FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2014
Trilha Ecológica do Rio Vermelho



Quando: a partir de 05 de junho
Endereço: Bairro Rio Vermelho
Quanto: Gratuito

A abertura, que estava marcada para o dia 15 de maio, foi remarcada para 5 de junho, dia mundial do Meio Ambiente. Fatma pediu desculpas pelo atraso e corrigiu a data. A fundação anunciou que prepara "uma grande programação" para a inauguração e deve divulgar o calendário nos próximos dias.

Mais de 400 crianças prestigiaram a inauguração da Trilha Ecológica do Rio Vermelho no dia 4 de abril de 2014. O evento contou com atividades e jogos ambientais, além disso, as crianças puderam acompanhar a realocação de alguns animais em suas novas "casas”. Depois de instalados, os animais vão precisar de 40 dias para adaptação no local, por isso as visitações para o público, após a inauguração, poderão acontecer somente a partir deste período.

Com um quilômetro de percurso, a Trilha está localizada dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, e é totalmente acessível para cadeirantes, através de decks de madeira. No entorno do caminho, 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres dão a sensação de convívio direto com os bichos. São mais de 35 espécies da fauna catarinense, entre elas: macacos, jabutis, araras, papagaios, pumas.

"É a primeira reserva florestal com este tipo de atividade no Brasil, onde as pessoas poderão interagir com os animais recolhidos no Centro de Triagem de Animais Silvestres", destaca o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma), Gean Loureiro.

Os animais abrigados na nova trilha lá vieram do Centro de Triagem de Animais Silvestres gerenciado pela Fatma e Polícia Militar Ambiental. Portanto, são animais que não podem retornar ao habitat natural por alguma deficiência física.

Apesar de não poder voltar ao habitat natural, os animais da trilha terão uma grande estrutura de veterinários e mais espaço para viver. Já os visitantes, além de passarem por diversos viveiros, vão ter a oportunidade de entrar em um deles. É que parte da trilha passa por dentro de um viveiro onde os animais mais mansos e acostumados com os humanos vão interagir com as pessoas.

A trilha, totalmente gratuita, terá uma estrutura de monitores bilíngues e estará aberta a agendamento de escolas. Além disso, a Polícia Militar dispõe de um ônibus novo, doado pela Fatma, para levar as crianças na trilha.

Também no percurso da Trilha Ecológica, foi construído um mirante para que os visitantes possam ver, lá de cima, a Lagoa da Conceição de um lado e o Mar de outro. A vista mostra a riqueza do Parque Estadual do Rio Vermelho, com uma planície de sedimento quaternário, formada pelo vento e pelo mar. As informações são da Assessoria de Imprensa da Fatma.

Trilha Ecológica do Rio Vermelho
Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Agosto 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 23 Agosto 2017 Inscrições para oficinas gratuitas da Pala... >> Educação / Cursos
até 23 Agosto 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 23 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Atelie... >> Educação / Cursos
até 26 Agosto 2017 Oficina gratuita sobre patrimônio arquitet... >> Educação / Cursos
até 26 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar