Pita recorre a este procedimento. Já existe um mármore seu submerso na Reserva do Arvoredo. Coberta de algas, essa obra, assim como a que será instalada agora, pretende provocar uma reflexão no espectador que com ela deparar, mergulhando entre peixes e corais.” Inserida no projeto Obra e Tempo/Pita Camargo, a mostra do artista encerra um circuito realizado em três etapas.
A primeira ocorreu no final de 2013, em Blumenau, a segunda em Criciúma no último mês.
Já a coletiva reúne trabalhos de oito artistas selecionados pelo curador Gleber Pieniz. Participam da mostra os artistas Fernanda Zimermann, Juliana Bortoletto, Juliana Georg Bender, Juliano Jahn, Márcia Camargo, Regina Marcis, Renato Veiga e SoniaRosa.
Conjunto/Detalhe faz um recorte contemporâneo da produção da AAPLAJ e é composta por vídeo, objetos, trabalhos de técnica mista e instalações. Os trabalhos propostos pelos artistas e selecionados pela curadoria começaram a ser confeccionados, revisados ou adequados em agosto de 2012, conforme o conceito geral da exposição e as necessidades de itinerância do Circuito Catarinense. Em dezembro, a primeira exposição do projeto foi aberta em Joinville e, desde então, foi visitada por mais de 1,5 mil pessoas nestas cinco cidades.