FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2014
Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis



Quando: até 2 de junho
Onde: Espaço Lindolf Bell - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/598334936923520

Abertura 29 de abril, às 19h30
Visitação até 2 de junho, de segunda a domingo, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Compartilhar conhecimento e experiência é a principal característica do fotógrafo canadense Scott Macleay, que vive em Florianópolis e faz curadoria de duas exposições com aberturas em 29 de abril no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e no dia 30 na Helena Fretta Galeria de Art, reunindo três gerações. Macleay contempla nestas mostras a sua própria obra, ligando seu trabalho ao de seu professor, o fotógrafo, arquiteto e designer norteamericano Ted Scott e a de 20 artistas brasileiros e estrangeiros, que são seus alunos. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

No dia 29, no CIC, abre Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis. São 30 obras de Macleay, 20 de Ted, e outras 20 de artistas de Florianópolis, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Nova York, Paris e Londres, realizadas a partir de residências, workshops e aulas on-line com Macleay. As imagens priorizam a exploração de novos processos e estruturas conceituais, em oposição ao foco habitual, contribuindo para a criação de um pólo de desenvolvimento de novas mídias em Florianópolis.

No dia seguinte (30), na Helena Fretta, abre a Exposição Perspectiva(s), com variantes dos trabalhos de jovens artistas apresentados no CIC. Para a galeria do centro, a curadoria adota outras plataformas com projetos de transmídia, vídeo, cerâmica, livro de artista, performance, mas com a fotografia como estrela principal, embora apresentada em outros contextos. Na abertura haverá um show do cantor e produtor mineiro David Dines, que canta música dançante e não convencional, que combina David Bowie, Smiths, Depeche Mode e música eletrônica, com influências de Daft Punk, Grimes e Stromae.

Apaixonado pela criação artemídia e musical ao longo dos últimos 36 anos no Canadá, França e Brasil, MacLeay compara a vida a uma corrida de revezamento, com dependência de esforços individuais e coletivos. É por esta razão que sempre desenvolveu projetos pedagógicos que visam estimular o pensamento em torno de novas maneiras dos artistas refletirem sobre os meios que utilizam e o trabalho que criam.

“A exposição é uma celebração da tomada de risco, indispensável para e evolução do pensamento criativo, a despeito das dúvidas e fracassos inevitáveis que muitas vezes ocorrem”, diz Macleay. Para ele, o trabalho não consiste somente no desenvolvimento conceitual, mas é também a base da camaradagem necessária para resistir à pressão de se conformar em um mundo que muitas vezes valoriza a ortodoxia em detrimento da marginalidade criativa.

Abertura da exposição Perspectiva(s).
Quando: 30 de abril, às 19h30.
Visitação até quando 2 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, da 9h às 13h.
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito. Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis

Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 25 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 25 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar